Minha Figura

Dino critica "fraudes e fake news" sobre enchentes no RS

12.5.24

Ministro do STF manifestou-se por meio das redes sociais

Dino exaltou servidores públicos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino criticou na noite de sexta-feira, 10, a disseminação de informações falsas a respeito das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

Nas redes sociais, mencionando "dias de muita comoção", ele exaltou o trabalho das Forças Armadas e do governo federal, e apontou que há um “patológico individualismo que se expressa em forma de fraudes e fake news”.

“Minhas homenagens aos servidores públicos civis e militares mobilizados para a tarefa na qual o aparelho estatal é essencial: transformar solidariedade em resultados, inclusive enfrentando o patológico individualismo que se expressa em forma de fraudes e fake news”", disse.

Ele também fez um paralelo com a pandemia do novo coronavírus. “Vimos na pandemia do coronavírus que sem o SUS a tragédia teria sido maior. O mesmo ocorre agora no socorro ao povo gaúcho, em que os serviços estatais têm agido com dedicação exemplar. Na condição de servidor público desde 1989, saúdo e agradeço a todos os meus colegas, das 3 esferas da Federação. Que Deus ampare e anime a todos, em primeiro plano as vítimas dessa tragédia climática", disse.

Plataformas - Na sexta-feira (9), a Advocacia-Geral da União (AGU) promoveu uma reunião com representantes das principais plataformas digitais para propor medidas de combate à desinformação envolvendo as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

Durante a reunião, a AGU fez uma proposta de atuação conjunta com as empresas que operam as redes sociais para criação de um canal direto para retirada de conteúdos com desinformação sobre a tragédia.

A proposta será analisada pelas empresas, que deverão manifestar concordância ou não em uma nova reunião que será realizada na semana que vem.

(Imirante)

Ministro André Fufuca pede a paralisação imediata do Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C e D

11.5.24

O ministro do Esporte, André Fufuca, enviou nesta sexta-feira (10) ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, um ofício em que pede a paralisação do Campeonato Brasileiro de futebol.

O pedido de paralisação total do Brasileirão foi apresentado em razão das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (9), Fufuca já havia informado que pediria a paralisação da competição para que as atenções do país se voltem à situação do povo gaúcho.

São João do Sóter: prefeita Josa e vice Lacerda cobram recuperação da MA-127 em reunião com Secretário de Infraestrutura do Maranhão

9.5.24

Na manhã desta quinta-feira (09), a prefeita Josa Silva e a vice-prefeita Lacerda, estiveram na capital São Luís, cumprindo agenda com o secretário de Infraestrutura do Estado, Aparício Bandeira Filho (foto acima). O encontro teve como objetivo discutir soluções para melhorias e a recuperação do trecho da MA-127, que liga São João do Sóter a Caxias, além de outras localidades na região.

As gestoras municipais apresentaram ao secretário Bandeira Filho a urgência na restauração da MA-127, destacando sua relevância para o fluxo econômico e social da região. A rodovia desempenha um papel fundamental no transporte de mercadorias, serviços e passageiros, conectando diversas comunidades e municípios a São João do Sóter.

A prefeita Josa Silva enfatizou os desafios enfrentados pela população devido às condições da estrada, que impactam diretamente no desenvolvimento local e na qualidade de vida dos moradores e a vice-prefeita Lacerda complementou, ressaltando a necessidade de investimentos significativos para garantir a segurança e a fluidez do tráfego na MA-127. (ASCOM/PMSJS)

Saiba as principais datas e prazos das eleições municipais de 2024

7.5.24

Justiça Eleitoral prevê limite para mudança de domicílio eleitoral, saída de cargo, condutas vedadas, propaganda, prestação de contas, data da votação, entre outros

As eleições municipais de 2024 ocorrem somente em outubro, quando será feita a escolha de prefeitas e prefeitos e de vereadoras e vereadores em mais de 5.500 cidades. Antes disso, porém, segundo o TSE (Superior Tribunal Eleitoral), estão previstos diversos eventos importantes do calendário eleitoral.

Abaixo, as principais datas e prazos, mês a mês, para partidos políticos e federações, candidatas e candidatos, assim como para eleitoras e eleitores. Confira:

MAIO
Quem ainda não regularizou, transferiu ou tirou o título de eleitor tem até 8 de maio para solicitar os serviços da Justiça Eleitoral. O documento é obrigatório para quem tem mais de 18 anos, e jovens com 15 anos, que completam 16 anos até 6 de outubro, também já podem garantir o título eleitoral e estrear o primeiro voto nas eleições 2024.

Entre 15 e 17 de maio, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apresentará na sede da corte, em Brasília (DF), os ajustes aplicados nas urnas eletrônicas que foram apontados por especialistas e pela sociedade civil no TPS (Teste Público de Segurança da Urna), realizado entre novembro e dezembro de 2023.

A partir do dia 15 de maio, pré-candidatas e pré-candidatos podem iniciar campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, desde que não façam pedidos de voto e obedeçam às demais regras relativas à propaganda eleitoral na internet.

JUNHO
Até 3 de junho, secretárias e secretários municipais e estaduais que desejem concorrer a prefeita, prefeito ou vice precisam se afastar do cargo. A mesma data se aplica para magistrados que quiserem concorrer nas eleições.

Pré-candidatas e pré-candidatos ficam proibidos de apresentar programas de rádio e TV a partir de 30 de junho.

JULHO
A partir do dia 6 de junho, passam a ser vedadas algumas condutas por parte de agentes públicos, como a realização de nomeações, exonerações e contratações, assim como participar de inauguração de obras públicas.

A realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos às prefeituras, bem como ao cargos de vereadora e vereador, começa a valer a partir do dia 20 de julho -e vai até o dia 5 de agosto.

AGOSTO
Definidas as candidaturas, os partidos e federações têm até 15 de agosto para registrar na Justiça Eleitoral os nomes das candidatas e dos candidatos oficiais.

A partir do dia seguinte, 16 de agosto, está liberada a propaganda eleitoral, quando poderão ser realizados comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas e outros atos de campanha eleitoral permitidos sob regras específicas, inclusive na internet.

Até 20 de agosto, o TSE deve divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido para a destinação dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha.

