Minha Figura

Índice de desenvolvimento municipal da Firjan coloca Caxias na vergonhosa décima terceira posição no Maranhão

16.6.14
A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – Firjan, após a realização de um estudo criterioso, criou em 2008 um índice que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: emprego & renda, educação e saúde.

Antes que aqueles que possuem um emprego na Prefeitura de Caxias comecem a questionar a pesquisa da Firjan, é bom que se atentem para os critérios que compõem o estudo.
Prefeito Léo Coutinho não consegue gerar 
boas notícias no seu governo

O índice IFDM é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Alertado pelo professor caxiense Arimatéia Silva, fiz uma consulta a pesquisa da Firjan. Para minha surpresa, nossa cidade, que durante muito tempo foi a 3 a do Estado em população, importância e em qualquer índice positivo, nos últimos anos não tem amargado boas notícias em que qualquer levantamento sério e respeitado no Brasil.

Quanto ao IFDM de Caxias, estamos na 13 a colocação no Maranhão, perdendo para cidades como Bacabeira (4º lugar), São Raimundo das Mangabeiras (7º), Bacurituba (8 o), Zé Doca (9 o), Pedreiras (10 o), Santa Inês (11 o) e Guimarães (12 o). São Luís está em primeiro lugar e Imperatriz logo em seguida.

Mas nem tudo é notícia negativa para nossa princesa do sertão, afinal estamos na frente de cidades como Axixá (14 o lugar), Governador Luiz Rocha (16 o) e Loreto (17o).

Corre, Léo Coutinho! Ainda tem tempo para passarmos de São Raimundo das Mangabeiras (7o) e Bacurituba (8 o).

Acesse tabela completa dos municípios do MA no link: http://www.firjan.org.br/ifdm/consulta-ao-indice/ifdm-indice-firjan-de-desenvolvimento-municipal-resultado.htm?UF=MA&IdCidade=211130&Indicador=1&Ano=2011

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    As cidades da região não estão muito bem colocadas, mas considerando os critérios adotados Caxias se destaca em meio a cidades que na mídia se mostram muito melhor do que o este indicador apresenta, como entender isto?

    Caxias 13º
    Coroatá 22º
    Bacabal 27º
    Chapadinha 28º
    Codó 32º
    Timom 36º
    Coelho Neto 63º
    São João do Sóter 163º
    Aldeias Altas 166º.

  1. Unknown disse...:

    O entendimento é que algumas pessoas gostam de fazer oposição, esteja o município bem ou não. Com certeza essa situação começou com Hélio hueiroz, Paulo Marinho , Marcia Marinho , Humberto e agora aparece com Léo Coutinho. Sobre os que são do lado da oligarquia, nenhuma linha.

Postar um comentário