Minha Figura

Nova pesquisa: Flávio Dino sobe e vai a 58,2% e Lobão Filho tem 24,6%

10.9.14

Candidato da oposição mantém larga vantagem e vence no primeiro turno

Faltando 25 dias para a eleição, o candidato oposicionista Flávio Dino(PCdoB) amplia a vantagem em relação a pesquisa anterior do Instituto DataM e vai a 58,2% das intenções de voto. Em segundo lugar, Lobão Filho(PMDB), candidato do grupo Sarney, tem 24,6%. Zé Luís Lago(PPL) aparece com 0,5%; Professor Josivaldo(PCB), Saulo Arcangeli(PSTU) e Antonio Pedrosa(PSol), 0,3% cada. Brancos somam 6,2% e 9,5% não quiseram responder. O resultado revela uma cristalização dos votos e aponta vitória de Dino no primeiro turno.

Na corrida pelo senado, Roberto Rocha(PSB) continua liderando com 30,1% , seguido por Gastão Vieira(PMDB) com 24,3%%. Haroldo Sabóia (PSol) tem 2,7%; Marcos Silva, 2,2%; Evan Andrade,1,1%.; Gersão 0,6%. Brancos e nulos somam 11,3% e 27,7 não quiseram responder.

Espontânea – Quando o entrevistador consulta o eleitor sem apresentar lista com nomes dos candidatos, Flávio Dino aparece com 47,8%. Em pesquisa do mesmo Instituto realizada no final de agosto esse índice era de 41,8%%. Lobão Filho também evoluiu na intenção espontânea, saltando de 14,9% para 18,1%.

Rejeição – O eleitor também manifestou opinião sobre em qual candidato não votaria de jeito nenhum. Lobão Filho lidera a rejeição com 45,1%. Já 15,3% disseram que não votariam em Flávio Dino. O elevado índice de rejeição de Edinho Lobão explica a dificuldade que ele encontra em chegar aos 30%, patamar há muito aguardado pela coligação dele.

O relatório analítico do Instituto DataM aponta que “a vitória de Flávio Dino está se tornando inevitável a menos que um fato novo e muito forte possa alterar o curso dos acontecimentos”. Lembra que “não há nenhum sinal de queda nas intenções de votos, mantendo o patamar médio que sustenta há mais de ano. Não há nada indicando uma reversão no amplo favoritismo de Flávio Dino”.

A pesquisa foi realizada entre os dias e 5 e 8 de setembro, ouvindo 1500 eleitores em 45 municípios do estado e está registrada com protocolo número MA-00044/2014 .A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Em 2010 ele também estava ele estava em primeiro lugar e quem ganhou as eleições?

Postar um comentário