A exibição dos programas das candidatas e dos candidatos pelo horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e TV começa em 30 de agosto -e se encerra em 3 de outubro.

SETEMBRO
De 9 a 13 de setembro, partidos, candidatas e candidatos deverão enviar à Justiça Eleitoral a prestação parcial de contas de campanha com nome e CNPJ ou CPF de doadores, que serão divulgadas até 15 de setembro.

A partir de 21 de setembro, 15 dias antes da votação, candidatas e candidatos não podem ser presos, salvo no caso de flagrante de delito.

OUTUBRO
A partir do dia 1º, eleitoras e eleitores não podem ser presos, a não ser em caso de flagrante delito, em cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou em razão de desrespeito a salvo-conduto,

De 5 a 7 de outubro, um dia antes até um dia depois do 1º turno, fica proibido a colecionadores, atiradores e caçadores transportar armas e munições em todo o território nacional.

Finalmente, no dia 6 de outubro, acontece o 1º turno das eleições 2024. Nesta data serão definidos as vereadoras e os vereadores e as prefeitas e os prefeitos de algumas cidades, a depender do resultado das urnas e da possibilidade de haver ou não 2º turno -regra válida apenas em municípios cujo eleitorado supere 200 mil pessoas.

Em 27 de outubro, será o 2º turno das eleições, que acontece caso a candidata mais votada ou o candidato mais votado para a prefeitura não consiga atingir a maioria absoluta, que é a metade mais um dos votos válidos (não contam nulos ou brancos). Nesse contexto, os dois mais votados vão para a segunda etapa da eleição.

NOVEMBRO
Embora finalizadas as eleições, algumas obrigações continuam. No dia 5 de novembro, candidatas, candidatos e partidos devem encaminhar à Justiça Eleitoral as doações e os gastos referentes ao 1º turno. Já as prestações de contas tanto do 1º turno quanto do 2º turno devem ser enviadas pelos partido até 16 de novembro.

DEZEMBRO e JANEIRO
Eleitoras e eleitores que não votaram no 1º turno ou não justificaram a falta terão até 5 de dezembro para apresentar justificativa, e até 7 de janeiro de 2025, para ausências no 2º turno.

(Atual 7)

Com bloqueio de 15% dos precatórios do Fundef, Brandão informa alteração na data de pagamento

O governador Carlos Brandão fez um comunicado após decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinando o bloqueio de 15% de parte de precatório devido pela União ao Estado do Maranhão a título de complementação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O valor, que ultrapassa a casa de R$ 400 milhões será destinado ao pagamento de honorários a cinco escritórios de advocacia.

Com a determinação judicial que bloqueou 15% da parcela dos professores, as datas dos pagamentos foram alteradas para novos cálculos. De acordo com o governador, o calendário atualizado será divulgado em breve.

“Retiramos a cota de reserva técnica relativa ao pagamento dos professores. E já está disponível para consulta no sistema de precatórios o novo valor da cota somado aos 10%. A pesquisa pode ser feita neste link: https://sisprecatorio.com:8443/precatorio”

Foto Reprodução Redes Sociais

A origem do precatório – O pagamento refere-se aos repasses irregulares do Fundef ao Maranhão no período de 1998 a 2002. A União foi condenada a pagar precatórios ao estado no valor de R$ 4,4 bilhões. Após acordo entre as partes, o débito da União ficou ajustado em pouco mais de R$ 3,8 bilhões, atualizados com juros de mora e correção monetária.

O estado requereu que a primeira parcela fosse transferida para três contas distintas: educação fundamental, abono aos profissionais do magistério e juros de moratória. O sindicato de trabalhadores da educação do Maranhão (Sinproesemma), que atua na ação como assistente, contestou esse pedido e foi atendido pelo ministro Nunes Marques, que determinou a vinculação de 40% do precatório à manutenção do ensino fundamental e 60% ao pagamento de abono aos profissionais do magistério.

Contudo, um grupo de cinco escritórios de advocacia que representaram o sindicato de professores reivindicou a transferência, a título de honorários advocatícios, de 15% do ganho econômico dos professores e vai abocanhar um valor de mais de R$ 400 milhões.

Veja como ficou o rateio:

Volk & Giffoni – R$150.464.533,05 milhões – Escritório sediado em São Paulo com filial em Lisboa

Leverriher Alencar Júnior – R$98.876.693,15 milhões – Escritório sediado em São Luís

Ricardo Xavier Advogados – R$90.278.719,83 milhões – Escritório sediado em Recife com filial em Salvador

Aldairton Carvalho Advogados Associados – R$45.139.359,91 milhões – Escritório sediado em Fortaleza com filiais em São Luís, Brasília, Recife e Salvador

Cavalcante e Cavalcante Advogados Associados – R$45.139.359,91 milhões – Escritório sediado em Fortaleza

(O Informante)

Prefeitura de São João do Sóter convida para comemoração do Dia das Mães

A Prefeitura de São João do Sóter, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, tem a honra de convidar todas as mães sotenses para as atividades em comemoração ao Dia das Mães. O evento será promovido neste sábado (11/05) na Quadra Poliesportiva Vereador Antônio da Conceição Aguiar (Totonho), às 16:00 horas com sorteio de vários brindes, incluindo uma moto Honda Pop 110.

"Mães queridas de São João do Sóter, chegou a hora de serem mimadas e celebradas como merecem! Neste sábado (11), a partir das 16h00, esperamos todas vocês na Quadra Poliesportiva Vereador Totonho para uma tarde repleta de emoção e surpresas: teremos sorteios de presentes incríveis, incluindo uma Pop 110 que pode ser sua!

Tragam um documento oficial com foto para receber seus cupons e participar do sorteio. Preparem-se para se divertir e se emocionar em uma tarde feita especialmente para vocês!", convida o Executivo de São João do Sóter. 

Precatórios do Fundef: MPMA pede que Nunes Marques reforme decisão sobre 15% de honorários advocatícios

Gilberto Léda - O procurador-geral de Justiça do Maranhão, Eduardo Nicolau, protocolou nesta segunda-feira, 6, uma petição no STF pedindo que o ministro Nunes Marques reforme decisão dele próprio que garantiu o bloqueio de mais de R$ 400 milhões dos precatórios do Fundef devidos aos professores do Maranhão para pagamento de honorários a advogados contratados pelo Sinproesemma.

