Minha Figura

Ginásio lotado para abertura dos Jogos Escolares de Aldeias Altas/2016

30.6.16
Uma grande festa marcou na última segunda-feira (27) à noite de abertura da 4ª edição dos Jogos Escolares de Aldeias Altas – JEAA/2016. A competição reúne centenas de aldeias-altenses entre esportistas, atletas, técnicos, árbitros, comissão organizadora e imprensa.

A solenidade de abertura ocorreu no Ginásio Municipal que ficou lotado para recepcionar as delegações que adentraram no local de competições perfiladas.

O Prefeito Dr. Tinoco, recepcionou os atletas, autoridades e demais convidados agradecendo a todos pela presença, destacando ainda “que o esforço de todos os participantes no processo de formação física, da amizade, da solidariedade, possibilitando o aprendizado das regras, dos limites, da dedicação, do esforço individual e coletivo é fundamental na formação do caráter de nossos jovens”.

O hino nacional foi executado enquanto os pavilhões eram hasteados. As luzes se apagaram para dar lugar ao brilho do fogo olímpico. A tocha foi conduzida pelo aluno Rafael Gomes, da escola Antonieta Castelo. A pira foi acessa dando início oficial a 4ª edição dos jogos escolares (JEAA).

Coube ao aluno José Luís, do colégio Vidigal Rodrigues Filho fazer o juramento do atleta e Jonas Filho, pelos árbitros.

Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, os jogos tem a participação este ano de escolas da rede pública municipal e estadual, sede e zona rural, nas disputas das modalidades: Queimada, Futsal, Futebol, Beach Soccer, Basquete, Vôlei, Dama, Dominó, Handebol e Atletismo.

O secretário de Esporte do Município, Márcio Gaído, destacou o compromisso da gestão municipal para o desporto escolar. “O esporte nas escolas já foi inserido no calendário obrigatório do município e mais uma vez todo apoio está sendo dado para a realização dos Jogos Escolares. Esse é um compromisso da Prefeitura Municipal com o esporte em nossa cidade”, frisou.

Participam desta edição as escolas: Antonieta Castelo, Luís de Barros, Irmã Maria Telles, Maria do Rosário, Padre Antônio Ferraris, Santa Luzia, Teófilo Dias, Vidigal Rodrigues Filho, Risonha do Povoado São João, João Possedome da Ingá do Zé Adilino e Maria da Conceição.
 
Também prestigiaram a solenidade de abertura o vice-prefeito Gênio, vereadores, secretários da municipalidade, professores e comunidade em geral.

A disputa segue até o dia 2 de julho, quando será conhecido o campeão olímpico e as equipes e atletas classificados para a Seletiva Regional dos Jogos Escolares Maranhenses deste ano.

ASCOM: Aldeias Altas ma/2016








Aldeias Altas ganha Unidade da Indústria do Conhecimento SESI

A Prefeitura de Aldeias Altas, numa parceria com o SESI/SENAI e Federação das Indústrias do Maranhão – FIEMA, entregou a unidade local da Indústria do Conhecimento, um espaço voltado para facilitar o acesso à informação e ao conhecimento ao trabalhador e sua família, estudantes, professores, Ongs, associações, empresas e comunidades, buscando estimular a responsabilidade social e promover a formação continuada por meio de cursos, treinamentos e oficinas.

A solenidade de inauguração ocorreu na manhã do dia 29 de junho e contou as presenças do prefeito Dr. Tinoco, Edilson Baldez e Pedro Robson, Presidente e vice-presidente da FIEMA, respectivamente; Roseli Ramos, Superintendente do Serviço Social da Indústria, Cleide Regina Moraes, Gestora pedagógica do SESI, Celso Gonçalo e Edvan Amâncio, Conselheiros da FIEMA, Edilson Reis, Gerente da Regional SESI-Caxias, vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias e população em geral.

A unidade da Indústria do Conhecimento no município foi denominada João da Costa Ferreira, “O Ferreirinha”, natural de Codó que se radicou em Aldeias Altas, atuou no comércio e entrou na política, sendo eleito vereador e presidiu o parlamento municipal no ano de 1983. Shiara Ferreira, neta do homenageado falou da honra em ver o reconhecimento do trabalho do avô como homem público que atou em Aldeias Altas.

Meu avô exerceu trabalhos importantes a favor da comunidade e vê hoje o nome dele sendo lembrado em uma obra que vai enriquecer a educação de Aldeias Altas, é uma honra. Obrigado a todos”, disse Shiara

O ato inaugural contou com as bênçãos do Padre José Carlos e a palavra do Pastor José Wilson que levaram mensagens de boas-vindas à todos que se utilizarão da Unidade.

A estrutura física da Indústria do Conhecimento segue um padrão em todo o Brasil. Cada uma das unidades contam com 100 m2, 10 computadores com acesso à internet, sendo 01 para gestão da unidade, 24 lugares para leitura, pesquisas, estudos e acervo com mais de 3 mil títulos abrangendo as diversas áreas do conhecimento.

O presidente da Federação das Indústrias do Maranhão, Edilson Baldez, durante a solenidade de inauguração falou da satisfação em poder está entregando esta obra em Aldeias Altas, e ressaltou todo o empenho do prefeito Dr. Tinoco, para que o município recebesse uma unidade do Sesi Indústria do Conhecimento.

O prefeito Dr. Tinoco é um gestor que sempre tem buscado o melhor para sua gente. Nas ações, tem priorizado a educação e foi esse um dos requisitos que nos permitiram essa parceria. É um privilégio entregar essa Unidade que é a 18ª entre os 217 municípios maranhenses. Ou seja, Aldeias Altas está de parabéns e que todos possam usufruir da melhor forma possível dessa Indústria do Conhecimento

Segundo o prefeito Dr. Tinoco, a inauguração da unidade é um momento muito importante para o município. “Nos sentimos lisonjeados em receber esta unidade e por termos sido escolhidos entre os 217 municípios do Maranhão para recebê-la. Agradecemos o apoio e a parceria da FIEMA não somente neste ato, mas também em outras oportunidades e estamos certos que ainda temos muito o que colher com essa parceria inteligente”, frisou.

