Minha Figura

Governo garante assistência técnica aos agricultores familiares do ‘Tabuleiros de São Bernardo’

31.3.16

O Sistema de Agricultura Familiar, composto pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), visitou nesta quarta-feira, 30, o perímetro irrigado ‘Tabuleiros de São Bernardo’, em Magalhães de Almeida, para dar continuidade às atividades de revitalização do projeto.

Criado há 30 anos com o objetivo de gerar produção de fruticultura irrigada, tirar famílias da pobreza e combater a seca, o projeto ‘Tabuleiros de São Bernardo’, executado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), será retomado após assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o Estado e o Dnocs para alavancar a produção agrícola no Maranhão.

Após tantos anos sem a assistência necessária, os irrigantes do Tabuleiro de São Bernardo esperam deste governo a ação concreta que vai ajudá-los crescer e contribuir com o desenvolvimento do estado, diminuindo nossas importações de frutas, verduras e hortaliças. Com a visita técnica e o diálogo com os produtores, poderemos agir de forma ainda mais precisa na reativação do projeto, com a celeridade determinada pelo governador Flávio Dino”, destacou o secretário de Agricutlura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Márcio Honaiser.

O presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, acompanhou a visita ao local e reuniu com a equipe do Governo, Dnocs e irrigantes, e dialogou com os presentes ressaltando a importância do projeto para a agricultura familiar e garantiu Assistência técnica (Ater) para as famílias de produtores.

O Governo vai levar ações para revitalizar o Tabuleiros e a Agerp colaborará na gestão levando Assistência técnica (Ater) e conhecimento às famílias dos agricultores familiares, pois sabemos que a Ater é fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar”, disse o presidente Júlio César Mendonça.

São 78 famílias associadas e beneficiadas pelo ‘Tabuleiros de São Bernardo’ que utilizam pouco mais de 327 hectares – da área total de 11 mil hectares - para a produção de banana, melancia, coco, limão, tangerina, laranja, mamão, goiaba e caju. A primeira fase de revitalização do projeto planeja ampliar para 5 mil hectares para a produção de fruticultura irrigada, com a mescla de agricultura familiar e empresarial ampliando.

O superintendente de Reordenamento Agrário da Secretaria de Agricultura Familiar, Valdinar Barros, disse que a SAF reafirma o compromisso com o agricultor familiar em resgatar um projeto importante pela diversidade de produção. “O governador Flávio Dino defende o desenvolvimento do Maranhão por meio da produção, e com a retomada do ‘Tabuleiros’ estamos trazendo de volta a esperança aos irrigantes e vamos integrar ações para levar políticas públicas, principalmente, assistência técnica, para as famílias que tiram da terra o sustento”, destacou o superintendente Valdinar Barros.

Além do Sistema, estiveram presentes representantes do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), o secretário de Agricutlura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Márcio Honaiser, o secretário adjunto de Minas e Energia (Seme), Francisco Fraga, lideranças políticas da região e agricultores familiares irrigantes.

Maria da Tempestade

Por Edson Vidigal, advogado, foi Presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho de Justiça Federal.    

Quer dizer, então, que estando o País sob essa inércia desmesurada e, tirando os corajosos sob a mira redentora da Lava a Jato, ninguém mais vai pagar por isso?

Entra Governo, passa Governo, sai Governo e o imbróglio do Brasil, à falta de reformas institucionais consistentes para serem encaradas a sério, só aumenta.

E quando se imagina que alguma coisa vai mudar, vais conferir - é casuísmo. Tudo imaginado para alcançar, por tabela, os mesmos.

A Constituição Portuguesa, promulgada após a queda da ditadura cinquentã instaurada por Salazar, passou por duas longas conquanto profundas revisões. Nós aqui fizemos apenas uma revisão. Ligeira. E no que deu? Na reeleição para Presidente, Governadores e Prefeitos. Novidade que não colou. E, num remelexo na questão tributária, a revisão tratou de melhorar as coisas para o Todo Poderoso, abaixo de Deus aqui na terra, quem? O Povo? Não, o Estado.

