Minha Figura

CAXIAS – Hospital Infantil Dr. João Viana, SAMU e Aeronáutica fazem operação para salvar uma vida; paciente de 3 anos foi transferida para Belém

7.7.20

 O Hospital Infantil Dr. João Viana, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Força Aérea Brasileira estiveram unidos em operação, neste domingo (5), para salvar uma vida. A pequena Larissa Cristina Sampaio Duarte, de 3 anos, deu entrada no Hospital Infantil há cerca de quatro dias, após curar-se da covid-19, evoluiu com sinais e sintomas de uma inflamação multissistêmica chamada Síndrome de Kawasaki, que é rara. Embora exista suporte adequado no município, por decisão da família, a continuidade da assistência será feita no Hospital da Aeronáutica em Belém, como explica a médica Dra. Luara Feitosa.

“Foi realizado o primeiro atendimento no consultório de pediatria, onde eu mesma percebi sinais de alarme e encaminhei a paciente para o Hospital Infantil Municipal Dr. João Viana. Lá teve confirmação da hipótese diagnóstica e, então, foi dado todo suporte adequado. É uma paciente que teve diagnóstico de covid-19, mas com segmento IGG+, ou seja curada. A criança evoluiu bem, porém por decisão da família ela irá para Belém, no Pará. O Suporte Avançado do SAMU fará o transporte com segurança. A gente vai levar pra Teresina pelo SAMU, e de lá ela segue pra Belém”, explica a médica do SAMU.

O pai da criança, Jardel Willame, caxiense funcionário da Aeronáutica, agradece ao atendimento e acompanhamento realizado pelo Hospital Infantil.

“A gente foi muito bem tratado, as médicas deram total apoio, agradeço do porteiro, zeladores, médicos super atenciosos”, agradece.

Nossa reportagem acompanhou o embarque da pequena Larissa na ambulância do SAMU de Suporte Avançado até a saída de Caxias, sentido Teresina. Por volta das 17h50 deste domingo, a criança e a família embarcaram em um avião da Força Aérea Brasileira com destino ao Hospital da Aeronáutica em Belém, onde chegaram às 20h, e já havia disponível um leito de UTI de retaguarda.

“Vamos acompanhar de perto e vamos retornar com ela bem, para dar o testemunho para vocês”, frisa Jardel Willame. (Ascom)

0 comentários:

Postar um comentário