Minha Figura

O Ibope no Maranhão

22.9.14
Em outros carnavais, o Ibope sempre apresentou números distantes da realidade nas eleições do Maranhão.

A diferença entre uma e outra pesquisa, aliado ao grande número de eleitores indecisos, sempre chamaram a atenção dos políticos que fazem oposição ao grupo Sarney.

Esse percentual de indecisos encontrado pelo Ibope no eleitorado maranhense sempre garantiu uma manobra no mínimo estranha pró-grupo Sarney.

A ‘folga’ de indecisos é a estratégia usada pelo instituto para se isentar de qualquer resultado adverso encontrado em suas pesquisas. “Os números divergentes foram todos para o candidato fulano de tal”, manifestam-se sempre os diretores do instituto carioca justificando qualquer resultado gritante das urnas diferentes dos números apresentados.

Nas últimas eleições municipais, na capital do Amazonas, o Ibope apresentou sua última pesquisa naquele pleito dando uma vantagem de 20% da candidata apoiada pela Presidente Dilma e pelo ex-presidente Lula. Lá, o vencedor foi o segundo colocado na referida pesquisa: Artur Virgilio, do PSDB, arquirrival dos petistas, teve uma vitória elástica sobre a adversária apoiada pelo Palácio do Planalto transformando o instituto em sinônimo de mentira em Manaus.

A mais recente pesquisa Ibope no Maranhão deve ser vista com ressalvas. Nela, os indecisos continuam num estranho índice de 16%, o que continua com a margem de manipulação para um ou outro candidato.

Ricardo Murad (logo ele!!!) chegou a questionar o resultado do último Ibope, o que só aumenta a desconfiança na trama, pois ao criticar o instituto, Murad pode estar tirando uma ‘carta de seguro’ e se isentando de qualquer interferência no que pode estar vindo por aí.

Aos membros da oposição só resta dobrar a atenção e a vigilância, pois não se pode esperar que um grupo que detém um reinado de 50 anos de poder irá entregá-lo sem antes tentar todas as manobras possíveis e impossíveis para manter-se no comando do governo do Maranhão.

Quando se tem José Sarney, João Alberto, Edson Lobão, e de quebra Ricardo Murad e Edinho Lobão a frente desse grupo político, tudo pode acontecer.

0 comentários:

Postar um comentário