O sistema eleitoral datado do inicio do ultimo século está ultrapassado pelo amadurecimento da cidadania. Mas com os vícios que foram se acumulando.

Agora começa a regressiva para o impeachment da Dilma. Ao mesmo tempo em que a maioria da população, melhor dizendo, algo em torno de 69%, segundo o IBOPE, reafirma rejeição ao Governo dela, o Palácio do Planalto instala o balcão de ofertas de cargos públicos em troca de votos contra o impeachment.

Ontem o Professor Manoel Gonçalves Ferreira Filho, um dos mais conceituados constitucionalistas deste País, em palestra na Universidade de Lisboa, sustentou que “a má governança (também)configura crime de responsabilidade”. Caso indubitável da Dilma, absolutamente despreparada para os desafios de governar.(CF, Art.37 caput.)

Quanto à legitimidade, o Professor Manoel garantiu que “a legitimidade não se restringe ao que vem das urnas. Tem que se conquistada no dia a dia”.

E o que vem fazendo a Dilma nesses 5 anos em que ocupa a Presidência da República? Começou exigindo que a chamassem de Presidenta. Ridículo. Os caras só falam Presidenta em sua presença ou pela aí, mais pelo medo de serem demitidos.

Depois, inaugurou o assedio moral – tratando com grosserias os auxiliares civis ou militares. De toda e qualquer patente. Dava seus esporros em qualquer lugar. Ela iria querer então que esse pessoal, todo vítima de suas grosserias, não fosse, sempre possível, rogar aos diabos para que cuidassem dela? A Dilma agora é a queridinha de todos os demônios para todos os malfeitos. (“Para ganhar a eleição, a gente faz o diabo”, já lecionava na campanha a Presidenta.)

O inferno em que vive e para qual arrasta um País inteiro tem a ver não só com a economia em frangalhos. Nem só com os 10 milhões que perderam seus empregos. Nem só com as centenas de indústrias que fecharam. Nem só com o mosquito da dengue e os vírus da dengue e da zika. Nem só com o picolé a 10 reais. E tal.

Isso tudo tem a ver também com a corrente do pensamento negativo que a Dilma alimenta com o seu mau humor e arrogância e que dia a dia mais se volta contra ela. Eu acredito nas forças desses fluidos.

O principal e maior problema da gestão federal tem nome e sobrenome. Chama-se Dilma Roussef. A simples retirada dela do mapa politico nacional já garante um recrudescimento da confiança, do otimismo e da esperança, enfim, tudo que ela não inspira.

Se não estancarmos com o impeachment essa sangria diuturna na nossa tolerância e boa fé, ainda nos resta a bala de prata no TSE. E aí quem estiver na Presidência da Suprema Corte assumirá a Presidência da República para num amplo acordo convocar uma Constituinte exclusiva para as reformas indispensáveis ao rearmamento moral da Nação. Respeitados os direitos já consagrados em cláusulas pétreas.

Lembram do “melhor e mais seguro carnaval da história de Caxias”? Empresas de segurança privada, que garantiram a tranquilidade do evento, ainda não receberam o pagamento

Seguranças que trabalharam no carnaval 2016 ainda não receberam o pagamento pelo serviço e passaram uma Semana Santa ‘inesquecivel’

O caxiense cansou de ver e ouvir a mídia coutinhiana martelar sobre o sucesso do carnaval 2016.

Foram incontáveis reportagens veiculadas na TV da Prefeitura, e também na internet, abusando dos superlativos para falar do “maior carnaval da história de Caxias”.

Surfando na onda desse “histórico carnaval”, o prefeito Léo Coutinho também não poupou em utilizar os os programas da emissora oficial do município para conceder entrevistas ditas ‘exclusivas’ onde abordava o estrondoso sucesso do evento.

Tanto nas entrevistas do prefeito como nas matérias  da TV da Prefeitura, a questão da segurança, onde não foram registrados grandes incidentes, foi ‘vendida’ como outra grande conquista da administração municipal.

Em todos os superlativos usados para abordar o carnaval 2016 em Caxias, tenho que concordar no quesito “segurança”.

