Minha Figura

Governo do Estado divulga programação da Agritec do Território dos Cocais

5.11.15
Em 2015 a Agritec dos Cocais chega renovada e muito mais completa. Essa será a segunda edição da Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão em Caxias. A cidade recebeu a primeira edição do principal evento voltado para a agricultura familiar no Maranhão ainda em 2014.

A Agritec é uma realização do Governo do Estado, por meio do Sistema de Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa/Cocais, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/MA, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – Miqcb, Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão – Aconeruq, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão – Fetaema e Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar - Fetraf.

A Agritec tem como objetivo capacitar os agricultores familiares do Maranhão garantindo a melhoria na produção nos próximos anos e geração de renda para todo o estado.

Para o Território dos Cocais, a programação da Agritec contará com um vasto leque de atividades, desde cursos de capacitação, passando por palestras até fóruns de discursão. Os visitantes também contarão com serviços oferecidos pelo Governo do Estado nos stands das secretarias estaduais.

A equipe do Sistema SAF estará atendendo para solucionar dúvidas sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), crédito e regularização fundiária, programas Água Doce e alimentos biofortificados, além de ações de extrativismo e cooperativismo e Cadastro Ambiental Rural (CAR). O CAR também será feito na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

A Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) terá serviços de intermediação de mão de obra, como emissão de Carteira de Trabalho e cadastro nos sistemas SINE e Jovem Aprendiz. Já no stand da Secretaria de Agricultura (Sagrima/Aged) será apresentado o Teatro de Bonecos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária e campanha de vacinação contra Aftosa.

Os visitantes poderão receber publicações e conhecer uma exposição de produtos provenientes das comunidades quilombolas do Maranhão no stand da Secretaria de Igualdade Racial (Seir). Já no balcão de atendimento da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) o balcão de atendimento oferecerá noções de acesso à Justiça, combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, diretos de portadores de necessidades especiais e idosos, comunidades LGBT e combate ao trabalho escravo.

A Secretária de Estado da Fazenda - Sefaz levará o Ônibus da Cidadania, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Social – Sedes apresentará os programas Mais Renda, Pronatec, Bolsa Família e suas ações para garantir segurança alimentar dos maranhenses.

Programação Técnica

Seguindo as outras duas edições da Agritec que já ocorreram em 2015, a primeira em São Bento, no Território de Campos e Lagos, e a segunda em Açailândia, no Cerrado Amazônico, a Agritec dos Cocais terá uma extensa programação técnica com cursos de capacitação, palestras, oficias e fóruns, todos oferecidos pelos parceiros que ajudam a realizar a Feira.

Os agricultores familiares poderão conferir os cursos sobre Empreendedorismo Rural e Associativismo, as palestras "Como comercializar no campo" e "Como controlar meu dinheiro no campo", "Compras Governamentais" e "Gestão da propriedade rural", todos sob coordenação do Sebrae.

A Embrapa mediará os cursos "Conceitos de conservação de fertilidade dos solos", "Manejo da cultura do arroz em sistemas agrícolas consorciados" e a "Situação da mandioca no Estado do Maranhão".

Durante a Agritec acontecerá, ainda, a Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural, com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil.

Na Feira também acontecerá a comercialização de produtos da agricultura familiar, exposição de ovinocaprinocultura, vitrines tecnológicas, como os Sistecs. Já durante a noite segue a programação cultural, com bandas de forró e sertanejo.

A 2ª Agritec dos Território de Cocais acontece em Caxias, no Parque da Cidade, entre os dias 11 e 14 de Novembro.

0 comentários:

Postar um comentário