Minha Figura

Uma juventude que não pensa somente em facebook

27.7.13
Por Caio Motta, colaborador
 
A juventude em Caxias está se sentindo deixada de lado. Faltam projetos que realmente sejam voltados para o público jovem da cidade. Já foi citado em uma matéria anterior que a educação, que é indispensável, está quase esquecida.

Mas o foco desta postagem é a clara indignação dos jovens da cidade devido à falta de programas voltados a eles. Já foi mostrado como falta apoio à cultura em nosso município. Assim como antigamente, a cidade ainda hoje tem muitas formas de arte que, infelizmente, estão impedidas de se expressar por falta de incentivo e de um local apropriado.

Em grupos de debate político os jovens vêm mostrando toda a sua revolta com a falta de atenção. Até existem alguns programas voltados para a juventude, feitos pela Secretaria de Assistência Social, mas são voltados para jovens carentes e menores infratores.

O que está sendo cobrado é apoio real a dança, esporte, canto, teatro, dentre outras formas de expressão cultural e artística próprias da juventude.

Fazendo uma avaliação pode-se ver que pelo menos o esporte na cidade está de parabéns. O secretário da pasta, Adelmo Soares, está mostrando um ótimo trabalho. Há tempos o esporte não vinha sendo tão difundido na cidade, onde estão ocorrendo muitos campeonatos voltados a várias modalidades. Infelizmente alguns problemas ainda impedem que um trabalho melhor seja feito, mas espera-se que o investimento nessa área continue sendo realizado.

Desabafo de jovens no facebook
A ACXS ( Associação Caxiense de Skate) está na luta para que seja construída uma pista, que não serviria apenas para prática de skate, mas também de bmx, patins e outros esportes radicais.

Jovens que participam de grupos de dança na cidade, reclamam falta de um espaço para a prática e ensaio. O centro de cultura que deveria ser dedicado a isso, como mostrado anteriormente virou o depósito particular da prefeitura da cidade. Foi confirmado pelo secretário de Cultura, Turismo e Patrimônio, Leonardo Barata, que um projeto para que apenas a sua Secretaria continue no Centro de Cultura e que o espaço fique dedicado realmente a cultura.

A espera já dura bastante. Não se vê um projeto que seja realmente voltado para a juventude. O que fica claro é que a população não é a prioridade na administração pública da cidade. Essa falta de atenção tem levado vários jovens a especular novas manifestações, para mostrar que Caxias quer sair da mesmice.

Fica o alerta de quando os administradores irão realmente cair na real e perceber que o povo é quem merece a verdadeira atenção. Esse egocentrismo e o favoritismo não serão mais tolerados.

A população acordou e está demonstrando isso de todas as formas.

Caxias anseia por mudança e que seja feita de forma rápida, pois a paciência acabou.

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Concordo com você Claudio, pois em uma cidade tão grande como Caxias que fica a mercê do apoio e incentivo do governo municipal no esporte cultural em várias modalidades de cultura pois se o projeto é bom e já foi visto então vamos concretizar e realizar sonhos caxienses, trazendo a alegria de muitos jovens que curtem a prática do Skate, BMX. :)

  1. Unknown disse...:

    O secretario de cultura por ser jovem deveria estar conectado com a voz da juventude, e sair do eixo retrógrado de achar que cultura se restringe somente ao folclore regional, deveria escutar a voz da classe jovem da qual ele faz parte, e sair do eixo restrito das mesmices ou seja: temos carnaval, procissão do fogaréu, festa junina, jogos escolares etc. ou seja isso cansa...cadê os projetos divulgados aos furacões e tornados para que se encarregassem de espalhar durante a campanha, será que virou brisa?

Postar um comentário