Realmente, a quantidade excessiva de seguranças particulares contratados pela Prefeitura de Caxias, somados ao aparato da Guarda Municipal e Policia Militar, proporcionaram uma festa de momo tranquila e sem incidentes graves nos principais pontos da festa oficial.

No entanto, assim como em 2015, quando a empresa de segurança que trabalhou naquele Carnaval passou um sufoco danado pra receber pelo serviço prestado, neste ano, quando a segurança do evento foi festejada como um dos pontos principais do sucesso da folia, acontece a mesmíssima coisa.

Conforme publicado aqui no blog (reveja aqui), a empresa que trabalhou no evento de 2015 estava sem receber o pagamento pelo serviço após 30 dias do término do mesmo.

Após a postagem do blog, a Prefeitura providenciou rapidamente o pagamento desses trabalhadores.

Já neste ano, os profissionais que proporcionaram tantas matérias positivas da Prefeitura de Caxias, por terem sido fundamentais para o sucesso do carnaval, até hoje não receberam pelo serviço.

Passando uma Semana Santa ‘inesquecível’, quando não tiveram condições de comprar o bacalhau, o peixe, a sardinha, e nem mesmo o ovo, os confetes jogados no carnaval 2016 soam com uma pontinha de decepção para os valorosos seguranças da festa.

Pôxa! E eu que pensava que o sucesso e a alegria do Carnaval fosse dividido com todos os envolvidos na realização do evento...

Fábio Gentil propôs wi fi gratuíta nas praças de Caxias, mas aliados de Léo Coutinho votaram contra; Oba!!! Shooping da família do prefeito terá internet grátis para frequentadores

30.3.16
Isso pode?! Garoto propaganda pergunta no vídeo do shopping da família Coutinho, qual a 
senha da internet na Praça Gonçalves Dias, o que não deixa de ser 
um deboche com o povo de Caxias

O engraçado da gestão da família Coutinho em Caxias é que nem sempre o que pode ser bom para eles, pode ser bom para o povo, ou então, o que é bom para o povo, não é necessariamente bom para eles.

Os ‘encantadores’ quebra-molas instalados em frente da Faculdade Facema e na Escola CEFA, ambas de propriedade da família Coutinho, mostraram que o cuidado com os alunos das respectivas empresas educacionais são bem diferentes do tratamento dispensado na porta das escolas públicas do município, onde o vereador Luis Lacerda cansa de apresentar requerimentos na Câmara pedindo faixas de pedestres ou pelo menos uma “mão de tinta” naquelas que ainda apresentam ‘sinais de vida’.

Vamos ainda aos dois extremos da saúde da cidade para exemplificar bem a questão.

O que é gerido pela família do prefeito como empresa particular, a Casa de Saúde, apresenta sinais de requinte e modernidade de dar gosto. Lá, os aparelhos são de última geração e a higiene do empreendimento chega a imitar os grandes centros de saúde do país.

Já na saúde pública do município, que também é gerida pela família Coutinho, os escândalos, que vão desde baratas nas dependências dos hospitais até a morte de centenas de recém-nascidos, emolduram um quadro de calamidade no setor.

Saindo da saúde, vamos a outro exemplo da atenção dada a justa e necessária reivindicação de um vereador oposicionista em Caxias, que é a internet livre em espaços públicos.

Pensando no bem comum da sociedade, mas precisamente nos jovens, o vereador Fábio Gentil propôs a instalação de pontos de internet grátis, através de rede wi fi, nas praças da cidade. A proposta do parlamentar foi rejeitada pela maioria governista na Câmara Municipal. Logicamente, rejeitar um PL que tantos benefícios traria à população, teve a anuência do prefeito, que sempre é consultado sobre  assuntos relevantes de interesse da comunidade que são apreciados no parlamento.

Mas, seguindo a lógica usada na saúde de Caxias, que nem sempre o que é bom para o povo é necessariamente bom para a família Coutinho, na questão de internet grátis, acabam de dar aos caxienses outro grande exemplo dessa particularidade familiar.

