Minha Figura

Em entrevista ao portal Noca, presidente do SIGMAC reafirma o posicionamento dos Guardas Municipais em greve

13.11.13
A greve dos Guardas Municipais de Caxias (MA), completou nesta quarta-feira (13), uma semana. Dentre outras reivindicações, os guardas cobram do Executivo, a aprovação Plano de Cargos, Carreira e Salários, melhores condições de trabalho e reparação das perdas salariais referentes aos 12 anos de existência da Corporação.

Confira entrevista com presidente do SIGMAC - Saulo Coelho

Noca - Vocês estiveram na Câmara Municipal na segunda-feira e não houve sessão. Os boatos são de que o atual prefeito, mandado pelo ex-prefeito teria articulado o esvaziamento do plenário?
Saulo - As informações que vocês tomaram conhecimento são as mesmas que chegaram até nós. E hoje vamos lá de novo à sessão, saber da parte tanto da situação quanto da oposição, qual o posicionamento referente à nossa atual situação. E a gente procura que esse impasse seja resolvido o mais rápido possível.

Noca - Vocês estariam sendo acompanhados pelo Ministério Público para que o movimento continue dentro da legalidade?
Saulo - Estamos perante o Ministério público. Houve uma solicitação de intermediação e tem também a Comissão Permanente de Segurança da Câmara Municipal que é composta pelos vereadores Ronaldo Chaves, Taniery Cantalice e Genival Moto Peças.

Noca - Vocês também foram procurados por outros sindicatos que estão insatisfeitos com a situação de descaso do Poder público Municipal, em relação à manutenção e respeito dos direitos de cada categoria?
Saulo - Com certeza a gente já foi procurado por outras entidades sindicais, e a gente já firmou acordo com o SINTRAP que é o sindicato dos servidores públicos do município. E nós estamos de braços abertos para receber outros sindicatos que queiram aderir ao nosso movimento.

Noca - Já há sinalização de outro protesto, agora com a participação de outras categorias municipais?
Saulo - Estamos desenvolvendo sim, juntamente com esses parceiros um movimento grandioso, de maior porte, para chamar a atenção das autoridades e da população caxiense quanto às questões referentes ao funcionalismo público, aos setores efetivo e contratados do município.

Noca - Já há uma data definida?
Saulo - Não, a data ainda não está definida. O que está definido é a segunda Marcha Azul Marinho. A gente vai de novo às ruas quinta-feira (14), para mostrar que nós estamos lutando apenas pelos nossos direitos. Ninguém tá pedido aumento salarial e outras questões que já foram divulgadas na mídia.

Noca - As únicas armas que vocês utilizam são cacetes e as viaturas tem mais de cinco anos de uso. A situação é difícil?
Saulo - Estamos apenas procurando os nossos direitos. É impossível realizar nosso trabalho nas atuais condições que estão sendo oferecidas para nossos Guardas Municipais.

Noca - A questão salarial também é importante?
Saulo - É uma questão de doze anos. Houve uma defasagem salarial com certa proporção e a gente quer que essa defasagem seja regularizada. Queremos a aprovação do nosso Plano de Cargos Carreira e Salários.

Noca - O ex-prefeito Humberto Coutinho durante dois mandatos fez o quê em beneficio da categoria?
Saulo - O ex-prefeito nos ignorou. Em oito anos, se quer ele veio à sede da Guarda ou conversar com a categoria.

Noca - E o atual prefeito?
Saulo - O atual prefeito nos recebeu algumas vezes e a gente está esperando que ele realmente se posicione referente a esse impasse, quanto ao nosso Plano de Cargos Carreira e Salários e outras leis que garantam melhores condições de trabalho.

Noca - Você está na corporação há quantos anos?
Saulo - Eu estou há 12 anos.

Noca -O movimento paredista continua firme?
Saulo - O atual prefeito se mostra que é do diálogo. Mas, o prazo que nos foi dado, se arrastou e teve fim. A gente tinha que tomar um posicionamento firme para defender a categoria e esperamos que o prefeito entendesse isso. Estamos com movimento legítimo, pacifico e buscando nossos direitos dentro da legalidade.

0 comentários:

Postar um comentário