A Indústria do Conhecimento é um centro multimeios com biblioteca, CDteca, DVDteca, gibiteca e computadores ligados à internet à disposição dos usuários destinados a disseminar informação. O projeto busca facilitar o acesso à informação disponível na mídia impressa, eletrônica e na internet.

Também presentes à inauguração, estiveram representantes da Itapecuru Bioenergia, equipe do SESI-MA, representada pelos monitores: Adriana, Luzane, Cleide, Andressa, Hamilton e Carlos, além integrantes do Programa “Sim, Eu Posso!”, do Governo do Estado.

Sabemos a importância desta obra e espero que ela seja bem aproveitada e zelada. Muitos municípios buscam por uma Indústria do Conhecimento e Aldeias Altas foi agraciada, representando mais educação aos aldeias-altenses, principalmente aos jovens, ao abrir as portas para a leitura, pesquisa e conhecimento de um modo geral”, disse Roseli Ramos.

Ao final da solenidade, houve uma apresentação cultural, com a Dança do Lili, da localidade Novo Estado e também a apresentação da equipe de monitores da Unidade Indústria do Conhecimento de Aldeias Altas, formada por Josélia, Carmelita, Francisca, Ivonete, Antonia, João e Nilson.

ASCOM: Aldeias Altas 2016

RECONHECIMENTO - Parque da Cidade se consagra como o palco adequado para grandes eventos em Caxias


Construído durante a gestão de Márcia Marinho (2001/2004), o Parque da Cidade tem sido desde então o local adequado para grandes eventos em Caxias.

No seu primeiro ano de funcionamento, foi palco do memorável Festival de Verão e também do maior São João já visto em Caxias até aquela data, onde ficou demonstrado que aquele espaço foi uma das grandes ações da gestora que o idealizou.

De lá para cá, no governo de Humberto Coutinho, existiu até uma tentativa tola e inexplicável de mudar o seu nome para “Parque do Povo”. Com o nome de batismo já incutido na cabeça dos caxienses, até mesmo o grupo Coutinho abandonou a cretinice saída da mente doentia de algum dos seus integrantes e já denomina o local de Parque da Cidade nos seus meios de comunicação.

Com espaço suficiente para eventos com mais de 50 mil pessoas, os caxienses se habituaram a comparecer as ações festivas da Prefeitura de Caxias e garantem sempre um público excelente nos festejos juninos ou em qualquer atração que seja feita ali. A localização perfeita e estacionamento para mais de 1000 (mil) veículos fazem daquela arena o destino das famílias que buscam diversão nos eventos oficiais.

Até mesmo no São João “relâmpago”, com duração de apenas 2 dias e com atrações musicais que se apresentam na cidade pelo menos 3 vezes por ano, o público não decepcionou e compareceu em peso no local

Antes do Parque da Cidade, os festejos juninos e outros grandes eventos eram realizados na Praça do Panteon, que, devido ao crescimento populacional do município, já não tinha mais condições de sediar algo que reunisse mais de 12 mil pessoas.

Queiram ou não os atuais ocupantes do Palácio da Cidade, ninguém tira o mérito da ex-prefeita Márcia Marinho ao idealizar e viabilizar um local perfeito para a realização de grandes eventos na cidade.

É só uma questão de reconhecimento e bom senso ao dar os parabéns para quem proporcionou uma obra de grande utilidade para o lazer dos caxienses.

SESI e Prefeitura de Aldeias Altas vão inaugurar Indústria do Conhecimento

29.6.16

A partir da próxima quarta-feira, 29 de junho, a população aldeias-altense passará a contar com a unidade do Sesi Indústria do Conhecimento – um centro multimeios. A instalação dessa unidade é uma parceria entre a Prefeitura de Aldeias Altas com a Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) e intermediação do SESI. A solenidade de inauguração acontece a partir das 9h da manhã.

As Unidades SESI Indústria do Conhecimento são centros multimeios, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, Gibiteca e Internet, onde os usuários terão a oportunidade de acesso à informação e à apropriação do conhecimento.

De acordo com Superintendente Regional do SESI, Adilson Reis, a partir de agora, a população de Aldeias Altas, os alunos das escolas públicas do município terão acesso gratuito à informação em diferentes mídias. “Com a instalação dessa unidade, os moradores do município poderão ler livros, periódicos e também assistir vídeos, além de acessar à internet e inúmeras atividades de promoção da leitura, lazer e cidadania“, explica.

A estrutura física da Indústria do Conhecimento segue um padrão em todo o Brasil. Cada uma das unidades contam com 100 m2, 10 computadores com acesso à internet, sendo 01 para gestão da unidade, 24 lugares para leitura, pesquisa e estudos e acervo com mais de 3 mil títulos, abrangendo, em sua maioria, as diversas áreas do conhecimento.

O País só se desenvolve a partir da educação. É com muito orgulho que entregamos essa obra à população numa parceria com O SESI. Ela traz conhecimento e o desenvolvimento para nossa gente”, destacou o prefeito Dr. Tinoco.

ASCOM: Aldeias Altas 2016

Governo investe R$ 1 milhão para fortalecer a cadeia produtiva de abacaxi de Turiaçu

28.6.16
Governo entrega caminhão refrigerado aos agricultores de Abacaxi Turiaçu
Conhecido pelo sabor adocicado e baixa acidez, o abacaxi produzido pelos agricultores familiares no município de Turiaçu, conta a partir de agora com apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Mais Produção, desenvolvido pelo Sistema da Agricultura Familiar, que está investindo mais de R$ 1 milhão para fortalecer a cadeia produtiva de abacaxi.

Nesta segunda-feira, 27, no povoado Nova Correia, zona rural de Turiaçu, o Sistema da Agricultura Familiar deu início à concretização do sonho dos 200 agricultores produtores de abacaxi ‘turiaçu’ com a entrega de equipamentos agrícolas, como trator com implementos e caminhão refrigerado que serão utilizados para melhorar a colheita e escoar a produção.

