Minha Figura

Servidores públicos municipais realizam manifestação e não descartam greve geral

28.11.13
Na manhã desta quinta-feira (28), centenas de servidores municipais se uniram à categoria dos Guardas Municipais, que estão em greve há exatas três semanas em Caxias (MA). Também aderiram ao protesto os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias.

A manifestação teve início em frente à sede do SINTRAP, seguindo em passeata pelas ruas do centro da cidade até a sede da prefeitura, onde integrantes do movimento cobraram do executivo, transparência na aplicação dos recursos públicos e valorização dos servidores municipais.

No caso da Guarda Municipal, a prefeitura de Caxias ingressou judicialmente através da sua Procuradoria Geral contra o SIGMAC, sindicato da categoria no último dia 14 de novembro, visando a declaração de ilegalidade do movimento.

Integrantes do SIGMAC enfatizam que há mais de um ano o Ministério Público ajuizou uma ação civil pública que tem como um de seus objetos, a preservação do bem maior, que é a vida, uma vez que foi requerido, em sede de antecipação de tutela a imposição da obrigação de não fazer ao município, no sentido de não determinar o policiamento ostensivo, sem as mínimas condições de trabalho, mas até o presente momento sequer o Poder Judiciário se manifestou.

Luta pelos direitos
Lutando por direitos previstos desde a criação da Guarda Municipal, entre as principais reivindicações almejadas está a aprovação do PCCS - Plano de Cargos, Carreira e Salários e a reposição salarial da categoria que vem sendo ano após ano penalizada com perdas nos vencimentos.

Os agentes de saúde, embora não estando em greve, apoiam os guardas municipais por conta dos mesmos também serem penalizados com a política salarial do prefeito Léo Coutinho. Com o governo federal enviando R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta reais) para ser repassado para cada ACS, inexplicavelmente esse valor em Caxias é de apenas R$ 820,00 (oitocentos e vinte reais).

Já o Sintrap, por responder por todos os trabalhadores da rede pública, está lado a lado do movimento dos GMs em todos os atos de protestos desde a semana passada.

As três categorias unidas prometem voltar a realizar manifestações pacíficas e não descartam greve geral no município.

Fonte: Mano Santos/Portal Noca

1 comentários:

  1. Wendson Rios disse...:

    Toda manifestação de Trabalhador é Digna.

Postar um comentário