Prefeitura do sertão
maranhense diz que cidade ficará isolada por obra de R$ 280 milhões que
começará em frente a fazendas de novo aliado do governador Carlos Brandão;
governo do Maranhão diz que rodovia melhora logística do Estado e defesa dos
outros citados disse que não se manifestariam
Images de satélite
mostra evolução de fazenda do governador do Maranhão às vésperas de nova
estrada
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O
governador Carlos Brandão (PSB-MA) expande negócios para uma região pouco antes
de licitar rodovia que é maior obra da gestão e vai beneficiar suas fazendas.
Crédito: Vinícius Valfré com Sentinel-2 L2A/Copernicus |
BRASÍLIA – A construtora
responsável pela pavimentação do principal trecho da rodovia do Maranhão que
vai melhorar o acesso a fazendas do governador Carlos Brandão (PSB) pertence ao
irmão de um novo aliado do chefe do Palácio dos Leões que também será
diretamente beneficiado pela obra.
A
TAC Construções foi contratada para asfaltar 31,1 dos 86 quilômetros centrais
da nova MA-372, e receberá R$ 77,8 milhões pela obra. A empresa pertence a
Roberto Ferreira, irmão de Nicodemos Ferreira, um ex-prefeito do município de
São Domingos do Azeitão (MA) por dois mandatos que passou, nas eleições de
2024, de adversário dos Brandão a um aliado do grupo no interior maranhense.
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Com
bonés da TAC, Nicodemos Ferreira (com braço erguido) e o irmão Roberto Ferreira
(de camisa azul), dono da empresa; entre eles, o governador Carlos Brandão e o
secretário estadual de Infraestrutura, Aparício Filho (camisa preta) Foto:
Ascom/Governo do MA |
O
advogado que se apresentou à reportagem como representante de Nicodemos e
Roberto Ferreira afirmou que nenhum deles faria comentários.
Em
nota, o governo do Maranhão afirma que a obra é uma demanda antiga da região e
que beneficia vários produtores de grãos que precisam levar a produção ao
porto, na capital São Luís (MA).
Os
irmãos Ferreira posaram com o boné da construtora da TAC na cerimônia que
marcou o início das obras, no ano passado, ao lado do governador e do
secretário estadual de Infraestrutura, Aparício Bandeira.
Como
revelou o Estadão, o governador
intensificou investimentos nas terras da família localizadas às margens da nova
estrada o às vésperas de licitar a pavimentação, anunciada como a maior obra de
sua gestão.
Orçada
em R$ 280 milhões, a rodovia é custeada com financiamento do Banco do Brasil. A
estrada liga São Domingos do Azeitão ao município de Mirador. O município do
Azeitão tem 8 mil habitantes, mas uma extensão territorial equivalente a 60% de
toda a área da cidade de São Paulo. Mirador é oito vezes maior, com uma
população de cidade pequena, 21 mil moradores. Ambos sobrevivem de repasses de
governos e são marcados pela produção agropecuária.
Prefeito
de 2012 a 2020, Nicodemos é um dos maiores produtores da região. A aliança dele
com Brandão é apontada por adversários locais como o motivo de um “desvio” no
traçado da nova estrada que vai afastá-lo do centro de São Domingos por cerca
de 10 quilômetros. Em vez de seguir até as cercanias do comércio local
instalado da cidade, o asfalto começará cerca de 10 quilômetros antes, em um
cruzamento com a BR-230, conhecida como Rodovia Transamazônica. Com este novo
traçado, a estrada começa bem perto do acesso principal às propriedades de
Nicodemos Ferreira. Cruzando dados ambientais com registros agrários, a
reportagem mapeou que Nicodemos possui nas imediações da nova estrada pelo
menos 15 mil hectares de terras, o equivalente a 21 mil campos de futebol. O
próprio Roberto Ferreira tem cerca de 870 hectares registrados em seu nome nas
proximidades da estrada que sua empresa constrói.
O
ex-prefeito Nicodemos lançou um sobrinho à prefeitura, em 2020. Em 2024, tentou
emplacar um primo, Kallyl Ferreira (MDB), que acabou concorrendo a vereador e
sendo o mais votado de São Domingos do Azeitão. Ele se prepara para disputar a
prefeitura em nome do grupo, em 2028.
Durante
uma agenda na região, o governador foi abordado por empresários, vereadores e
pelo prefeito. No vídeo que circulou nos grupos locais, todos aparecem
descontentes com o traçado da nova rodovia e o governador se compromete a
buscar uma solução.
O
risco apontado seria o de inviabilizar negócios, como pequenos hotéis,
restaurantes e postos de gasolina, que há anos são alimentados pelo fluxo de
pessoas na BR. Não houve mudança no planejamento. Aliados do governador dizem
que o interesse do prefeito, sim, é meramente pessoal. Lourival Junior (PP), o
Junior do Posto, vende combustíveis. Procurado, ele não quis comentar.
Em
uma publicação do ano passado em sua página oficial nas redes sociais, Júnior
do Posto compartilhou o vídeo de um empresário que defende a construção da
estrada, mas reclama do fato de ele começar longe de São Domingos do Azeitão.
“O projeto, tal como está sendo executado, vai beneficiar apenas um produtor,
deixando nossa cidade isolada”, escreveu o prefeito.
O
município do Azeitão tem 8 mil habitantes, mas uma extensão territorial
equivalente a 60% de toda a área da cidade de São Paulo. Mirador é oito vezes
maior, com uma população de cidade pequena, 21 mil moradores. Ambos sobrevivem
de repasses de governos e são marcados pela produção agropecuária.
A
etapa de licitação e lançamento da obra coincide com investimentos financeiros
e administrativos dos Brandão para ampliar a produção na localidade. Até então,
a família focava os negócios em propriedades rurais de Colinas, outra cidade do
Maranhão.
O
Portal da Transparência do governo do Maranhão não fornece todas as informações
sobre o certame em que a TAC foi escolhida para executar a obra. A plataforma
não revela as concorrentes nem apresenta os anexos do edital, que contêm, entre
outros dados, o traçado da nova via. A justificativa apresentada para a omissão
de documentos é o alto volume da papelada que precisaria ser digitalizada. Como
alternativa, a Secretaria de Infraestrutura do Estado pediu aos interessados
que fossem até o órgão para ter acesso pessoalmente às informações.
(Estadão)