Maria Dolores, agricultora e representante da Associação dos Pequenos Produtores do Banta, conta emocionada, que os produtores tinham dificuldades em transportar o fruto devido à falta de equipamentos e que agora, vê o sonho de tantos anos se tornando realidade.

Governo entrega trator e implementos agrícolas em Turiaçu

Acredito que isto aqui é só o começo. A gente sempre sonhou em ter um trator e ter um caminhão para escoar o abacaxi, que fazíamos sempre utilizando lombo dos jumentos e burros. E, agora, com muita fé, teremos condições de produzir mais com o apoio do Governo Flávio Dino. Estou felicíssima com o que está acontecendo em nosso município e tenho certeza que virão mais investimentos para cá” disse entusiasmada a agricultora Maria Dolores.

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, o Governo está incrementando a abacaxicultura de Turiaçu na ordem de R$ 1 milhão que envolve a aquisição de trator, caminhão, fomento para 50 famílias, realização de capacitações sobre a cadeia produtiva, contratação de assistência técnica e outros investimentos.

O abacaxi de Turiaçu é um dos melhores produzidos tanto no Maranhão, quanto no país, e o governador Flávio Dino, sensível ao desenvolvimento do estado pela produção de alimentos, está dando condições para fortalecer a cadeia produtiva de Turiaçu e fazer do Maranhão uma vitrine da cultura do abacaxi,” destacou o secretário Adelmo Soares.

De acordo com o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Júlio César Mendonça, o investimento na cadeia produtiva de abacaxi Turiaçu marca uma nova vida para os agricultores que terão assistência técnica.

Dada a importância estratégica do abacaxi Turiaçu para o Maranhão, conhecido nacionalmente, o governador Flávio Dino determinou que o Sistema SAF pudesse fazer uma ação não só de entregar os equipamentos, mas tirar estes agricultores da subsistência para que evoluam ao estágio de produção e comercialização organizada,” ressaltou o presidente Júlio César Mendonça.

O modo de cultivo que até então é rústica e tradicional, passa a contar com assistência técnica do Sistema SAF, o que irá gerar uma maior produção e rentabilidade para os produtores de abacaxi ‘turiaçu’.

Seu José Paz, produtor do povoado Serra dos Paz, informou que a média de colheita do abacaxi “turiaçu” é de 6 milhões de toneladas/ano e espera com o apoio que triplique a produção. “Nós precisávamos muito desses equipamentos para facilitar nossa produção. Acredito que daqui a um ano estaremos em outro nível e já prevemos ano que vem a colheita entre 9 a 10 milhões de toneladas,” pontuou o agricultor José Paz.

Presente no evento, o secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Julião Amim, afirmou que o Governo do Estado está demonstrando mais uma vez o compromisso que tem com os pequenos produtores.

O Governo do Estado está oferecendo toda a estrutura para fortalecer a produção de Turiaçu, que é conhecido no país inteiro e que, infelizmente, vinha perdendo mais da metade da produção devido à falta de apoio. E, agora, de forma concreta, os agricultores familiares de abacaxi contam com o apoio de todo Sistema SAF e da Setres que darão juntas suporte técnico e condições associativistas e cooperativistas para que de forma organizada possam produzir,” finalizou o secretário Julião Amim.

Toca do Vale arrasta multidão no festejo junino em Aldeias Altas

Na noite desta segunda-feira (27), o Arraiá Daqui Pra Melhor ficou pequeno para o público que lotou o terreirão junino e acompanhou a apresentação do forrozeiro Toca do Vale, uma das atrações mais aguardadas no festejo junino promovido pela Prefeitura de Aldeias Altas.

Uma superestrutura de palco, som e luz fez parte do cenário do melhor São João do interior do Estado que em quatro noites de festa já apresentou 5 atrações musicais e 20 folclóricas, entre quadrilhas, Bumba-bois e danças regionais.

Após os espetáculos à parte dado pelas quadrilhas juninas; no palco principal Toca do Vale comandou a noite e ao lado do público cantou seus maiores sucessos, contagiando a multidão com a sua alegria e entusiasmo.

Durante sua apresentação o artista falou da satisfação em poder cantar no São João de Aldeias Altas. “Essa superestrutura só foi possível porque a prefeitura se empenhou para levar o melhor a população. Estou muito feliz com a presença do público, reavivando o sentimento das tradições juninas da cidade”, ressaltou.

Segundo o prefeito Dr. Tinoco, o objetivo é fazer com que o povo se sinta orgulhoso do evento. “Sempre investimos na qualidade de nossos eventos, e na festa junina não seria diferente e o resultado foi o que vimos hoje, uma multidão se divertindo e prestigiando o nosso São João que é sem dúvidas o melhor dos últimos anos”, finalizou.

ASCOM: Aldeias Altas – MA/2016

Seguranças da AL-MA expulsam editor do ATUAL7 durante investigação de fantasmas

Todos são PMs cedidos pelo Comando para a Assembleia. Eles foram identificados como Major Diógenes e Sargento Vasconcelos

O editor do ATUAL7, Yuri Almeida, foi expulso da sala de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, na tarde desta segunda-feira 27, durante investigação sobre a existência de fantasmas na Casa. A ação foi feita por seguranças da AL-MA, que foram chamados para abordar o blogueiro ainda dentro do setor.

Almeida aguardava atendimento por parte do diretor-geral do RH da Assembleia Legislativa, Eduardo Pinheiro Ribeiro, sobre a sua adjunta no RH, a advogada Luana Saboia Almeida. Nomeada na Casa, na gestão do presidente Humberto Coutinho (PDT), desde fevereiro do ano passado, Luana recebe quase R$ 10 mil por mês sem precisar ir trabalhar. Ela é filha do desembargador Luiz Gonzaga de Almeida Filho.

Há cerca de um mês, o ATUAL7 vem revelando quem são os fantasmas da AL-MA e como a Casa vem manobrando para ser desobrigada de forneçer à Justiça a relação completa de todos os deputados estaduais e servidores (efetivos, comissionados, contratados e requisitados) lotados na Casa, com indicação de cargo, remuneração do mês de maio deste ano (inclusive verba de gabinete e eventuais vantagens) e lotação.