O valor refere-se aos 15% de honorários que, segundo o sindicato, foram autorizados pelos profissionais de educação maranhenses em 19 assembleias regionais – a regional de Pedreiras já negou que tenha autorizado o desconto.

No documento, Nicolau diz que o uso de verbas oriundas do Fundef para outro fim que não a aplicação na educação é inconstitucional.

“A quantia bloqueada pela decisão do STF nos autos tem como origem o valor da complementação que foi repassado a menor pela União ao Estado do Maranhão, no que concerne ao valor mínimo a ser investido por aluno no âmbito do FUNDEF, a que se refere o art. 6o, §§ 1o e 2o, da lei no 9.242/1996. Dessa forma, o aludido valor não pode de forma alguma ser utilizado para pagamento de causídicos a título de honorários advocatícios contratuais, já que tal verba possui natureza vinculada pelo próprio texto constitucional à educação. Em suma, o dinheiro do antigo FUNDEF, hoje FUNDEB, é exclusivamente da educação. Portanto, é imperioso destacar que as verbas do precatório oriundas da presente Ação Cível Originária visam ao pagamento dos professores da educação do Estado”, destacou.

Na sequência, o procurador aponta julgados do próprio STF e do STJ com o mesmo entendimento.

“Esses valores [dos precatórios do Fundef] jamais podem ser utilizados para outras destinações, como por exemplo, pagamento de honorários advocatícios referentes a contrato celebrado entre o assistente simples e diversos escritórios de advocacia, já que se trata de verba constitucionalmente vinculada. De mais a mais, essa Suprema Corte assentou na ADPF 528 ser ‘inconstitucional o pagamento de honorários advocatícios contratuais com recursos alocados no FUNDEF/FUNDEB, que devem ser utilizados exclusivamente em ações de desenvolvimento e manutenção do ensino’ […]. Nessa linha de entendimento, a Primeira Seção da Corte Superior de Justiça, no dia 10 de outubro de 2018, ao julgar o REsp no 1.703.697/PE, pacificou o entendimento no sentido de que “não é possível o destaque dos honorários advocatícios em crédito do FUNDEB/FUNDEF concedido por via judicial, em face da vinculação constitucional e legal específica dos referidos recursos para investimentos na área da educação'”, completou.

Baixe aqui a íntegra.

Sarney faz revelações inéditas em entrevista

5.5.24

Em entrevista ao programa PodK, de Jorge Kajuru, o ex-presidente José Sarney faz revelações exclusivas sobre a sua longeva trajetória política.

Veja o vídeo:

Evento de PMJ teve dezenas de ônibus, fogos, charanga e até visualição fake no instagram; ex-prefeito Paulo Marinho não deu as caras

4.5.24

Anunciado pelos oradores como grande feito ter 2.500 usuários visualizando no instagram,
no ponto alto do evento número caiu abruptamente

Foi tudo pensado para ser um evento bem maior do que realmente poderia ser, mas não foi bem isso que se viu na noite desta sexta-feira, 03, no Marília Eventos, quando do lançamento da pré-campanha de Paulo Marinho Júnior para o cargo de prefeito de Caxias.

Com dezenas de ônibus a disposição dos moradores da zona rural, os organizadores até conseguiram boas imagens de drone, mas pecaram, e pecaram feio, na tentativa de superlativar o ato.

Tanto os locutores quanto os oradores insistiam a todo instante que a live transmitida no perfil oficial de Paulo Marinho Jr já contava com 2.500 usuários assistindo ao vivo, mas no ponto alto da transmissão, justamente na fala do pré-candidato, houve uma queda abrupta de mais de 2 mil supostos usuários, o que levanta suspeitas, já que é justamente o momento do evento de maior interesse do público.

A internet está cheia de vendedores de ilusão tanto na compra de seguidores como de expectadores, que prometem credibilidade em relação ao seu conteúdo e até uma hipotética sensação de importância ao que é gerado.

O problema é que os usuários fake são vendidos por minutos, sendo que depois que passa o período, os supostos usuários simplesmente somem, o que obriga se fazer outra compra.

Ilusões digitais a parte, nos discursos reais houve uma sinergia para se prometer uma mudança na política de Caxias, sendo que essa mudança seria o próprio PMJ.

No esforço de se apresentar como novo, PMJ chegou a criticar o prefeito Fábio Gentil por ter apoiado a namorada Daniella e sua filha, Amanda, como deputadas e que agora queria eleger o sobrinho, Gentil Neto, como prefeito.

Bem, o próprio Marinho Júnior é fruto do que ele condena em Fábio Gentil, pois já teve o pai e a mãe como prefeitos e também os dois como deputados, ou seja, não deu oportunidade para eleger nenhum aliado, com exceção de Ezíquio Barros em 1996, época que não havia reeleição de prefeito, para exercer o poder no município.

O deputado federal Josimar de Maranhãozinho, um conhecido freguês da Polícia Federal, de repente descobriu o caminho até Caxias e no discurso entregou o motivo daquelas pessoas presentes no Marília Eventos. “Vieram de vários povoados; vi diversos ônibus do lado de fora”.

Mas se cometeram deslizes ao produzir visualização fake no instagram e ao criticar o que sempre fizeram na política, o maior dos pecados foi terem excluído o ex-prefeito Paulo Marinho do lançamento da pré-candidatura do seu filho.

Se pudesse estar lá, Paulo Marinho poderia contribuir com uma palestra sobre o seu porto seco e os hipotéticos milhares de emprego que serão gerados quando o projeto estiver concluído.

Perderam uma grande chance de animar o público presente...

Voçorocas

2.5.24

Artigo escrito pelo engenheiro Chico Leitoa

Início de dezembro de 2018, levado pelo ex-Ministro João Henrique de Almeida Sousa, fomos ao Palácio do Planalto, numa audiência com o Ministro Marun, Chefe da Casa Civil do Governo Michel Temer. Pelo prestígio de João Henrique, fomos muito bem recepcionados e o ambiente ficou melhor quando Marun observou o boton do PDT no meu paletó. Ele tinha sido do Partido até a morte de Brizola. 