A propaganda do shopping onde a família Coutinho é sócia, está anunciando em vts exibidos a exaustão nos meios de comunicação da cidade que a internet grátis, que foi negada para o povo nas praças da cidade pelos aliados de LC, estará disponível para os frequentadores do empreendimento.

No vt promocional do shopping, o garoto propaganda pergunta para uma senhora em plena Praça Gonçalves Dias: “qual a senha do wi fi daqui?”. Na resposta, a mulher devolve: “wi fi? Aqui? Não existe”, responde ela com ar de incredulidade.

No Caxias shopping, você terá internet de graça”, enfatiza o garoto propaganda no vídeo.

Por ironia do destino, o vt da internet grátis que terá no shopping foi rodado justamente num espaço público, que pelo PL do vereador Fábio Gentil, teria internet gratuita.

É o velho ditado: faz o que eu digo, mas não faz o que eu faço.

Mas tudo bem, os coutinhos não ganharam seguidas eleições na cidade prometendo que seriam tão eficazes no trato da coisa pública como são com as empresas da família.

Cabe a cada um dos caxienses avaliar a situação e julgar da forma que bem entender.

Contradição: enquanto carros da Agerp em Caxias estão “no prego”, diretor fantasma do órgão passeia com único veículo disponível

Com veículos da Agerp “no prego” no quartel do 2º BPM, Antonio Ximenes aproveita 
para tirar uma ‘selfie’ no único veículo do órgão em perfeito estado e que 
fica a sua disposição o dia todo
O ex-vereador caxiense Antonio Ximenes, é desde a metade do primeiro ano do governo Flávio Dino, diretor fantasma da Agerp em Caxias. No entanto, é a sua irmã, Teresina Cristina Ximenes, a diretora de direito (sua nomeação foi publicada no D.O.).

Como diretor de fato, é AX que entrega sementes e age como manda-chuva do pedaço mesmo não fazendo parte do seu quadro funcional.

A situação é uma daquelas rotineiras nos governos da chamada oligarquia Sarney, que tanto Flávio Dino, como seus seguidores, não hesitavam em criticar.

Pois bem, na gestão fantasma de AX na Agerp em Caxias, os veículos que deveriam estar servindo aos técnicos do órgão na assistência ao homem do campo na região, encontram-se parados no quartel do 2º Batalhão de Polícia Militar em Caxias.

Mas, caso a direção “fantasma” da Agerp no município tivesse um mínimo de compromisso, usaria o único carro disponível, uma vistosa pick up 0km, para suprir as demandas.

Só tem um problema: convencer o diretor fantasma da instituição, ex-vereador Antonio Ximenes, a abrir mão do uso exclusivo do veículo.

Com motorista sempre a disposição, AX é visto, pra cima e pra baixo, no carrão da Agerp pelas ruas da cidade.

Uma pena, pois o homem do campo, em Caxias e na região, teria muito mais resultado se esse tão útil veículo estivesse a serviço dos técnicos do órgão.

Imagens chocantes! Baratas na Maternidade Carmosina Coutinho mostram que saúde de Caxias sofre de incompetência generalizada

29.3.16

A TV Band Caxias trouxe nesta segunda-feira, 29, reportagem de Jhardell Almeida mostrando que, a situação de caos na saúde de Caxias, é bem mais complexa que a simples falta de recursos: o problema é de incompetência generalizada.

Imagens feitas na Maternidade Carmosina Coutinho, pela acompanhante de uma paciente internada na enfermaria 5, mostram baratas no chão e nas paredes da sala.

Desse jeito tem até cobra aqui dentro”, diz a mulher que fez a filmagem com o celular, mostrando a poltrona usada pelas acompanhantes, que se encontra em estado deplorável.

A Secretaria de Saúde de Caxias não emitiu nenhuma nota sobre o episódio. E nem poderia, pois recebendo milhões de reais todos os meses, via convênios com o governo do Maranhão, e não conseguindo acabar com as baratas daquela unidade de saúde, mostram que resposta nenhuma poderia ser aceita por ninguém, a não ser conceder um atestado de incompetência para os gestores da saúde do município.

