Minha Figura

Aldeias Altas está entre os municípios mais transparentes do Maranhão

11.12.15
O município de Aldeias Altas está avançando cada vez mais na política de transparência pública e exercício efetivo da cidadania. Segundo os dados divulgados na quarta-feira (9), pelo Ministério Público Federal (MPF), Aldeias Altas obteve a nota 3,3 no Índice de Transparência dos Municípios (ITM), ocupando a 24ª posição no ranking de transparência entre os 217 municípios do Maranhão.

Essa realidade está refletida no resultado do relatório do Mapa da Transparência feito pelo MPF, no período de 8 de setembro a 9 de outubro deste ano, nos portais de transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros. Uma nova avaliação deve realizada no mês de abril de 2016.

Em dados gerais, o Maranhão ocupa a 10ª posição entre os estados do país, com nota 7,70, enquanto São Luís ficou na 17ª colocação entre as capitais, com nota 7,00. Aldeias Altas ficou à frente de municípios como Bacabal, Chapadinha, Caxias, Pedreiras, Viana e Grajaú dentre outros.

Para o prefeito Dr. Tinoco, o resultado é um reconhecimento em relação ao trabalho que está sendo desenvolvido por uma gestão seria e compromissada com a causa pública, visando sempre o melhor para a população. “Recebemos com muita satisfação esse resultado, pois ficamos entre os 25 primeiros municípios mais transparentes do Maranhão. Isso demonstra que estamos no caminho certo rumo ao desenvolvimento e transparência das nossas contas, colocando sempre a verdade à disposição da população. E ainda pretendemos continuar avançando nesta lista nas próximas avaliações”, disse o prefeito.

A avaliação foi baseada em aspectos legais e boas práticas de transparência e foi realizado com referência no questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). A intenção é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA – A disponibilização de informações em meio eletrônico de acesso público é uma obrigação prevista em lei. Todos os órgãos públicos, seja da União, Estado e Municípios devem permitir o acesso do cidadão a informações sobre receitas e despesas, pagamentos, licitações, entre outras. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece critérios mínimos de conteúdo disponibilizado e de formas de divulgação.

ASCOM ALDEIAS ALTAS/INFORMAÇÕES PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

0 comentários:

Postar um comentário