Minha Figura

Como é que é?! Mídia do prefeito de Caxias continua comemorando até pagamento de salário

19.9.14

Na necessidade quase que obsessiva de tentar mostrar um Léo Coutinho como um administrador competente, dinâmico, sério, e, principalmente um bom pagador, a mídia palaciana protagoniza mais um mico, de tantos que ele já teve, ao ‘comemorar’ mais uma vez o pagamento dos salários dos servidores municipais.

Governo Léo Coutinho continua 
comemorando até pagamento de salário
Desde ontem, 18, os escribas alugados pela Prefeitura divulgam uma matéria promocional de mais uma bondade feita pelo jovem gestor caxiense.

Funcionalismo público municipal de Caxias recebe salário de setembro nesta sexta (19)” diz a manchete da ‘notícia’ seguindo de um sub-titulo: “A determinação do adiantamento do pagamento dos servidores municipais foi do prefeito Léo Coutinho”.

Como se vê, a matéria publicada na página oficial da Prefeitura de Caxias na internet, e distribuída aos meios de comunicação da cidade promovem o prefeito e o seu ato, tido como algo que só aconteceu devido a sua intervenção quase divina.

É uma promoção pessoal disfarçada como matéria informativa, o que nem de longe lembra isso.

A Constituição Federal diz claramente: "A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos" (art. 37, § 1.°).

Como se vê, a propaganda feita pela Prefeitura de Caxias, embora de forma disfarçada de matéria jornalística, fere o caráter educativo, ou de orientação social, e nela não poderia ficar caracterizada promoção pessoal, o que ela realmente é.

No corpo da divulgação da Prefeitura continua a exaltação ao prefeito Léo Coutinho: “A determinação do adiantamento do pagamento dos salários dos servidores municipais foi do prefeito de Caxias, Leonardo Coutinho”, consta no texto promocional que segue: “O prefeito Leonardo Coutinho considera que o salário do funcionalismo público municipal é sagrado. Ele decidiu antecipar o pagamento dos salários porque o dia 20 será num sábado. Por ser num dia sem funcionamento dos bancos, há uma certa dificuldade para o servidor ter acesso ao salário”.

A publicação traz ainda uma declaração do prefeito onde ele fala do seu grande feito.

Caxias é a única cidade do Maranhão que paga os salários do funcionalismo antecipado. E nos orgulhamos disto. Espero que a nossa cidade nunca perca essa conquista. Enquanto eu for prefeito, ela estará assegurada”, garante o prefeito.

Só que ‘esqueceram’ de citar na matéria que, pelo dia 20 cair no sábado, o governo federal antecipa os repasses constitucionais para o dia 19, o que possibilita o pagamento dos salários.

Usar todo um aparato de propaganda para exaltar uma simples medida administrativa que poderia ser feita, como é de praxe em todo o serviço público, com uma simples nota informativa, fere toda a norma consagrada por tribunais em todo o Brasil que condena a veiculação de publicidade pessoal e configura desvio de finalidade e desrespeito ao princípio da legalidade administrativa.

Já disse aqui e volto a repetir: não vai demorar nada para assistirmos o prefeito numa transmissão ao vivo da agência central do Banco do Brasil comemorando na boca do caixa cada servidor que sacar o seu salário.

Também poderemos ter em breve um empolgado prefeito no Posto Guimarães, quando o frentista estiver abastecendo os carros da Prefeitura todas as manhãs e a TV da Prefeitura cobrindo o fato e mostrando o quanto ele é comprometido com os detalhes da administração ao conferir pessoalmente se os veículos estão sendo abastecidos com a quantidade correta de combustível.

Até onde os mentores de Léo Coutinho vão levar o seu desastrado governo?!

Haja mico!

3 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    pô sabá não faz isso com agente, pelo menos isso nós temos, se você insistir nessa matéria esse cidadão vai acabar de zangando e acabar atrasando a única coisa que nos resta nesse governo que é receber salários em dias olha o que está acontecendo com os fornecedores por causa de alguns que falam mal dele todos ficam sem receber.

  1. Anônimo disse...:

    Quero lembrar que salário é um direito do assaláriado (funcionário), e o dever de pagar é do empregador (estado)...
    Concientize-se que sálario tem que ser em dia e com valor digno!

  1. Anônimo disse...:

    verdade concordo com vc...............por causa de um todos pagam.....

Postar um comentário