Minha Figura

Município de Caxias comemora 191 anos de Adesão à Independência do Brasil

1.8.14
O município de Caxias completa nesta sexta-feira, 1º de agosto, 191 anos de adesão à independência do Brasil. Diferente do que muita gente imagina, hoje não é o aniversário da cidade, cuja data é 5 de julho de 1836, portanto, a cidade completou no mês passado, 178 anos de fundação.

Apesar de toda essa confusão formada, a Prefeitura de Caxias, classe empresarial e órgãos públicos fecham às portas neste 1º de agosto e celebram como se fosse realmente o aniversário da Princesa do Sertão.

O município que mesmo antes da sua fundação, tinha o julgado mais desenvolvido popular e comercialmente na região, se fortaleceu ao logo das décadas como a principal vértebra política do Estado, tendo surgido aqui, Governadores, Senadores, Deputados e Ministros, bem como, vários outras personalidades que ocuparam cargos ou função pública da nação.

No entanto, a história de Caxias tem muito mais riqueza do que questões políticas e do cotidiano. Aqui ocorreu umas das principais revoltas populares, a Guerra da Balaiada, dentre outras manifestações, sendo até hoje o principal eixo de ligação entre os estados do Nordeste com o Norte do País. Caxias ao longo dos anos, sempre figurou como um dos principais municípios brasileiros. Cantada em prosa e verso como a "Princesa do Sertão Maranhense".

Breve Histórico

Caxias é a quarta maior cidade do estado, com uma população de 155 129 habitantes e área de 5 150,667 km². A cidade pertence à Microrregião de. É um dos maiores centros econômicos do estado graças a seu grande desempenho nos setores da indústria e um importante centro político, cultural e populacional do estado.

Tem uma arquitetura herdada do século XIX e início do século XX no estilo português, ainda conservando boa parte de seu patrimônio histórico. Aqui também é considerado o celeiro da cultura nacional, como os principais nomes de escritores, poetas e romancistas, com destaque mundial para Antonio Gonçalves Dias.

Caxias é conhecida como "terra das águas cristalinas", destacando-se como uma "cidade portadora de futuro", pois em seu entorno, gravitam muitos municípios sendo uma região entrecortada por um manancial composto do rio Itapecuru e seus afluentes, um riquíssimo lençol freático, muita vegetação e chuvas bem distribuídas ao longo do ano, favorecendo a indústria, o agronegócio e o turismo.

Filhos ilustres

Tem como seus filhos ilustres, poetas como Gonçalves Dias, Coelho Neto, Teófilo Dias, Vespasiano Ramos e outros artistas como César Marques, o escultor modernista Celso Antônio Menezes, o dramaturgo e criador do Teatro Profissional do Negro (TEPRON) Ubirajara Fidalgo, o idealizador da bandeira nacional Raimundo Teixeira Mendes, o senador e deputado federal Joaquim Antônio da Cruz, e o criador do Ministério da Agricultura João Christino Cruz entre outros.

Programação de aniversário
Muita gente ficará de fora da festa de 191 anos de adesão à independência do Brasil, comemorada hoje no município. É que na programação divulgada pela Prefeitura de Caxias, as solenidades cívicas ocorrem logo cedo desta manhã na Praça Panthoen e todas as outras atividades ocorrerão no Complexo Turístico da Veneza, distante cerca de 7 km do centro da cidade, que não é servido por uma frota regular de ônibus e tão pouco o Executivo vai disponibilizar de veículos para que a população possa comparecer às festividades. (Fonte: Mano Santos/Portal Noca)

0 comentários:

Postar um comentário