Atentado à Liberdade de Imprensa e Informação

Ao chegar na sala do RH, o editor do ATUAL7 identificou-se, informou que estava produzindo uma reportagem sobre os fantasmas da AL-MA, e pediu para falar com Luana Saboia Almeida, por ela ter sido apontada como uma das centenas de funcionárias fantasmas da Assembleia Legislativa. A atendente, identificada apenas como Alice, inicialmente disse que não poderia dar nenhuma informação a respeito de servidores, mas logo depois mudou a versão e informou que havia uma Luana trabalhando no setor, mas não soube informar quem era, que horas pode ser encontrada e nem o que faz.

Um outra pessoa do RH, não identificada, foi chamada. Esta, porém, afirmou que não daria qualquer informação até saber quem estava passando informações sobre a existência de fantasmas na AL-MA. Alertada de que estava negando informações públicas, ela informou que iria chamar o diretor do RH, e que somente ele poderia passar as informações solicitadas.

Minutos depois de espera, dois seguranças da Casa, identificados como Major Diógenes Azevedo (foto acima) e Sargento Vasconcelos, acompanhados de uma segurança ainda não identificada, chegaram na sala perguntando "quem era". O editor do ATUAL7 foi então apontado pelas duas pessoas do RH, e ordenado pelo Major Diógenes e pelo Sargento Vasconcelos a se retirar do local. Ao questionar o porque da ordem e quem a havia determinado, o Major Diógenes respondeu que o blogueiro não poderia chegar no RH fazendo "aquele tipo de pergunta" e que só poderia entrar na AL-MA após se identificar no setor de Segurança. Os seguranças passaram então ameaçar o blogueiro para que saísse do local, do contrário seria retirado a força.

Ciente do atentado grave contra a liberdade de imprensa e de informação, Yuri Almeida avisou aos seguranças que eles estavam agindo em abuso de autoridade, e pediu que eles parecem de ameaçá-lo e gritar com ele. Alterado, o major Diógenes Azevedo aumentou ainda mais a voz e passou a perguntar se Almeida o estava ameaçando. O blogueiro informou que não era ameaça, mas um pedido para que o respeitasse e não alterasse a voz, pois ele estava no local apenas fazendo o seu trabalho. O major disse que iria continuar falando do mesmo jeito, pois quem dava as ordens ali era ele.

Neste momento, as duas funcionárias do RH informaram a Yuri Almeida que ele não seria atendido pelo diretor-geral do setor e que qualquer informação sobre servidores só poderia ser dada pelo diretor de Comunicação da Assembleia, Carlos Alberto. O major e o sargento, então, obrigaram Almeida a sair da sala, alertando que ele não teria mais porque continuar no local após o diretor Eduardo Pinheiro Ribeiro informar que não iria recebê-lo.

Ação foi registrada por câmeras

Já no corredor que dá acesso ao RH, os seguranças ainda disseram que o blogueiro deveria acompanhá-los, e voltaram a afirmar que Almeida só poderia voltar ao local após autorização do setor de Segurança da Casa. A segurança ainda não identificada disse que para ir ao local seria necessário primeiro protocolar um pedido para, se aceito, autorizar a volta ao local.

O editor do ATUAL7 ainda se identificou, por meio de documentos, aos seguranças, e informou que toda a ação seria denunciada ao presidente do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa, jornalista Jorge Vieira, inclusive informando os nomes de ambos. O Sargento Vasconcelos apontou então para o crachá funcional e disse que não temia qualquer ação, pois ele era PM.

Toda a ação foi registrada pelas câmeras de segurança do RH e do corredor que dá acesso ao setor, e acompanhada por pelo menos 10 servidores do Recursos Humanos. As imagens das câmeras serão solicitadas.

Yuri Almeida ainda tentou falar com o diretor de Comunicação, Carlos Alberto, sobre o ocorrido. No Complexo de Comunicação da Assembleia, porém, um outro segurança informou que não havia ninguém no local além dele. O editor do ATUAL7, que passou a ser monitorado por todos os seguranças da Casa, ainda tentou falar com o chefe de Segurança da AL-MA, Coronel Marco Antônio Pimentel, porém foi informado por seus subordinados de que o coronel estaria em reunião e que não poderia atendê-lo.

Prefeitura de Aldeias Altas vai realizar mais uma edição dos Jogos Escolares

27.6.16
Começa neste dia 27 de junho, mais uma edição dos Jogos Escolares de Aldeias Altas (JEAA), promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, reunindo este ano centenas de alunos-atletas de escolas da rede pública municipal e estadual, sede e zona rural, nas disputas das modalidades: Queimada, Futsal, Futebol, Beach Soccer, Basquete, Vôlei, Dama, Dominó, Handebol e Atletismo.

Segundo o secretário municipal de Esportes Márcio Gaído, trata-se de um evento que tem por finalidade promover o intercâmbio entre os alunos das escolas de todo o município, de forma a direcioná-los à prática esportiva e à formação da cidadania. "Ao participar do evento, os estudantes respeitam regras, constroem valores e promovem benefícios à saúde física e psicológica", destacou

O evento será aberto oficialmente, no Ginásio Poliesportivo de Aldeias Altas a partir das 17h. Na oportunidade, será acesa a pira olímpica, haverá execução do Hino Nacional e Municipal.  Cada escola irá desfilar devidamente uniformizada e com placa de identificação. As disputas seguem até o dia 2 de julho.

É através da educação e do esporte que crianças, jovens e adolescentes vão ter um bom desenvolvimento pessoal e quando a gente estimula a participarem dos jogos escolares, estamos levando para eles mais saúde, mais educação, mais conhecimento, mais alegria e interação para a classe estudantil”, enfatizou o prefeito Dr. Tinoco

ASCOM: Aldeias Altas 2016

Nova pesquisa Escutec realizada em Caxias mostra estranha migração de intenção de votos

Pois é! Não tem como não colocar dúvidas em toda pesquisa Escutec realizada em Caxias.

