Minha Figura

Com apoio dos agentes de Saúde e sindicalistas do Sintrap, guardas municipais fazem grande passeata pelas ruas de Caxias e lotam Câmara Municipal para sensibilizar vereadores

21.11.13
Fazendo um movimento ordeiro e pacífico, os guardas municipais, com apoio dos agentes de saúde do município e de sindicalistas do Sintrap, percorreram as principais ruas da cidade portando faixas e fazendo o tradicional apitaço por onde passavam.

Num carro de som que ia a frente da passeata, palavras de ordem e explicações sobre o motivo da greve dos guardas era narrado pelos manifestantes.

Os agentes de saúde, embora não estando em greve, apóiam os guardas municipais por conta dos mesmos também serem penalizados com a política salarial do prefeito Léo Coutinho. Com o governo federal enviando R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta reais) para ser repassado para cada ACS, inexplicavelmente esse valor em Caxias é de apenas R$ 820,00 (oitocentos e vinte reais).

Já o Sintrap, por responder por todos os trabalhadores da rede pública, está lado a lado do movimento dos GDMs em todos os atos de protestos desde a semana passada.

Ao chegar na Câmara, os grevistas ficaram temerosos do Palácio da Cidade esvaziar a sessão por conta da presença maciça dos guardas. Por pouco isso não aconteceu, pois o quorum foi possível devido a presença mínima dos edis para o início da sessão.

Com todas as dependências da Câmara tomada pelos manifestantes, a fala dos vereadores oposicionistas não poderia ser outra: a questão da greve dos guardas municipais.

Primeiro orador do grande expediente, quando todos os presentes aguardavam uma manifestação diante da greve dos GDMs que já ameaça contaminar outros setores da administração, o vereador Jerônimo Ferreira preferiu abordar questões da capital do Estado e discorreu sobre manifestações de estudantes em São Luis. Naturalmente, o público ficou indiferente ao parlamentar governista.
 
Já Taniery Cantalice foi bastante aplaudida desde o anúncio do seu nome como oradora na tribuna. A representante do PRTB não decepcionou e fez insistentes cobranças aos demais colegas sobre uma solução rápida para as reivindicações dos GDMs.
Vereadora Taniery Cantalice usou a tribuna para
cobrar dos demais colegas uma solução para as
reivindicações dos GDMs

“Eu gostaria de uma posição dos membros da Comissão de Segurança desta Casa sobre as tentativas de uma reunião com o prefeito para tratarmos de uma solução para as reivindicações dos guardas”, cobrou Taniery que diante da insistência no tema, ouviu do vereador Ronaldo Chaves que o mesmo poderia abandonar a referida Comissão.

Ao final da sessão, nenhum indicativo de que a maioria governista no parlamento irá fazer gestão junto ao prefeito Léo Coutinho como forma de sensibilizá-lo diante da primeira greve do seu governo.
 
Reintegração de posse
Circula nos bastidores que a Prefeitura de Caxias irá conseguir a reintegração de posse do prédio da GDM localizado ao lado do terminal rodoviário da cidade. Conscientes da possibilidade disso acontecer, os guardas municipais garantem que isso não afeta o ânimo da tropa.

“Pelo contrário”, garantiu um grupo de grevista reunidos na sessão de ontem, 20, na Câmara. “Se eles conseguirem a reintegração de posse do prédio da GDM, nós iremos acampar em frente ao prédio da Prefeitura, onde a visibilidade do movimento é muito maior”, explicaram-me.

2 comentários:

  1. Sabá infelizmente o topo poderoso Berilo não irá permitir o aumento salarial dos funcionários da GDM pós o efeito cascata seria irreversível logo eles vão pela via mais devastadora para o grupo Coutinho, peguemos como exemplo o caso da greve dos professores na época da Márcia Marinho e deu no que deu, o mesmo vai acontecer com os Coutinho, o desgaste é irreversível e não adianta inaugurar academia da Dilma nas praças da cidade e não citar que a obra é federal pois todos sabem que é.

  1. Anônimo disse...:

    A passeata era dos ACS com apoio da GM isso é só o começo.

Postar um comentário