Minha Figura

Disputa de quadrilhas estilizadas marca os primeiros dias do ''São João que a gente quer''

23.6.18

Nos dias 22 e 23, o "São João que a gente quer" sedia o Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas Estilizadas, em parceria com a Federação das Quadrilhas Juninas do Maranhão (Fequajuma). É a primeira que Caxias recebe uma etapa estadual de disputa de quadrilhas juninas estilizadas.


Os grupos juninos participantes foram escolhidos em etapas regionais (Médio Mearim, Região Tocantina e Cocais) realizadas pelo estado no período de 13 a 18 de junho.


Uma multidão marcou presença no Parque da Cidade nessa sexta-feira (22) para acompanhar a primeira noite de disputas. Apresentaram-se as juninas: Matutos do Rei, de Açailândia; Beija Flor dos Cocais, de Caxias; Zé da Roça, de Caxias; Bakanas Civilizados, de Coelho Neto; Saia Rasgada, de São João dos Basílios; Mensageiros, de Imperatriz. As quadrilhas restantes se apresentam neste sábado (23), a partir das 18h.

Três jurados avaliam as apresentações, de 7 a 10, nos seguintes quesitos: animação, coreografia, harmonia, figurino, marcador, repertório musical, casamento e o tema. "Eu acho que a cada dia melhora o nível das juninas do Maranhão. É até uma missão difícil para os julgadores o que vimos hoje e o que ainda tem por vir", comentou o produtor cultural José Serra, que integra o júri.

Após a apresentação da última quadrilha junina, a Fequajuma fará a somatória da avaliação dos jurados e divulgará o resultado. Três grupos serão classificados para representar o Maranhão no Campeonato Nacional de Quadrilhas em Boa Vista (RR), no Concurso Nordestão de Quadrilhas Juninas em Mossoró (RN) e no Arraial no Meio do Mundo em Amapá.

Na oportunidade, o presidente da Fequajuma, Maurício Monteiro, parabenizou o apoio dado pela Prefeitura de Caxias. "A prefeitura tem sido uma grande parceira e queremos manter essa parceria, pelo fato de estar prestando um ótimo serviço para os quadrilheiros, por toda a estrutura ser de ponta e pela acomodação elogiada pelos brincantes".

"Temos que oferecer para o povo de Caxias o que tem de melhor. Trazer para cá a escolha das melhores quadrilhas juninas do Maranhão foi uma luta que nós tínhamos, e com isso propiciamos a vinda de mais de 20 cidades conhecerem a nossa história, o nosso São João, e saírem falando muito bem de nós", destacou o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

O "São João que a gente quer" é promovido pela Prefeitura de Caxias, através da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, e sua programação segue até o dia 1º de julho. (Portal Noca)

Programação do dia:

1 comentários:

  1. Lailson Ramos dos Anjos disse...:

    Este ano o evento da festa junina do município esta bem organizado. Toda equipe empenhada para este acontecimento esta de parabéns. é tão tal que esta sediando o Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas Estilizadas, em parceria com a Federação das Quadrilhas Juninas do Maranhão (Fequajuma. toda equipe organizadora mais uma vez meus parabéns.

Postar um comentário