De propriedade do empresário Fernando Júnior, que estava preso até o início do ano por corrupção pela Polícia Federal, e que tem um histórico de dezenas de milhões recebidos da Prefeitura de Caxias nas gestões coutinhianas, o Instituto de pesquisa é o favorito de Humberto Coutinho para fazer sondagens no município.

Realizada entre os dias 10 e 16 de junho, a pesquisa só foi registrada no TRE no dia 20, ou seja, 4 dias depois do seu término e quando os contratantes já sabiam o resultado. Sabiam e esperaram 4 dias para decidir pelo registro da mesma.

Sinceramente, não consigo encontrar algum sentido nessa demora, pois mesmo com o resultado favorável, demoraram uma eternidade para decidir pela divulgação.

Vamos primeiro aos números da pesquisa, os respectivos cenários traçados e em seguida alguns comentários do blogueiro:

A pesquisa ouviu 1500 eleitores e foi registrada no Sistema Pesqele do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-09062/2016, com autorização para ser publicada a partir do dia 26/06/2016. A margem de erro da pesquisa é de 2,0% para mais ou para menos. E o intervalo de confiança é de 95%.

No mais provável cenário eleitoral que se verifica hoje em Caxias, o Instituto Escutec perguntou aos eleitores: Se as eleições fossem hoje, e sendo estes os candidatos, em quem o(a) Sr.(a) votaria para prefeito. Veja as respostas:

Léo Coutinho: 32,3%, Fábio Gentil: 24,8%, Paulo Marinho: 15,8%, Nenhum deles: 11,3% e NS/NR: 15,8%.

O Escutec também simulou cenários com apenas duas candidaturas, e o resultado tendo Léo Coutinho x Paulo Marinho Jr foi o seguinte:

Léo Coutinho: 36,5% X Paulo Marinho: 23,4%. Nenhum deles: 22,7% e NS/NR: 17,5%.

Noutro cenário também com apenas duas candidaturas, desta vez com Léo Coutinho x Fábio Gentil, o resultado foi:

Léo Coutinho: 33,9% X Fábio Gentil : 30,7%. Nenhum deles: 18,3% e NS/NR: 17,1%. (JP)

Os dados destacados nesta postagem foram extraídos do site da TV Sinal Verde, que foi a contratante da referida pesquisa.

Nos cenários apresentados, muito se estranha na movimentação dos eleitores quando se retira o nome de Paulo Marinho Júnior da disputa.

No primeiro cenário, com três candidatos, Léo Coutinho tem 32,3%, Fábio Gentil surge com 24,8% e Paulo Marinho Júnior com 15.8%, sendo que 11,3% dos entrevistados disseram não ter intenção de votar em nenhum deles e não sabe ou não respondeu chega a 15,8% dos pesquisados, o que eleva a quantidade de indecisos para 27,1%.

Na segunda simulação do Instituto Escutec, com apenas Léo Coutinho e Paulo Marinho Júnior como candidatos, os números foram: Léo Coutinho 36,5% X Paulo Marinho Júnior 23,4%, sendo que o número daqueles que disseram que não votavam em nenhum deles chega a incríveis 22,7% e não sabe ou não respondeu 17,5%, o que coloca os indecisos ou que podem mudar o voto para 40,2%.

Já no terceiro cenário, quando se colocam Léo Coutinho e Fábio Gentil como candidatos, os 32,3% da primeira pergunta somam agora 33,9% para Léo Coutinho e os 24,8% apontados para Fábio Gentil chegam agora a 30,7%, sendo que o número daqueles que não deseja nenhum deles como prefeito alcança 18,3% e não sabe ou não respondeu são 17,1%.

Bem, não tenho como não questionar os números da pesquisa Escutec, pois, a essa altura do campeonato, é muito difícil imaginar que um eleitor de Paulo Marinho Júnior fique sem saber em quem votar caso o mesmo não seja candidato.

Nessa pesquisa, com a saída de PMJ, Léo Coutinho herdaria 1,6% da intenção de votos e Fábio Gentil 5,9%, sendo que 8,3% dos eleitores marinhianos entram para o universo daqueles que não sabem ou não responderam.

Apesar dos pesares, a pesquisa não fez nenhum questionamento ao eleitor sobre o apoio de Paulo Marinho Júnior a Fábio Gentil, o que certamente iria dar mais credibilidade a sondagem e os números seriam bem mais confiáveis.

Por outro lado, a pouca empolgação dos mensalinhos e fantasmas da Assembleia nas redes sociais mostrou que nem mesmo eles ficaram satisfeitos com os números.

Vamos aguardar mais só um pouquinho para que os integrantes da oposição se entendam e declarem publicamente os caminhos que irão seguir nestas eleições.

Após, e caso haja a união das oposições, teremos um quadro bem mais real para medir o humos dos caxienses.

Toca do Vale faz a festa neste dia 27, no Arraiá Daqui Pra Melhor

26.6.16
O cantor forrozeiro Toca do Vale é a grande atração desta segunda-feira, 27, quarta noite do festejo junino no município de Aldeias Altas. Antes, no Arraiá Daqui Pra Melhor, o público poderá prestigiar as quadrilhas que mantém viva a tradição do São João.

Em seguida, no show mais esperado deste festejo junino, todo agito contagiante de Toca do Vale, cantando os melhores sucessos que marcaram sua carreira e que será levado ao grande público.

Toca do Vale sobe ao palco por volta da meia noite, logo após Rafael Barone e promete fazer uma das melhores noites juninas que Aldeias Altas já presenciou.

ATRAÇÕES DESTA NOITE
27/06 /2016
19:00h - Quadrilha Caipira Mirins (Escola Tia Anália Araújo) 
19:30h - Quadrilha Sapequinha (Escola Maria Telles)
20:00h - Quadrilha Levanta Poeira (Escola Padre Ferraris)
20:30h - Quadrilha Perdidos na Roça (Bairro São Francisco)
21:00h - Peça Teatral “A Saga de João Batista” (Igreja Católica)
22:30h - Rafael Barone
00:00h – Toca do Vale

ASCOM: Aldeias Altas 2016

Quadrilhas mirins e muito forró marcam segunda noite junina em Aldeias Altas

Mais uma vez um grande público prestigiou o Arraiá Daqui Pra Melhor 2016, em Aldeias Altas. Neste sábado, 25, segunda noite de apresentações, o terreirão junino foi invadido pela criançada, que deu um espetáculo à parte, ganhando aplausos dos expectadores.

