Minha Figura

Projeto Roda de Leitura é sucesso em Aldeias Altas

26.10.15
No último dia 23 de outubro foi realizado pela Secretaria de Educação de Aldeias Altas na Biblioteca Pública Municipal Vespasiano Ramos, o Projeto Roda de Leitura, voltado para crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, promovida em concomitância com a Semana Nacional de Incentivo à Leitura, que contou com a visita dos alunos da Escola Padre Antonio Ferraris.

De acordo com a Bibliotecária Josélia de Sousa Silva, Coordenadora do Projeto, nessa visita as crianças tiveram um ambiente lúdico todo preparado para envolvê-las nas histórias de grandes autores dos contos brasileiros. A atividade teve a participação ativa da professora Luzia Maria de França e das funcionárias Maria Daiana de Paula, Araci dos Anjos e Terezinha Sena da Silva, ambas auxiliaram na contação de histórias.

Acreditamos que as estratégias do Projeto de Leitura contribuem com o desenvolvimento e a autonomia de cada criança envolvida”, observa à bibliotecária.

Acompanhado da Primeira Dama Socorro Tinoco, o prefeito Municipal Dr. Tinoco, fez questão de estar presente no evento. Para ele. “A leitura é um caminho perfeito para conhecermos o mundo e viajar nele sem sair do lugar. Esse tipo de ação que aperfeiçoa a intelectualidade dos nossos jovens vem somar à nossa política educacional em nosso município, que é ter cidadãos preparados para um futuro bem melhor. E, só através da boa leitura e escrita, com profissionais dessa envergadura pautados no bom desenvolvimento pedagógico, como o que acontece nesse projeto, teremos uma cidade, um Estado e um País bem melhor”, afirmou o gestor municipal.

O principal foco da ação é aproximar leitores e livros de forma lúdica, permitindo que pais e filhos, a família em geral, desfrutem da magia da leitura e suas possibilidades. A primeira dama do município, Socorro Tinoco, parabenizou a equipe que integra o projeto e destacou a realização do mesmo “O melhor da oralidade e interpretação de obras que encantam por suas histórias e despertam a apreciação pelo universo do saber, estão no Projeto Roda de Leitura”.

Também prestigiaram o projeto a Sra. Socorro Vasconcelos, representando a Secretaria de Cultural do Município, Secretário de Esportes, Márcio Gaído e a Secretária de Educação, representada pelas coordenadoras pedagógicas Dagmar Soares Ramos e Jovina.

Para a Coordenadora da Escola Padre Antonio Ferraris, Roselilde dos Santos Lima, “O Projeto além de incentivar a leitura, também contribui para a expressão oral, pois os alunos precisam comentar as obras”. “Isso é muito importante para o futuro delas, pois, em breve, essas crianças passarão a falar mais em público. É importante desenvolver a boa comunicação para que tenhamos bons oradores”, ressalta.

Segundo a professora Alessandra, é possível destacar outros pontos positivos na Roda de Leitura. “Os livros ajudam o aluno na parte da estruturação do texto, com parágrafos, desenvolvimento e conclusão, por exemplo. Além disso, a leitura contribui no enriquecimento do vocabulário”.

Com cerca de 3 mil livros a Biblioteca Pública Municipal Vespasiano Ramos disponibiliza todo o seu acervo à comunidade estudantil de Aldeias Altas, que pode pesquisar os mais variados assuntos de segundo a sexta-feira, nos horários de 8h ás 12h e de 14h as 18h.

ASCOM: Aldeias Altas –MA

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Esse blog ultimamente ta publicando mais noticias sobre Aldeias Altas. por que será? Ta fugindo do foco para o qual foi criado. Como cidadão tenho direito de me expressar sobre o assunto. E a matérias vinculada conota-se que são meramente viciadas. Falo isso, com base nas fotos postadas, pois percebe-se o direcionamento.

Postar um comentário