Minha Figura

Como o Cônego vai ao 7 de Setembro de 2014?

6.9.14
                                         * Por Francinaldo Morais

Amanhã o C.E.M Cônego Aderson Guimarães Júnior desce o Morro e se integra às demais escolas da rede estadual e da rede municipal de educação,  no chamado desfile de 07 de Setembro. Trata-se de uma remanescência sociocultural da Ditadura Civil-Militar que, no dizer do sociólogo Fernando Henrique Cardoso, “atrapalhou  o Brasil” no período de 1964 a 1985.
(Imagem ilustrativa)

Os caxienses que se postarem nas ruas amanhã, por onde passarão as escolas, verão um Cônego, em muitos aspectos, distanciado da crise porque ele passa. O que verão:  diretores, professores e alunos  saudáveis e sorridentes. Parecerão felizes! Mas, em verdade, estes deixarão de mostrar que são vítimas dos desprezos sistemáticos dos governos de Dilma e, principalmente, de Roseana Sarney. Como não será possível mostrar amanhã toda a realidade do Cônego, passo a fazê-lo aqui e agora.

O governo da presidente Dilma suspendeu o repasse de R$70.000,00 (setenta mil reais) que seria fundamental para o Cônego resolver uma série de dificuldades estruturais/materiais existentes na escola. A governadora Roseana Sarney “trancou”  o recurso do Fundo Estadual de Educação-FDE, sacrificando ações executadas e inviabilizando novas. O mais ingênuo dos cidadãos sabe que há motivações eleitoreiras nessas duas condutas.

A Unidade Regional de Educação de Caxias-URE, órgão que deveria ser técnico, mas que serve  aos desatinos eleitoreiros de um “chefe” político roseanista local, mais atrapalha que ajuda o Cônego. Para se ter uma ideia das trapalhadas do Gestor regional, o Diretor do Cônego foi autorizado a executar, em caráter de urgência e após elaboração de três orçamentos, reforma elétrica do prédio da escola (que não é próprio mas alugado da Diocese de Caxias). O Diretor contratou mão de obra, fez compras no comércio local e realizou a reforma. O que se sabe no Cônego é que o Gestor regional fica “enrolando” o Diretor do Cônego, que está recebendo cobranças até na sua residência.

Não bastasse o problema de ter que inventar desculpas para os fornecedores da reforma elétrica, o Cônego ainda enfrenta outras dificuldades reiteradamente informadas ao chefe da URE, que diz dar ciência a SEDUC-MA-São Luís. De um levantamento de mais de vinte problemas, informo os outros cinco principais: 1- Os professores que aceitaram  horas extras estão sem receber mas continuam por compromisso com os alunos; 2- A disciplina Artes não é ministrada no Cônego desde o ano de 2013; 3-As duas merendeiras estão sem receber seus pagamentos há cinco meses; 4- O professor de judô, projeto recém implantado no Cônego, com a autorização do chefe da URE, está há três meses sem os salários; 5- Os servidores do setor de limpeza acumulam funções porque a URE alega não dispor de novos servidores.

Em recentes reuniões com os professores levantei a possibilidade de uma paralisação do Cônego, tendo em vista informar ao Brasil, ao Maranhão e à sociedade caxiense sobre a crise porque passa o Cônego, que vem sendo a todo custo “camuflada” por sua atual Direção. Minha proposta passa neste momento por  avaliação dos meus colegas professores. O principal argumento que apresento é que não há outro caminho para alcançarmos reconhecimento e respeito pelo governo de Roseana e seus representantes locais, o empresário Paulo Marinho e o professor Luís Faustino (Gestor da URE), unidos, neste momento, na campanha de Lobão Filho (governador), PM Júnior (deputado federal) e Gastão Vieira (senador).

Nada disso se verá amanhã e isto não é tudo.  Há razões para crer que outras escolas da rede estadual padecem do mesmo desprezo governamental.

*Professor de História no CEM Cônego Aderson Guimarães Júnior, representante dos professores no Colegiado Escolar; membro do IHGC e acadêmico de Direito.

5 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    A única coisa ,que o excelente mestre esqueceu de relatar e de que não gosta de trabalhar. Talvez se o mesmo fosse nomeado a ministro da educação com a vasta experiência no ramo poderia ser um bom ministro

  1. Anônimo disse...:

    Estou indignado com os comentários deste professor descompromissado manchando a imagem de uma instituição tão respeitada, por conta desta sua politicagem demagoga, o que me deixa triste é que tem uma minoria de meus colegas professores que encole goela a dentre este seu discurso incoerente, faço parte do quadro de professores desta unidade de ensino e nós do turno vespertino não aceitamos este mestre que se diz representante dos professores, só se for do turno matutino, o que ele devia era deixar de se promover as custa de nossa classe e cuidar de suas obrigações pedagógicas.

  1. Anônimo disse...:

    sou um aluno desta conceituada escola me sinto traído por este professor que se utilizando deste artifício eleitoreiro barato tenta denegrir a imagem de minha querida escola.

  1. Anônimo disse...:

    sou servidor da limpeza da escola e estou satisfeito com o que faço e com meu emprego.

  1. Cláudio Sabá disse...:

    “encole goela a dentre este...” Você é mesmo professor, caro anônimo?! Por que você não assume o seu ponto de vista mostrando a cara? Seria muito bom um debate entre dois professores, não entre um professor que assina o que diz e um que tenta agredir se escondendo na covardia do anonimato. Não aceitarei mais comentários nesta postagem sem o autor se identificar.

Postar um comentário