A primeira atração da noite foi a quadrilha Não Empurra Que é Pior, seguida da Dança da Peneira e também pelo grupo de Carimbó, ambos da escola Elizangela Viera; Ritmos sincronizados e animação levados ao público pelos pequeninos de forma bem carismática.

Quem também deu o ar da graça no Arraiá Daqui Pra Melhor foi a Quadrilha Caipiras do Sertão, da escola Maria da Conceição, que levou ao terreirão junino um brilho a mais à festa, com suas vestes, passos e ritmo caipira.

Outro momento que chamou a atenção foi a atração apresentada pela Secretaria da Mulher, que através do Mix Brasil Dance, envolveu o público com uma diversidade de danças e aeróbica, no ritmo de São João.

No palco principal, a Banda Forró Absoluthe garantiu a empolgação do público com músicas tradicionais e outros sucessos que fazem parte da festança junina.

Estou muito feliz, na condição de prefeito municipal, poder proporcionar para os aldeias-altenses essa bonita festa que reúne crianças, adultos, idosos, enfim é uma festa de seis dias para toda a família. Eu fico encantado com o entusiasmo desses apaixonados pelo Nordeste e suas tradições. Tenho certeza que estamos fazendo aquilo que está ao nosso alcance para incentivarmos a arte popular e as manifestações folclóricas”, ressaltou o prefeito Dr. Tinoco.

E a festa continua neste domingo, 26, com direito a apresentações de quadrilhas de Aldeias Altas e de Caxias, além do arrasta pé com o Forró no Grau.

Venha prestigiar mais uma noite do Arraiá Daqui Pra Melhor em Aldeias Altas, o melhor São João do interior do Estado.

PROGRAMAÇÃO

26/06/2016
19:00h - Quadrilha de Qualquer Jeito (Escola Maria do Rosário)
19:30h - Quadrilha Moral Vip. (Escola Antonieta Castelo) 
20:00h - Quadrilhas IAM (Da Infância e Adolescentes Missionários)
20:30h - Quadrilhas dos Funcionários Públicos Municipais 
21:00h - Quadrilha Flor do Sertão (Colégio Inácio Passarinho)   
21:30h - Dança do Cacuriá (Colégio Inácio Passarinho)
22:30h - Forró no Grau

27/06 /2016
19:00h - Quadrilha Caipira Mirins (Escola Tia Anália Araújo) 
19:30h - Quadrilha Sapequinha (Escola Maria Telles)
20:00h - Quadrilha Levanta Poeira (Escola Padre Ferraris)
20:30h - Quadrilha Perdidos na Roça (Bairro São Francisco)
21:00h - Peça Teatral “A Saga de João Batista” (Igreja Católica)
22:30h - Rafael Barone

28/06/2016
Noite dedicada à Assistência Social
19:00h – Grupo de 03 a 06 anos, Grupo Doce Encanto e Criança Feliz – Dança da Saia 
19:25h - Grupo de Idosos Quadrilha Feliz Idade
19:50h - Pequeno Príncipe e Art’ Rua (Carimbó)
20:15h - Grupo 07 à 14 anos, Quadrilha Raio de Sol e Mundo Encantado
20:40h - As Maria As Poderosas -Dança do Xaxado (Grupo de Mulheres)
21:05h - Grupo Art’ Rua Crianças 13 a 17 anos – Quadrilha 
21:30h - Serviço de Convivência da Ingá (Dança da Cana)
22:00h – Forró Eu e Tu    
00:00h - Forró Skema 4

29/06/2016 
19:00h – Desfile das Rainhas Caipiras
19:30h – Boi da Lagoa (Escola São João Batista)
20:00h – Quadrilha Nova Geração (Bairro Vila Rita Reis)
20:30h– Dança do Lili (Localidade Novo Estado)
22:30h - Banda Cavalo Branco

ASCOM: Aldeias Altas/2016

Primeira Agritec de Grajaú leva conhecimento a agricultores familiares da região médio sertão

25.6.16
Governador Flávio Dino durante a abertura da Agritec Grajaú. Foto: Gilson Teixeira/Secap

Fiquei muito feliz de presentear o Governador Flávio Dino com a cesta de produtos da minha horta. Antes eu trabalhava na roça. Quando surgiu o Programa Mais IDH e fui selecionada pelos técnicos, que atendem o município de Arame, parei o trabalho na roça e comecei a viver da produção do sisteminha (que engloba criação de peixe em tanque de lona, galinha caipira, horta)”, enfatizou dona Rosilene Alves, agricultora familiar atendida pelo  Programa Mais IDH do Governo do Estado e que durante o lançamento da primeira Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão- Agritec, realizada no município de Grajaú na manhã desta quinta-feira (23), presenteou o Governador com uma cesta de produtos da agricultura familiar.

Durante o evento o Governador anunciou e assinou termo de cooperação técnica com o município de Arame. O Termo beneficiará 20 agricultores familiares atendidos pelos técnicos do Programa Mais IDH, com o recurso de R$ 70 mil para execução do Programa de Aquisição de Alimentos- PAA. A execução será direta com o Estado por meio da secretaria de Estado da Agricultura familiar- SAF.

No mês de maio, o Maranhão foi beneficiado com uma portaria para execução direta do PAA com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no valor de R$ 3.250.000,00. O Sistema SAF irá priorizar 990 agricultores dos 30 municípios do MAIS IDH.

Com essa novidade eu fico mais feliz porque é uma motivação pra gente produzir mais. É muito bom a gente cultivar e ter a certeza que vamos vender nossa produção”, concluiu a agricultora de Arame.

Esta já é a sexta Agritec realizada pelo governo. Escolhemos Grajaú porque acreditamos no potencial produtivo do município e durante a Feira os agricultores familiares terão conhecimentos importantes para incrementar e desenvolver o município de Grajaú por meio da Produção”, explicou o governador, que aproveitou para informar a doação de uma área de domínio, medindo 910,25m, para construção de um Centro comunitário e cultural no povoado Alto Brasil, em Grajáu.