Iniciamos a pauta e apresentei um bem elaborado e encadernado projeto de engenharia de drenagem e contenção da erosão que denominamos grotão do CAIC em Timon Ma. Projeto já aprovado, depois de uma longa maratona, pela Defesa Civil vinculada ao Ministério da Integração Nacional. O Ministro prontamente se comprometeu apoiar o projeto e imediatamente colocou no sistema o comando para o Ministério da Integração Nacional. Sai dali muito feliz e no dia seguinte consegui marcar uma audiência com o Ministro Pádua (que era secretário executivo e substituiu Helder Barbalho) para dar sequência às tratativas, afinal, era a reta final do Governo em final de mandato.

Pádua já devidamente orientado, chamou um engenheiro do Departamento de Contenção da Defesa Civil e indagou: temos quantos projetos do Maranhão aprovados? O Técnico respondeu que tinha dois. Um de Timon com um valor aproximado de 9 milhões e outro de Buriticupu valor estimado de 4,5 milhões. O Ministro autorizou empenhar o de Timon. Feliz da Vida, permaneci em Brasília acompanhando a tramitação final do projeto. 

Infelizmente todo o recurso do Ministério, algo em torno de 500 milhões foram destinados quase todo para o Pará, e numa quantia bem menor para o Ceará.

Veio o início do Governo Bolsonaro e os projetos foram cancelados. Dois anos depois, já no Governo da Prefeita Dinair, a solução veio através do deputado federal Juscelino Filho. Hoje o Grotão do Pedro Patrício que foi batizado pela prefeita Dinair de canal da Esperança, está quase pronto cuja drenagem funcionou plenamente com o rigor do inverno.

Acompanhamos hoje, no noticiário estadual e até nacional, o agigantamento das voçorocas em Buriticupu, uma delas com 600m de comprimento e 80m de profundidade, já tendo engolido 53 casas, vários transtornos e é hoje uma cidade em pânico, principalmente os moradores das proximidades.

Lembrei daquela audiência no Ministério da Integração Nacional em dezembro de 2018, em que o Município de Buriticupu apresentou um projeto de contenção que provavelmente teria evitado a atual situação deplorável que o município se encontra.  

Consta que o Governo Federal liberou 4,5 milhões suficientes apenas para fazer algumas casas e prestar assistência social para famílias atingidas. 

Para amenizar o problema, estão sendo solicitados 42 milhões de reais para execução de uma complicada intervenção. 

As situações de Timon e Buriticupu eram parecidas em 2018. As soluções apresentadas à época ao Governo Federal, não foram atendidas. Timon, favorecida pela sequência do mesmo grupo político no poder local (outro grupo jamais ia fazer carga para executar projeto do Governo anterior) e estabelecendo nova parceria, buscou outros caminhos e através do Deputado Juscelino conseguiu a solução do problema, Agora em fase final da obra do canal da Esperança. Vamos torcer por Buriticupu.

Eng Chico Leitoa

Abril de 2024

Prefeito Kedson Lima e comitiva prestigiam posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do MA

1.5.24

O prefeito de Aldeias Altas Kedson Lima e comitiva formada pela primeira dama Francisca Leite, os advogados Dra Sara Barros (Controladora Geral), Dr. João Henrique Barros e Batista Barros, marcaram presença na solenidade de posse do desembargador Fróz Sobrinho como presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão. O evento, que ocorreu em um clima de solenidade e representatividade, contou com a participação de diversas autoridades, destacando-se a participação do governador Carlos Brandão, do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, e de outras personalidades do meio jurídico e político.

A presença do prefeito de Aldeias Altas e sua comitiva na cerimônia, reforça o compromisso de todos com a justiça e o fortalecimento das instituições judiciais em benefício da população do Maranhão.

Durante o evento, foram ressaltados os desafios e as metas para a gestão do desembargador Froz Sobrinho à frente do TJ-MA, enfatizando a importância da independência e imparcialidade do Poder Judiciário.

Mais - Kedson Lima aproveitou o ensejo e parabenizou o ministro Flávio Dino pela passagem do seu aniversário comemorado nesta terça-feira (30 de abril). Também expressaram seus votos de confiança e apoio ao novo presidente do Tribunal de Justiça, destacando a relevância do trabalho conjunto entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na busca por uma sociedade mais justa e equitativa.

Em tempo - O prefeito Kedson Lima e sua comitiva reafirmaram seu compromisso em colaborar e fortalecer as ações que contribuam para a efetividade do sistema judiciário e o acesso à justiça para todos.

(Blog do Irmão Inaldo)

AGRONEGÓCIO CONTRA-ATACA: Vereador Daniel Barros propõe audiência pública para rediscutir lei que ele mesmo aprovou; pulverização aérea em Caxias pode voltar

30.4.24

O poder do agronegócio instalado em Caxias mostrou seus tentáculos na sessão desta segunda-feira, 29, na sessão da Câmara Municipal.

Em matéria publicada nesta página horas antes da sessão (reveja aqui), já abordávamos o assunto e cravamos que estava sendo arquitetada uma forma para revogação da lei que proíbe a pulverização aérea no município.

Não deu outra.

O vereador Daniel Barros, o autointitulado ‘fiscal do povo’, propôs uma audiência pública para discutir a normatização da lei.

Os argumentos do vereador, todos excessivamente simpáticos ao plantio, a fiscalização e forma de como deveria ser feita a pulverização aérea que, de acordo com ele, a lei aprovada (com o seu voto) é muito genérica. “Mas, a lei é muito genérica, fala pulverização. Nós temos pulverização por aviões, nós temos pulverização por drones, que é uma realidade hoje na nossa cidade e também já tão fazendo uma cultura de pulverização por helicóptero”, ensinou o parlamentar.

Barros afirmou ainda que grande parte da culpa é do município, que não fiscaliza. “O município tem uma parcela gigantesca de culpa nisso porque não fiscaliza, não faz os receituários agronômicos, e eu falo pra ti, o pessoal do agronegócio, eu não tenho procuração pra defender eles, não. Porque eu não tenho terra e ninguém ligado a mim que produz, mas eu penso na Caxias do amanhã, do desenvolvimento...”, justificou.

