Minha Figura

Experiências brasileiras de promoção social são reconhecidas em outros países

28.12.17
(Agência Brasil - ABr) - Experiências realizadas com êxito no Brasil na área da promoção social e que estão registradas no Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil começam a despertar o interesse de países com problemas semelhantes.

De acordo com o representante da Unesco no Brasil, Ari Mergulhão, em viagens ao Exterior têm procurado difundir as novas idéias brasileiras na solução de antigos problemas por meio de idéias criativas e de baixo custo. E em todos os contatos ele observou que esses conhecimentos vêm sendo bem recebidos, principalmente na África, em países da América do Sul e na Europa. A Unesco tem divulgado as experiências em 170 Países, colocando á disposição os dados nos idiomas português, inglês e espanhol.

No site: www.cidadania.e.com.br, as tecnologias em desenvolvimento podem ser acessadas e já somam cerca de duas centenas . De acordo com o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, a partir do Programa Fome Zero houve um aumento da mobilização social para a implementação de projetos e a entidade tem procurado orientar os interessados quanto aos caminhos para a infra-estrutura, mas não pode atender a todas as necessidades em termos de investimento financeiro. "A ideia é sempre a de trabalhos em forma de parcerias".

E logo mais serão divulgados os sete vencedores da segunda edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, na Tom Brasil, em São Paulo. Concorrem ao prêmio 33 iniciativas de um total de 634 inscrições de todo o país. A cada um dos grupos premiados será oferecido R$ 50 mil.

Entre os selecionados estão o Programa Leite Vida, desenvolvido pela prefeitura de Timon, do Maranhão. Nesse município, o problema da desnutrição infantil, principalmente na faixa até 6 anos, está sendo resolvido de uma maneira muito peculiar. Dois grupos de 20 famílias, das zonas urbana e rural foram selecionados para receber capacitação no manejo de caprinos e ovinos. Cada família recebeu três cabras e um reprodutor de alta linhagem para atender todas matrizes. Com direito a acompanhamento de veterinários e agrônomos, essas famílias estão aprendendo a tirar proveito da criação com geração de renda, além da alimentarem seus filhos com o leite de cabra e os demais sub-extratos no manejo de caprinos e ovinos.

0 comentários:

Postar um comentário