Mas se não deram nenhuma explicação para as baratas na Maternidade Carmosina Coutinho, a TV da Prefeitura (Sinal Verde) apressou-se em produzir uma reportagem mostrando que naquele local, em que não se consegue dar um mínimo de condições de higiene às gestantes que procuram saúde e segurança, existe um hipotético “atendimento especializado para grávidas de alto risco”.

Confesso que não entendi, pois, se não me falha a memória, uma parente do prefeito Léo Coutinho, que alegava passar por uma gravidez de risco, foi ter seu filho em Teresina.

Desde o início da gestão Flávio Dino, já foram enviados mais de R$ 20 milhões de reais, via convênio, só para a saúde de Caxias.

Acho melhor o governador enviar um caminhão carregado com o inseticida Baygon para tentar ajudar seu aliado em Caxias.

Enquanto isso, fica somente a disposição dos pacientes e acompanhantes, de chinelo na mão, correndo atrás das baratas para melhorar a salubridade dos hospitais de Caxias.

Prefeito Dr. Tinoco busca parcerias com o Governo do Estado

28.3.16
A convite do governador do Estado Flávio Dino, o prefeito Dr. Tinoco acompanhado do vice-prefeito Gênio, participaram no último sábado dia (26/3), na cidade de São Mateus, de algumas inaugurações de obras que tem a parceria com o Governo do Estado.

Flávio Dino foi bem enfático ao afirmar que governa para as 217 municipalidades do Estado com o objetivo de garantir que os serviços públicos cheguem à todos os cidadãos maranhenses.  Aldeias Altas, por exemplo, têm recebido atenção do Executivo Estadual por meio de parcerias que já garantiu dentre outros benefícios a pavimentação no “Programa Mais Asfalto”, abertura de açudes e poços artesianos.

O Estado do Maranhão, com o seu povo honesto e trabalhador é muito maior que qualquer bandeira política ou partidária”. Assim, começou o seu discurso em São Mateus, o governador do Estado. E aproveitou a oportunidade para dizer que tem trabalhado de forma transparente para atender os anseios da sua gente.

Nossa bandeira de luta é sempre levar benefícios aos meus irmãos e irmãs aldeias-altenses. Sempre buscamos uma aproximação com o Governo do Maranhão e temos recebido a devida atenção da administração de Flávio Dino. Essa união de forças entre Município e o Estado fará toda a diferença para a população de Aldeias Altas que tem no Grupo Daqui Pra Melhor a certeza de que o município não retrocederá e sempre lutaremos para garantir dignidade e o respeito que nossa gente merece”, afirmou o prefeito Dr. Tinoco.

Nós temos a certeza que as parcerias são os caminhos que vão garantir mais benefícios para nosso povo. Aldeias Altas segue o mesmo exemplo de São Mateus e dos demais municípios maranhenses que tem governantes preocupados em levar obras e serviços públicos de qualidade e, por isso se faz necessária essa aproximação com o Governo do Estado”, disse o vice-prefeito Gênio.

Também estiveram presentes na visita à São Mateus, o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, da Mulher, Laurinda Pinto, o diretor presidente da CAEMA, Davi Teles, a deputada federal Eliziane Gama, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho, e os deputados estaduais Vinícius Louro, Cabo Campos e Ana do Gás.

ASCOM: Aldeias Altas 2016

Intolerância na Páscoa - Léo Coutinho é homenageado por artista da terra e boneco some da Praça do Panteon

Um lindo boneco de pano, feito por algum artista da terra, amanheceu neste sábado de aleluia, 26, na Praça do Panteon.

O boneco, vestido com roupas modernas (calça jeans e camisa de algodão) levava na cintura um cartaz com a expressão: “Caxias de todos nós” Léo Coutinho.

A iniciativa do artista comoveu aos transeuntes que passavam pelo local, que  aproveitavam para registrar o momento e compartilhar fotos via whatsapp.

No entanto, a homenagem ao prefeito foi alvo de vândalos, que em pouco tempo deram sumiço no boneco.