Outra novidade anunciada na Agritec foi a entrega de 18 kits Feira (bancas, balanças, gaiolas, caixa de isopor, jalecos, bonés, camisas) do Programa Mais Produção para os agricultores familiares da Regional da Agerp de Barra do Corda. Com as barracas, agricultores familiares, como dona Rosilene de Arame, poderão comercializar seus produtos de forma mais adequada. Além dos equipamentos, os agricultores receberão capacitação sobre comercialização e higiene.

O Governo do Estado ao realizar a Agritec tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de nossos produtores rurais e torna-los agentes transformadores e atores principais na economia do Estado. Aqui nós temos o Cacique da Aldeia Morro Branco, Sebastião Bento Guajajara, participando da abertura da Agritec, isso mostra que estamos no caminho certo, porque o governo Flavio Dino é um governo de Todos Nós”, enfatizou o secretário de Estado da Agricultura Familiar Adelmo Soares.

Queremos que a Agritec continue sendo feita no Maranhão, não tem estado forte sem a Agricultura Familiar”, disse o presidente Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), Chico Miguel, representando todos os movimentos sociais que no evento expuseram seus produtos e participaram das capacitações.

A Agritec é uma realização do Governo do Estado do Maranhão, por meio do Sistema SAF (composto pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), em parceria com Embrapa/Cocais, Sebrae, Prefeitura municipal de Codó e Movimentos Sociais (Aconeruq, Fetaema, Fetraf-MA, MIQCB e MST).

A abertura da Agritec do Território médio sertão contou com a presença marcante dos secretários de estado, do presidente Agerp, Júlio César Mendonça e a presidente da ITERMA, Margareth Teixeira, movimentos sociais, Sindicatos dos trabalhadores rurais de diversos municípios vizinhos, Vice prefeito de Grajaú, Abimael Gomes, presidente da Câmara dos vereadores de Grajaú, Marinaldo do Gesso, o Gerente Regional do SEBRAE Grajaú,  Wamberg Amaral, Valdemício de Sousa, chefe geral da  Embrapa Cocais,  gestora regional da Agerp de, além de agricultores familiares,  instituições financeiras e academia.

Com apoio do Uniplam, atleta maranhense supera adversidades e enumera conquistas

Ney Paranaguá é um dos entusiastas da carreira 
da atleta Cleudilene Ramos
Nervosismo. Batimentos cardíacos disparados. E o anseio por chegar na reta final. Essas são algumas das sensações que a atleta maranhense Cleudilene Ramos sente a cada campeonato de corrida que disputa pelo Nordeste. A atleta que começou a correr aos 11 anos de idade, por influência da irmã, Deuzilene Ramos, hoje é uma das maiores campeãs do esporte na região.

Nascida em Pedreiras no Maranhão, a atleta atualmente tem 29 anos de idade. E conta que a corrida é uma das maiores paixões de sua vida. “Treinava e participava de jogos escolares na adolescência. Mas com o passar dos anos tive que abrir mão do esporte por causa de necessidades financeiras”, conta. Felizmente, Cleudilene retornou às pistas de corridas como atleta profissional. “Voltei a treinar em 2012 com muitas dificuldades e consegui subir alguns pódios”, disse.

A partir de 2014, a carreira da atleta alcançou novos horizontes e patamares. Nesse ano, ela conheceu Ricardo Sousa que se tornou seu treinador. “Ele foi decisivo para as minhas vitórias. Pois a partir dos seus ensinamentos, dicas e orientações passei a melhorar como corredora”, disse a jovem emocionada.

A atleta que sustenta a família, principalmente a filha de cinco anos de idade, afirma que a ajuda do Uniplam também foi fundamental para as suas conquistas. “Conheci o Ney Paranaguá (sócio da empresa) durante uma corrida realizada em Teresina. No evento, conversei com ele e pedi o seu apoio. Ele afirmou que me apoiaria se eu me mudasse para Caxias. Foi então que mudei para lá e hoje sou uma das atletas patrocinadas pelo Uniplam”, acrescenta.

Cleudilene que treina todos os dias, nos turnos da manhã e tarde, pontua algumas premiações de destaque que acumula desde 2012: Bicampeã da Corrida Mirante(São Luís); Corrida Miguel Pereira(Teresina); Corrida Sesi do Trabalhador(São Luís), entre outras. A vitória mais recente da atleta foi em maio quando ganhou em primeiro lugar geral na Corrida do Pessoal da Caixa, realizada em São Luís.

Em busca de uma nova vitória, a atleta agora está suando a camisa para ganhar a Corrida Vale Superar 2016, que será realizada domingo (26), na capital maranhense. “Com o apoio do meu treinador e do Uniplam, tentarei conquistar mais uma vitória”, disse entusiasmada.
 

Sobrou pro assessor!!! Com medo da repercussão negativa, Prefeitura de Caxias cancela “camarote vip” de festa feita com recurso público

Sobrou pro assessor: Thiago Miranda anuncia a ‘novidade’, prefeito não sabe 
da ‘novidade’ e ‘novidade’ é cancelada

Para quem tem dinheiro sobrando em tempos de crise, a Prefeitura de Caxias estava dando a oportunidade de um São João inesquecível no início da próxima semana.

Com a promessa de “vista privilegiada dos shows, decoração temática, banheiros exclusivos, OPEN BAR de cerveja Itaipava a noite inteira” o produtor e promoter Thiago Miranda, o mais próximo assessor do prefeito Léo Coutinho, convidava nesta quarta-feira, 22, no seu perfil no facebook, para a grande novidade no São João de Caxias.

Com o patrocínio da cerveja Itaipava, o acesso ao tal “Camarote Vip” custaria R$ 80 reais por noite ou R$ 150 reais pelos dois dias da festa pública.

Sendo uma festa pública, bancada com dinheiro público e feita em local público, o São João de Caxias chegou a ser anunciado por parte da mídia palaciana como sendo uma festa “grátis”.