Ressaltando que estava pensando na saúde das pessoas que moram próximo as plantações de soja e sugerindo formas de pulverização “a 500 metros, 200 metros da casa, aos riachos, aos mananciais”, o vereador ainda relatou uma conversa com um produtor de soja, que teria lhe alertado, caso chegasse uma praga de gafanhoto, só seria possível “entrar pra segurar a minha roça se for com a pulverização naquele momento, de avião ou de drone, não tem outra saída”.

Defendendo a necessidade de se rediscutir o assunto sobre o fim da pulverização aérea em Caxias, Barros elencou ainda meios de proteger a saúde financeira da cidade, porque “nós temos a saúde pública daquelas pessoas, mas temos também que ver a saúde financeira da nossa amada Caxias, porque hoje, quer queiramos ou não, é um polo, um epicentro do agronegócio. E o maior problema hoje dos caxienses é a falta de emprego e a falta de oportunidade”.

Vamos lá. O vereador oposicionista, falando das suas boas intenções, e delas o inferno está cheio, trouxe ao palco de discussões uma matéria vencida, ou o pedido do VAR quando o jogo já está encerrado e o time vencedor já está com a taça de campeão.

Propor a discussão de pontos de uma lei que ele mesmo aprovou num assunto tão caro às sofridas comunidades da zona rural de Caxias não foi vista com bons olhos por parte dos vereadores.

Daniel Barros é advogado e como tal ele sabe, ou deveria saber, que para ser aprovada, uma lei passa antes pelo crivo das comissões do parlamento e só vai ao plenário após parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, que conclui pela constitucionalidade da mesma.

Cumprido todos os ritos legislativos e aprovada por unanimidade, ou seja, com o voto favorável de Barros, a lei caxiense que protege a sofrida população da zona rural de Caxias está sob ataque e toda vigilância se faz necessária.

Sancionada pelo prefeito Fábio Gentil, a lei caxiense é uma avanço da nossa sociedade e um exemplo para o Brasil em como proteger as comunidades da zona rural que ficam próximas as lavouras de soja.

Magno Magalhães foi direto ao ponto no momento que foi votado o pedido de realização de uma audiência pública para debater o tema de uma matéria já vencida. "Essa audiência pública deveria ter sido feita antes, justamente para que não tivesse nenhuma ressalva sobre o tema”, disse manifestando sua contrariedade em rediscutir o assunto. “Aqui ninguém é contra o agronegócio, muito menos eu, mas só que eu acredito que na condição de médico, eu não posso me posicionar a favor de algo que é claramente contra a saúde pública desse município”, continuou o vereador. “A pulverização aérea é algo que é combatido em todo o mundo moderno, na Europa, nos Estados Unidos, e como eu falei, infelizmente como nós estamos num país de 3º mundo, no Maranhão, infelizmente, tá no rabo de cavalo, esse tipo de coisa acontece”, finalizou o parlamentar que votou contra a realização da audiência pública para se debater o assunto.

O vereador Torneirinho também se colocou contra e endossou as palavras do colega Magalhães para justificar o seu voto. “Votar contra a audiência, porque foi justificado pelo nobre colega Magno Magalhães [que] acabou de falar, a audiência deveria ter ocorrido antes da votação da lei”.

Autor da lei, o vereador Neto do Sindicato foi curto e grosso na sua manifestação sobre o tema. “Sou contrário a convocação da audiência pública por ser contra qualquer tipo de alteração na lei”.

O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a proibir a pulverização aérea.

A União Europeia probiu a pulverização aérea nos 27 países do bloco desde o ano de 2009.

Lá, nos países considerados de 1º mundo, os argumentos do agronegócio não foram suficientes para continuar produzindo a chuva de veneno que a pulverização aérea proporciona.

Faltou um advogado de alto nível para defender os interesses do agronegócio europeu e debater o tema com os parlamentares da França, Reino Unido, Itália, Alemanha e demais países da Europa.

Embora seja advogado sem escritório, Daniel Barros tá perdendo seu tempo por aqui...

Câmara Municipal de Aldeias Altas lança Edital nº 01/2024 para Concurso Público

29.4.24



A Câmara Municipal de Aldeias Altas torna público o Edital nº 01/2024, visando a realização do Concurso Público para provimentos de cargos em seu quadro de pessoal e formação de cadastro reserva. Este processo é regido pelas disposições da Constituição Federal, da Lei Orgânica do Município, da Lei Municipal nº 444 de 11 de setembro de 2023, bem como pelas condições estabelecidas no próprio edital.

As inscrições para o concurso público encontrar-se-ão abertas no período de 15 DE ABRIL A 13 DE MAIO DE 2024 e terão o valor de R$ 100,00 (cem reais).

A prova será realizada no dia 09 de junho de 2024, conforme calendário estabelecido no edital.

Tabela de Cargos e Vagas:

É importante ressaltar que o Concurso Público visa preencher as vagas de forma eficiente e transparente, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados pela Câmara Municipal de Aldeias Altas à população. Todos os detalhes, como conteúdo programático das provas, cronograma de atividades e demais informações relevantes, estão disponíveis no Edital nº 01/2024, que pode ser acessado no site oficial da Câmara Municipal.

(Blog do Irmão Inaldo)

Prefeitura de Caxias disponibiliza consulta aos Precatórios de trabalhadores que recebiam pelo FUNDEF

A Prefeitura de Caxias, informou nessa segunda-feira (29), que já é possível a consulta dos professores que trabalharam no período de novembro de 2000 a dezembro de 2006 em Caxias, e que recebiam pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). Precatórios são ordens judiciais para que o governo brasileiro inclua no orçamento um determinado valor a ser pago àqueles que venceram demandas contra o Poder Público.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, deu a boa notícia aos profissionais da educação, explicando que o pagamento vai se dá por cota, sendo que uma cota, se refere a um mês trabalhado. Ele também explicou que trabalhadores de 2ª Jornada será acrescida as cotas conforme o período trabalhado.

