Minha Figura

Ingratidão pode ser o fim do poder de Humberto Coutinho

28.5.13
O antes e o depois de Humberto Coutinho
O ex-prefeito (ou ainda prefeito?) Humberto Coutinho, coleciona um histórico de ingratidão com pessoas que com ele enfrentaram ao longo dos anos várias batalhas políticas. E foram muitas as tormentas, tempestades e todo tipo de dificuldades que o ex-prefeito passou ao lado de valorosos companheiros de jornada.

Não se tem parâmetro em nosso município outro político com um histórico de ingratidão como HC. Apesar de não fazer um estilo barulhento ao romper com um aliado, o ex-prefeito (?!) o faz sofrer com dor, muita dor.

A arte da política é, antes de tudo, a arte da conversa. Humberto Coutinho sabe disso e sempre soube usar da conversa diária uma ferramenta eficaz para manter aliados ao seu lado. Desde que elegeu o sobrinho como prefeito (de direito) do município, HC mudou.

Quando quer jogar um aliado pra escanteio, trata logo de dizer que a coisa agora não é mais com ele. “Qui, qui tu sabe que eu não sou mais o prefeito...”, diz gaguejando para aquele interlocutor que não quer mais do lado.

Tem sido assim ao longo dos últimos 5 meses. O prefeito (de fato) trata diariamente de acertos políticos e de contratos do governo do prefeito (de direito). Mas antes de fechar um desses acertos, os correligionários vivem um calvário até terem suas demandas atendidas percorrendo secretarias e falando com várias pessoas e tendo que se humilhar ao levarem recados constrangedores do tipo: “foi fulano que mandou”, “foi sicrano que falou”. 

Muitos aceitam esse jogo e essa dissimulação. Alguns reclamam. Poucos gritam. Mas um número menor ainda começa a dar um basta nessa situação.

O rompimento do vereador Catulé, definido após um discurso histórico realizado na Câmara Municipal na noite desta segunda-feira, 27, deu-se devido ao caráter firme do parlamentar ao não aceitar se submeter ao jogo de empurra que Humberto Coutinho tem feito com seus aliados.

Entre os cardeais da política caxiense, Catulé foi o primeiro a dar seu grito de basta. Seu exemplo com certeza irá encorajar outros.

Está inaugurado um novo caminho na política caxiense que com certeza terá desdobramentos em 2014. O complexo de Rei que se abateu sobre Humberto Coutinho será colocado a prova na sucessão de 2016. É só uma questão de tempo.

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    EU ADMIRO O PAULO MARINHO ELE REALMENTE VALORIZA O GRUPO DELE, ACHO ELE O CARA, NÃO TEM PRA NINGUEM SE ELE ENTRAR NA POLITICA!

Postar um comentário