Apesar da redundância e do apelo de que o evento seria “de graça”, acabaram esquecendo de dizer isso ao prefeito Léo Coutinho.

A empresária Angela Machado chegou a questionar Léo Coutinho na rede social sobre a tal gratuidade do evento junino: “o camarote tb é de graça?”, perguntou Angela para um surpreso Léo Coutinho: “Angela não temos camarote no evento. Ao menos, da Prefeitura não. Haverá uma cabine da TV para fazer a cobertura, mas bem pequeno. Vamos ficar todos juntos no evento!”. “Então Thiago se equivocou? Ou fez propaganda enganosa?”, devolveu a empresária colando um print da postagem do assessor Thiago Miranda e recebendo o silêncio do prefeito como resposta.

Com o assunto “bombando” nas redes sociais, o telejornal da TV Mirante em Caxias fez nesta sexta-feira, 24, uma reportagem explorando o caso e as incoerências diante da cobrança de entrada de camarote numa festa feita com recursos públicos.

Em nota enviada à TV Mirante a Prefeitura de Caxias disse que houve apenas “a cogitação de um camarote feito por uma empresa patrocinadora, mas que não haveria mais”. Quanto ao questionamento sobre a postagem do assessor Thiago Miranda, a mesma nota limitou-se a dizer que o mesmo não faz mais parte dos quadros da Prefeitura de Caxias.

Apesar da negativa da Prefeitura sobre o camarote, a reportagem da Mirante exibiu a montagem do mesmo no Parque da Cidade e bem em frente ao palco, no que seria a “vista privilegiada” que Miranda anunciou no facebook.

O atual governo em Caxias consegue protagonizar lambanças como essa rotineiramente. A falta de sensibilidade diante de temas tão delicados, como uma festa bem aquém das possibilidades do município, e reservando um espaço privilegiado para aqueles mais abastados soa como um deboche.

Quanto ao fato do assessor Thiago Miranda não fazer mais parte dos quadros do governo Léo Coutinho, lamento informar que isso é bem mais difícil que o rompimento de toda a bancada governista na Câmara Municipal com o Palácio da Cidade.

O anúncio de que o assessor teria sido provavelmente afastado por conta do episódio soa apenas como uma tentativa de encontrar algum culpado por mais uma lambança dessa administração.

Aos contrários só resta reclamar, pois Léo Coutinho foi eleito democraticamente pela maioria para comandar os destinos da cidade até 31 de dezembro de 2016.

Até lá é aguentar as consequências da escolha feita em outubro de 2012.

Tá demais!!! Por apenas R$ 5 reais você pode ganhar um carro 0km no Sabiá dá Sorte deste domingo

E ainda tem as 10 rodadas da sorte de R$ 100 reais

O Sabiá dá Sorte deste domingo continua surpreendendo.

É que o prêmio principal é um carro 0km  e o seu termo de doação por apenas R$ 5 reais.

Na compra do seu termo de doação no valor de apenas R$ 5 reais, 50% do valor retorna para você na recarga do seu gás de cozinha (confira mais detalhes no termo de doação disponível nos pontos credenciados)

Confira a premiação completa:

1o PRÊMIO: 01 poupança de R$ 2 mil reais.

2o PRÊMIO: 01 poupança de R$ 2 mil reais.

3o PRÊMIO: 01 Corsa Classic 0km.

Isso mesmo. Um Corsa Classic 0km.

O Sabiá dá Sorte é importante para manutenção de mais de 400 crianças que dependem da Escolinha de base do Sabiá Futebol Clube e também faz doações semanais para a Fazenda da Esperança.

E atenção

O sorteio será transmitido ao vivo pela TV Sinal Verde, a partir das 10h deste domingo, pela Rádio Tropical FM, além da rádio FM Nova Cidade do município de São João do Sóter.

Não fique de fora!

Aldeias Altas celebra o Dia do Padroeiro São João Batista

24.6.16
As festas juninas tem um sabor diferente no município de Aldeias Altas (MA), pois o santo mais festejado do período também é o padroeiro da cidade: São João Batista, que é comemorado neste dia 24 de junho.

E pensando na veneração católica do povo aldeias-altense, a Prefeitura Municipal tem investido no turismo religioso. Uma das grandes obras do Executivo para a renovação da fé foi a construção de uma imponente imagem de São João Batista, erguida no Santuário que leva o mesmo nome.

O Santuário reúne centenas de fiéis durante as celebrações campais e se transformou em um local de romaria, uma vez que, passou a ser o ponto mais alto do da cidade, com uma visão privilegiada aos visitantes.

Neste dia 24, tradicionalmente a Paróquia de São João Batista e Santa Terezinha, celebra com missa o Padroeiro de Aldeias Altas.

O padre Sérgio pároco da cidade ressalta que é importante a população participar, oportunidade para crescimento espiritual. Ele destaca que a devoção ao padroeiro vem crescendo, devido São João Batista ser um santo de forte devoção.

O Prefeito Dr. Tinoco garante que a construção do Santuário foi uma maneira de contribuir e demonstrar a religiosidade dos aldeias-altense e estimular o festejo do Padroeiro que ano pós ano, atrai uma multidão de católicos, vindos de várias partes da cidade e até de outros municípios.

“É uma das datas mais importantes de nosso calendário religioso. Momento de renovar a fé. E, a contribuição que pudemos dar como gestor público, foi a construção desse Santuário que é um compromisso cristão com a população de Aldeias Altas que venere nosso Padroeiro, pedindo bênçãos à todos nós”, ressalta o prefeito Dr. Tinoco.

É um momento de fé, de união das pessoas e das famílias, e uma referência para o nosso turismo e para a nossa economia, isso porque, a festa do nosso Padroeiro atrai multidões de católicos da cidade e de outros localidades em visita ao Santuário de São João Batista”, destaca o vice-prefeito Gênio

São João Batista

Segundo a Igreja Católica, na narração do Evangelho de São Lucas, João Batista era filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e considerado pelos cristãos como o precursor do prometido Messias, Jesus Cristo. Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adotados pelo cristianismo.

ASCOM: Aldeias Altas 2016