Minha Figura

Mudança lá e cá - Chico Lucas é o novo presidente da seccional da OAB no Piauí

21.11.15
Do Portal AZ


O candidato da oposição Chico Lucas foi eleito o novo presidente da Ordem dos Advogados - seccional Piauí. Os números finais indicam que foram 2.503 votos contra 2.299 de Sigifroi Moreno, uma diferença de 234 votos. A estimativa é de que Lucas ganhou a eleição com mais de 54 por cento dos votos.

Os partidários do candidato da oposição foram à  loucura a cada anuncio de votos, principalmente em cidades do interior, onde, segundo a pesquisa do Instituto Data AZ apurou, Chico Lucas tinha boa performance, na frente de Sigifroi Moreno.


Francisco Lucas tem 31 anos, é procurador do Estado desde os 27. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí e passou em primeiro lugar na OAB em 2007.

Chico Lucas foi o primeiro dos candidatos entrevistado do programa Café com Informação do Portal AZ,ele apoiava a atual diretoria, mas decidiu romper com a presente gestão por acreditar que foi abandonada a bandeira de defesa aos advogados. “As decisões são centralizadas e não há autonomia nas comissões. As prioridades da Ordem não são as dos advogados e sim as da diretoria”, declarou.

Em suas propostas, Lucas garantia a defesa de uma Ordem mais independente. “Queremos uma OAB independente e principalmente, queremos garantir que o advogado possa sobreviver do seu trabalho e, para isso, a Justiça do Piauí precisa funcionar nos dois turnos, com celeridade, com presteza à população”.

Já eleito, Chico Lucas posa com o conselheiro federal recém eleito na OAB-MA, Catulé Jr 
e o advogado caxiense Washington Torres

Chico Lucas também criticou o tratamento dispensado aos jovens advogados, que podem votar, mas são podem ser votados. “O advogado com menos de cinco anos de prática não tem espaço na Ordem, são eleitores, mas inelegíveis. São como analfabetos políticos e isso precisa mudar”, defendeu.

Ele também questionou aqueles que se elegem na OAB com o propósito de postular cargos no Tribunal de Justiça e nos Tribunais Superiores. “Na nossa chapa todos irão renunciar o direito de postular cargos no TJ e em outros tribunais”, garantiu.

Gesto elegante

Na sua primeira manifestação, como presidente eleito, Chico Lucas pediu uma salva de palma para o candidato derrotado Sifigroi Moreno. O auditório, lotado de simpatizantes dos dois candidatos, obedeceu e todos bateram palmas para Sigifroi.

0 comentários:

Postar um comentário