“Venho aqui informar com muita alegria informar que Caxias firmou acordo junto com a União para o recebimento dos Precatórios. E, vocês professores que trabalharam de novembro de 2000 à dezembro de 2006, no município de Caxias e recebiam pelo FUNDEF, já podem fazer a consulta no site. Basta acessar: http://precatorios.caxias.ma.gov.br/. Na base de dados da Prefeitura de Caxias, temos 2709 professores aptos a receber os precatórios e 133.251 cotas. Os valores dos precatórios serão repassados por cota, onde um mês é referente a uma cota. De novembro de 2000 a dezembro de 2006, são 74 meses. Caso o professor tenha trabalhado durante todo o período, receberá 74 cotas. Os trabalhadores que trabalharam em 2ª jornada, será acrescido as cotas conforme o período trabalhado”disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias.

O gestor municipal também lembrou que para saber se o trabalhador é um dos beneficiados, basta que acesse o site: basta acessar ao site: http://precatorios.caxias.ma.gov.br/, e em seguida colocar o CPF. Em seguida, aparecerá na tela se a pessoa tem direito e quantas cotas ela pode receber. A Prefeitura de Caxias, lembra que a quantidade de cotas será referente a quantidade de meses trabalhados.

“Caso o CPF não conste no banco de dados, será exibido um formulário, onde você pode fazer a contestação, colocando as informações e documentos, que comprovem que você realmente trabalhou”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias.

EM CASO DE FALECIMENTO
Em caso de falecimento de um dos professores que tenham trabalhado nesse período de novembro de 2000 a dezembro de 2006, os herdeiros legais, terão direito aos valores.

PRAZO PARA CONSULTA
A Prefeitura de Caxias, informa que neste período de consulta, o site pode congestionar ou travar, por conta do volume de acessos. Mas, fique tranquilo, você terá 30 dias para fazer a consulta.

(Da assessoria)

Suposta intromissão do agronegócio para revogação da lei que proíbe pulverização aérea em Caxias exige atenção constante na Câmara

São fortes os rumores de que já estaria sendo arquitetada uma forma para mudar pontos da lei visando beneficiar os produtores de soja

Não existe sossego para os moradores da zona rural de Caxias que moram próximo as plantações de soja do município e que estão sofrendo as graves consequências dos agrotóxicos que são despejados através da danosa pulverização aérea.

Mesmo estando amparados por lei municipal recentemente aprovada, o homem do campo caxiense tem contra sua saúde os fortes interesses dos poderosos empresários do agronegócio, que já estariam se movimentando em busca de alternativas que possam lhes garantir a continuação da pulverização aérea, uma forma mais barata, e também mais nociva, de combater as pragas de suas plantações.

Apesar do apoio unânime dos vereadores na aprovação da lei que proibiu a nefasta pulverização aérea em Caxias, já teria parlamentar arquitetando uma forma de flexibização da legislação que protegeu a saúde de milhares de moradores da zona rural do município em beneficio do agronegócio.

Mas caso surja algum membro do parlamento disposto a trabalhar contra a saúde dos moradores da zona rural do município, justamente em ano eleitoral, pode estar jogando uma pá de cal na sua reeleição.

Apesar de estar em jogo a saúde dos trabalhadores, o interesse do poderoso agronegócio pode falar mais alto e toda vigilância é necessária diante da situação

Contagiante evento de lançamento da pré-candidatura de Daniella em Presidente Dutra é prestigiado por lideranças estaduais e diversas correntes políticas do município

27.4.24

Presidente Dutra, Maranhão – A noite de sexta-feira (26) ficará marcada na história política do município de Presidente Dutra com o lançamento da pré-candidatura a prefeita da deputada Daniella, em um evento que reuniu mais de 3 mil pessoas e contou com importantes declarações de apoio, incluindo a do ex-presidente estadual do MDB, o deputado Roberto Costa.

O evento, que marcou o primeiro ato do Partido Socialista Brasileiro na cidade, foi palco de discursos inflamados e ressonantes, destacando-se a fala do deputado Roberto Costa. Costa, em seu pronunciamento, enfatizou as qualidades e a atuação destacada da deputada Daniella na Assembleia Legislativa, expressando confiança em sua capacidade de liderança e afirmando seu apoio incondicional à sua candidatura.

A declaração de apoio do ex-Presidente Estadual do MDB à pré-candidatura de Daniella chama atenção, uma vez que o MDB é a atual sigla do prefeito de Presidente Dutra, Raimundinho, que vem perdendo força na corrida eleitoral. Este gesto demonstra um cenário político em transformação, onde até mesmo líderes partidários importantes estão reavaliando suas alianças e apoios. Lembrando que Raimundinho da Audiolar disputou a ultima eleição pelo partido Republicanos e se filiou este ano ao MDB.

Durante seu discurso, Roberto Costa fez questão de ressaltar a trajetória de lutas e conquistas do partido, parabenizando Daniella pelo gigantesco evento de lançamento de sua pré-candidatura. A presença de diversas lideranças estaduais no evento, como a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, e outros nomes importantes da política maranhense, reforça a relevância e o impacto dessa pré-candidatura no cenário político regional.

O lançamento da pré-candidatura de Daniella à prefeitura de Presidente Dutra não apenas reuniu apoios importantes, mas também consolidou sua posição como uma das principais figuras políticas do município, prometendo uma disputa eleitoral acirrada e cheia de expectativas para os próximos meses.

O lançamento da pré-candidatura da deputada Daniella a prefeita de Presidente Dutra, contou com a presença de várias lideranças estaduais, entre elas a da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão a deputada Iracema Vale, Glauber Cutrim, deputada e pré-candidata a prefeita de Santo Antônio dos Lopes Ana do Gás, deputada federal Amanda Gentil, Fabio Gentil prefeito de Caxias, Dr. Orlando Arouche e o prefeito de Senador Alexandre Costa.

(Blog do Wilque Gomes)

Ministro entrega obra que encerra quase meio século de espera por pavimentação na BR-226/MA

Nesta sexta-feira (26), o ministro dos Transportes, Renan Filho, participou da inauguração dos 100 quilômetros de pavimentação da BR–226/MA, no trecho que liga o povoado de Baú ao município de Timon, no Maranhão. Com um investimento de R$ 153,4 milhões por meio do Novo PAC, a obra é fundamental para o desenvolvimento local, pois é essa rodovia que conecta o estado do Maranhão com a capital do estado vizinho, Teresina-PI, maior cidade da região e que é separada de Timon apenas pelo Rio Parnaíba. Desde a criação da BR-226, é a primeira vez que o trecho do km 0 ao km 100 está asfaltado.

