Minha Figura

Bispos católicos convocam população para caminhada pela paz

23.1.14
Bispo de Caxias, Dom Vilson Basso
Os bispos da Igreja Católica do Maranhão convocaram, por meio de carta aberta, toda população do Estado para uma caminhada silenciosa à luz de velas, no dia 2 de fevereiro, em todas as comunidades. O ato, para os 13 líderes que assinam o documento, será uma 'expressão de compromisso com a justiça e paz'.

Na carta, os bispos relembram a morte da menina Ana Clara, vítima dos ataques a ônibus que ocorreram no dia 3 de janeiro, em São Luís, e os assassinatos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Com isso, assinalam 'o clima de terror e medo' vivido na capital.

O documento assinado pelos bispos assinala que o Maranhão aumentou a sua riqueza com marcante desigualdade social. "É verdade que a riqueza no Maranhão aumentou. Está, porém, acumulada em mãos de poucos, crescendo a desigualdade social. Os índices de desenvolvimento humano permanecem entre os mais baixos do Brasil", disse um trecho do documento.

A nossa sociedade está se tornando cada vez mais violenta. É nosso parecer que essa violência é resultado de um modelo econômico-social que está sendo construído. diz outro trecho da carta.

Para quem não puder participar da caminhada, os bispos sugerem, ainda, que uma vela seja acesa em frente de cada residência, como 'sinal do empenho em favor da paz'.

A carta é assinada pelos bispos de:
Caxias, dom Vilson Basso
Bacabal, dom Armando Martín Gutierrez;
Zé Doca, dom Carlo Ellena;
Balsas, Enemésio Ângelo Lazzaris;
Grajaú, dom Franco Cuter;
Imperatriz, dom Gilberto Pastana de Oliveira;
bispo emérito de Bacabal, dom Henrique Johannpoetter;
arcebispo de São Luiz do Maranhão, dom José Belisário da Silva;
Carolina, José Soares Filho;
Brejo, José Valdeci Santos Mendes;
Pinheiro, Ricardo Pedro Paglia;
Coroatá, Sebastião bandeira Coêlho;
Viana, Sebastião Lima Duarte;
bispo emérito de Viana, dom Xavier Gilles de Maupeou d'Ableiges.


Fonte: Portal Noca

0 comentários:

Postar um comentário