Minha Figura

Educação de mal a pior em Caxias

26.7.13
Por Caio Motta, colaborador

Muita coisa tem sido alvo de reclamações em Caxias, porém, uma das mais importantes tem sido deixada um pouco de lado por causa do período de férias. Mas a educação por aqui está bem precária.

Não é de hoje que a educação do município vem ficando em segundo plano. Esse problema vem se arrastando há alguns anos.

Assim que entrou HC construiu escolas com estrutura impressionante. Fez uma grande propaganda, mostrando como as escolas eram melhores do que escolas de capitais. Mas com o passar o tempo, elas foram ficando esquecidas.

Os problemas são muitos. Em várias escolas as bibliotecas estão quase abandonadas, são sujas, não estão devidamente atualizadas. Os laboratórios de informática existem, porém não são utilizados. Em alguns casos os computadores ainda estão guardados em caixas, por falta de um profissional da área para montar o equipamento e deixar tudo pronto para serem usados.

Existem alguns programas do governo federal que funcionam aos “trancos e barrancos”. Um exemplo é o Mais Educação, onde as crianças voltam à escola em um segundo período, fazem atividades como xadrez, fanfarra, letramento, esportes, entre outros.

O programa iniciou em 2010, porém a grande maioria das pessoas que se tornavam monitores ganhava por favores e não por realmente serem capacitados para a área em que atuavam. E não funcionando como deveria, os equipamentos necessários do referido programa demoraram mais de seis meses para chegar, e quando finalmente chegaram, as escolas não tinham como dar suporte a todos os alunos, pois, eram alunos de dois turnos no mesmo horário. O número de salas era insuficiente, e a bibliotecas onde seriam ministradas grande parte das aulas não tinham capacidade para atender esses alunos.

Fora isso, as escolas da zona rural que estão precisando de reformas, estão do mesmo jeito. Muitos são os casos de crianças que assistem aulas em salas improvisadas.

Já não bastasse o descaso com a estrutura das unidades escolares, os professores também não tem nenhum incentivo e ainda recebem um dos salários mais baixos do Maranhão. O bônus de fim de ano não foi repassado e eles têm que se virar e se mostrarem verdadeiros guerreiros ao dar aula dessa forma e não deixar que isso afete o seu trabalho.

O índice de marginalidade juvenil na cidade de Caxias está crescendo descontroladamente. Isso é fruto da falta de uma educação de qualidade. Em uma cidade do tamanho de Caxias e com a estrutura que a Prefeitura mostra em suas propagandas, algo assim não pode existir.

Educação é uma a ferramenta principal para que todos se tornem realmente cidadãos de bem e tenham um bom futuro. Mas com uma realidade como essa, um futuro brilhante é coisa rara para os jovens de Caxias.

1 comentários:

  1. Cláudia Motta disse...:

    A educação é a base de tudo. Um país, estado e/ou cidade que não tem uma educação de qualidade com certeza verá crescer o número de prostituição e de marginalização de sua comunidade. Se a educação não é valorizada e priorizada, fica claro que o objetivo maior é fazer com que as pessoas sejam facilmente manipuladas ao bel prazer dos políticos (corruptos e ignorantes). Isso vemos muito em Caxias, pessoas que se vendem e que não se respeitam. Uma das cenas que mais me choca em época de eleição é me deparar com pessoas no sol escaldante sacudindo bandeirinhas de políticos; outras esperando que seu político seja eleito para lhe arranjar emprego na prefeitura. Vamos estudar meu povo e assumir a nossa função de cidadão.

Postar um comentário