“Essa entrega é mais do que a conclusão de uma obra rodoviária; é o cumprimento de um compromisso histórico com o povo maranhense. Significa a realização de um sonho que se arrastava por quase cinco décadas. E no governo do presidente Lula, a gente realiza sonhos, porque ele ampliou a capacidade de investimento do país. Essa conclusão é uma grande realização para o Maranhão, Piauí e para o Brasil, uma demanda importantíssima para a integração nacional e que agora está pronta.”, enfatizou o ministro Renan Filho.

Há mais de 15 anos morando e trabalhando na região, o comerciante Wagner César tem a própria vida atrelada à rodovia. Presente, passado e futuro. “A BR, ela acompanha uma história de vida, né? Começamos eu e meus filhos aqui com apenas um quarto de 5 por 5, e era só poeira. Essa hora do dia você não conseguia ver nada em casa, só poeira mesmo. A gente fazia sempre a reivindicação aqui em Timon, no povoado de Baú e na divisa lá com a Presidente Dutra, que são 100 quilômetros de estrada. Então hoje, aqui é outro mundo, pode se falar. Vai passar mais gente, os caminhoneiros estão vindo. Você já viu que aqui, só aqui do meu lado, eu acho que deve ter uns 50 empregos gerados. Eu tenho uns oito, o amigo ali deve ter uns dez, o mercadinho tem três, o rapaz do frango tem quatro. Só nesse pedaço de chão.”, destacou.

Infraestrutura completa

Para oferecer uma pista preparada para atender às necessidades dos usuários e garantir segurança aos usuários, foram realizados os seguintes serviços na BR-226/MA:

Terraplenagem

Construção da sub-base e base

Aplicação da capa asfáltica (CBUQ)

Implantação de bueiros

Execução da drenagem

Instalação de meios-fios e sarjetas

Implementação de sinalização horizontal e vertical

Para quem percorre o caminho com frequência, a vida ficou mais fácil. E mais segura. “Tinha muito buraco e quando chovia eu atolava nas poças d’água, era difícil demais andar por aqui. Para evitar, a gente pegava BR-316 ia até Caxias ou então Peritoró, aí de lá pegava uma rodovia estadual do Maranhão para sair em Presidente Dutra. Quem ia por aqui e ficava encalhado, dormia na rua, ao relento. Porque nem tinha pouso e não dava pra passar, tinha que esperar secar. Mesmo sem chuva, gastava de 8 a 10 horas pra chegar em Presidente Dutra, agora a gente faz por volta de três horas e meia. Agora está ótimo, a pista é de primeira, de luxo”, celebra o caminhoneiro Aderaldo Ferreira.

BR-316

Para concluir a infraestrutura viária, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), está concentrando esforços em Timon-MA. Isso inclui finalizar a pavimentação de mais 11 quilômetros na região, do trecho em frente ao posto fiscal. A obra tem previsão de conclusão até o final de julho deste ano. Simultaneamente, as obras de terraplenagem estão em andamento para o contorno da cidade, localizado na BR-316/MA, com previsão de término até setembro de 2024, após o período das chuvas.

"A missão está cumprida, mas temos mais parcerias a caminho. E quero unir o meu governo com o governador do Piauí, com os parlamentares dos dois estados e fazer uma quarta ponte entre Timon e Teresina”, disse o governador maranhense Carlos Brandão. 

Ainda para este ano, o Ministério dos Transportes prevê um investimento de R$ 872,1 milhões em rodovias e ferrovias maranhenses. Além disso, o Governo Federal tem trabalhado para melhorar a malha rodoviária do estado, cujo Índice de Condição de Manutenção (ICM) passou de 30% de estradas consideradas boas em 2022 para 54% em março de 2024. A meta atual é que esse percentual suba para 70% até o fim do ano.

Lei que proíbe pulverização aérea em Caxias já existe desde 2009 na União Europeia e visa evitar danos à saúde e ao meio ambiente gerados pelas “chuvas de veneno”

26.4.24

Pulverização aérea pode provocar danos à saúde e ao meio ambiente através das
chamadas “chuvas de veneno”

A lei criada em Caxias, evitando a pulverização aérea nos limites territoriais do município, é um verdadeiro avanço civilizatório do legislativo caxiense e nos coloca na vanguarda na defesa das populações mais vulneráveis no leste maranhense.

Sendo a 6ª cidade maranhense a criar uma lei que visa evitar a prática maléfica de uso de agrotóxicos por via aérea, o que provoca graves danos à saúde dos moradores da zona rural e às suas respectivas lavouras, a medida chega num momento que os habitantes da zona rural estavam sofrendo com a grave situação.

A iniciativa do vereador Neto do Sindicato, autor da Lei, foi bem recebida pelos moradores da zona rural de Caxias, que sofrem as consequências da ação indiscriminada dos produtores de soja no combate as pragas em suas plantações.

Reportagem da TV Mirante repercutiu a criação da lei de autoria do
vereador Neto do Sindicato (assista clicando aqui)

Na União Europeia, bloco formado por 27 países, a pulverização aérea de pesticidas e outras substâncias tóxicas está proibida desde 2009 por causa de potenciais danos à saúde e ao meio ambiente, o que coloca a lei caxiense em perfeita sintonia com as melhores práticas sanitárias do mundo.

Ceará foi o primeiro estado do Brasil a ter uma legislação que veda a prática.

Apesar de largar na frente, o Ceará teve que enfrentar na justiça o questionamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A entidade alegava que o estado do Ceará não poderia proibir uma atividade regulamentada pela União. Também argumentava que a lei violava a livre iniciativa.

No entanto, no final de maio de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade pela constitucionalidade da lei cearense – o que abre espaço para que a medida seja aprovada em outros estados.

Relatora da ação no STF, a ministra Cármen Lúcia destacou em seu voto “os perigos graves, específicos e cientificamente comprovados de contaminação do ecossistema e de intoxicação de pessoas pela pulverização aérea de agrotóxicos”.

Outros estados já estão com debates avançados para proibir a pulverização aérea, uma vez que existem outras formas de usar agrotóxicos nas grandes plantações sem provocar danos ao meio ambiente e nem à saúde das pessoas.

Amparado em decisão do STF, o parlamento caxiense, que aprovou por unanimidade a lei que veda a prática de pulverização aérea no município, tem fortes elementos jurídicos para enfrentar qualquer iniciativa contrária daqueles que enxergam o lucro acima da saúde da população.

Após transformar Caxias em verdadeiro canteiro de obras, Gentil Neto fortalece a cada dia pré-candidatura a prefeito

25.4.24

 Daniel Matos

Sem qualquer sombra de dúvida, Gentil Neto é o pré-candidato a prefeito com mais serviços prestados ao povo de Caxias. Em apenas um ano como secretário municipal de Infraestrutura, cargo que deixou no início deste mês para se lançar na corrida às urnas, o jovem arquiteto idealizou e liderou um grandioso pacote de obras físicas e urbanísticas, que beneficiaram todas as localidades da Princesa do Sertão. Clique aqui e assista ao vídeo.

Com dedicação, compromisso e amor à sua terra natal, Gentil Neto estendeu sua atuação a quase todas as áreas da gestão, trabalhando em conjunto e de forma harmoniosa com outros secretários, primeiro como adjunto da área de Urbanismo, depois como titular da pasta da Infraestrutura. Na educação, por exemplo, empregou esforços, incansavelmente, para alcançar a impressionante marca de mais de 80 unidades de ensino construídas e reformadas, todas com estrutura moderna, substituindo dezenas de escolas de taipa por alvenaria.

Na saúde, foi o responsável pela revitalização e pela construção de mais de 20 unidades de atendimento, ampliando a rede de serviços médicos e odontológicos, outro grande feito que marcou a sua rápida, mas produtiva passagem como secretário, o que lhe rendeu elogios do prefeito Fábio Gentil e de toda a equipe que compõe a administração municipal.

Mobilidade

Gentil Neto também deixou sua marca na mobilidade, tomando a frente de projetos estruturantes que resultaram em mais de 20 quilômetros de recapeamento asfáltico, operações tapa-buracos e calçamento em todos os bairros. Também estabeleceu um vigoroso cronograma de obras que totalizou mais de 150 quilômetros de estradas vicinais recuperadas, atendendo uma antiga reivindicação dos caxienses que vivem nos povoados da zona rural e favorecendo o escoamento da produção agrícola local.

Para investir no bem-estar da população e fomentar a economia, Gentil Neto projetou, construiu e revitalizou diversas praças. Ainda como secretário-adjunto de Infraestrutura, foi um dos idealizadores do projeto de construção do Mirante da Balaiada, eleito o 5º melhor ponto turístico do Brasil.

Integram, ainda, a extensa lista de obras e outras realizações de Gentil Neto em benefício do povo de Caxias a construção do Shopping Popular do Maranhão – Shopping da Gente Deputado Zé Gentil, a Rua das Sombrinhas e a reforma do Calçadão da Rua Afonso Cunha, intervenção de extrema importância para o comércio caxiense.

Responsável por tantos feitos grandiosos em Caxias, alguns até monumentais, Gentil Neto comprovou a sua capacidade como gestor público. E agora parte para um desafio ainda maior, com a confiança do seu grupo político e a cada dia mais fortalecido junto ao povo.

Em movimento histórico de trabalhadores rurais do MA em São Luís, Neto do Sindicato denuncia os danos da pulverização aérea em Caxias

23.4.24

Vereador caxiense discursou para milhares de trabalhadores rurais de todo o Maranhão
sobre os danos da pulverização aérea em Caxias

No ato realizado na manhã desta terça-feira, 22, em frente à Assembleia Legislativa do Maranhão, que reuniu mais de 5 mil trabalhadores rurais, organizado pelos 215 sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA), o vereador caxiense, Neto do Sindicato, foi uma voz marcante na defesa dos interesses dos direitos do povo da zona rural do município de Caxias.

Autor da Lei que proíbe a pulverização aérea nos limites territoriais da cidade, Neto do Sindicato defendeu a aplicação imediata da Lei como forma de evitar a perda da produção dos agricultores familiares e até mesmo garantir a saúde das comunidades rurais. “Não mata só o povo de doença, mata também, meus companheiros, a nossa produção”, protestou o vereador caxiense reforçando a importância do movimento Grito da Terra Maranhão: “esse é um momento histórico para todos os trabalhadores rurais, para todos os companheiros que estão aqui representando os seus sindicatos de trabalhadores rurais lá nos nossos municípios. Esse momento histórico, companheiros, precisamos vir aqui para a capital maranhense e dizer ao governador, aos deputados, que a agricultura familiar precisa ser vista”.

Na capital maranhense, o parlamentar caxiense deixou claro às autoridades estaduais os danos da pulverização aérea feita de forma indiscriminada no município e as consequências que a população do campo está sofrendo. “Essa pulverização aérea que mata o povo, não mata só de doença, mata também, meus companheiros, a nossa produção. São vários trabalhadores que perderam toda sua lavoura, porque o veneno que eles botam pra proteger a soja deles, mata o nosso arroz, mata o nosso feijão, mata o nosso quiabo, o nosso maxixe, mata as nossas esperanças, companheiros”.

Neto do Sindicato também reivindicou a atenção do governo do Maranhão com as rodovias estaduais na região de Caxias pois, devido ao fluxo intenso de veículos pesados, estão praticamente intrafegáveis. “Esse governo que está aí precisa melhorar as nossas estradas, porque os grandes caminhões, as carretas, estão acabando com as nossas estradas, nós não temos mais estradas pra trafegar. Muitas das vezes não tem nem como tirar o doente porque a estrada se acabou”, protestou o vereador.

Mesmo enfatizando as questões afeitas a Caxias, Neto do Sindicato classificou o ato da manhã desta terça-feira, 22, em São Luís, como histórico para o movimento sindical. “E nesse momento histórico, companheiros, é pra nós dizer um não, é pra nós dizer um basta a toda essa perversidade que tá sendo feita contra o nosso povo”, finalizou o parlamentar caxiense que se deslocou até São Luís numa caravana organizada pelo STTR e que contou com 48 trabalhadores rurais de Caxias.