Tudo bem que alguém não goste do prefeito ou reprove sua administração, mas impedir que alguém pudesse homenageá-lo no sábado de aleluia, uma data tão importante para o calendário cristão, já é um pouco demais.

Caso alguém saiba do paradeiro do boneco da foto acima, favor devolver ao local escolhido pelo artista para homenagear o prefeito.

Ninguém, por não concordar com este ou aquele gestor, pode interromper a livre manifestação de um artista ao presentear quem quer que seja com a sua arte.

Jovem atleta de Timon vai participar de Campeonato Mundial de Badminton na Itália

27.3.16
Uma das marcas das gestões dos Leitoa em Timon é o foco no social e principalmente nas crianças e adolescentes. Fato este que já foi desenvolvido por Chico em seus governos, tanto que a Fundação da Cidadania ainda realiza um belo trabalho, Seguindo esta filosofia, o atual prefeito Luciano vem dando importante atenção a juventude, investindo e dando suporte para que jovens timonenses participem de atividades nacionais e até internacionais.

Exemplo disto é o Tierick Santos que embarcou para Itália, onde vai disputar o Campeonato Mundial de Badminton, oportunidade esta que está sendo garantida com o apoio da Prefeitura de Timon.

A seguir o relato do secretário de Esportes de Timon, Lucélio Santos, um dos responsáveis por concretização desse sonho.

Quanto orgulho saber que o jovem Tierick Santos, do Projeto Atletas de Futuro, do município de Timon, seguiu rumo à Itália onde compõe a seleta lista de atletas que irão defender a Seleção brasileira no Mundial Escolar de Badminton, competição que terá alunos de 20 países. Tierick é uma referência do projeto da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer de Timon que a cada dia busca revelar e apoiar novos talentos para o esporte timonense e brasileiro. Isso é fruto de um trabalho sério que atende crianças, jovens e adolescentes por meio da prática do esporte. Parabéns Tierick, estamos na torcida por você e por toda a equipe da seleção do nosso país. Parabéns também a todos que fazem parte do projeto Atletas de Futuro e nesse momento em especial ao professor Flaubert Lima pelo desempenho apresentado no badminton. Tenho certeza que logo teremos atletas de outras modalidades levando a bandeira do nosso país em eventos pelo mundo afora”, secretário de Esportes de Timon, Lucélio Santos.

Flávio Dino diz que vai à Justiça para recuperar BR-135

26.3.16

Após ser duramente criticado nas redes sociais por ser tão próximo da presidente Dilma Rousseff (PT) e mesmo assim não conseguir pressionar o governo federal pela conclusão da obra de duplicação da BR-135, o governador Flavio Dino (PCdoB) resolveu se pronunciar.

Por meio de suas contas também nas redes sociais, o comunista disse que entrará na Justiça para que seja autorizado a realizar uma recuperação emergencial da rodovia, no trecho entre a saída de São Luís e Bacabeira, um dos mais esburacados.

Sobre a conclusão da duplicação, Dino diz apenas que tem cobrado o governo Dilma. (Blog do Gilberto Léda)

Prefeito Luciano Leitoa sanciona lei para as Parcerias Público-Privadas de Timon

25.3.16
Prefeito Luciano Leitoa sancionou a Lei das PPP

O prefeito Luciano Leitoa sancionou após aprovação na Câmara de Vereadores a Lei Municipal nº 2016, de 18 e março de 2016 que institui o Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP) e Concessão comum do município. Esse programa de PPP e Concessão Comum é destinado a fomentar, coordenar, regular e fiscalizar a realização dessas no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do município de Timon.

As áreas passíveis de desenvolver parcerias com o setor privado, respeitando o art. 21, XII e 23, da Constituição Federal/88, são: I - educação, cultura, saúde e assistência social; II - transporte público municipal; III - pontes; IV - terminais de passageiros e plataformas logísticas; V - saneamento básico; VI - tratamento e destinação final de resíduos sólidos; VII - dutos comuns; VIII - ciência, pesquisa e tecnologia; IX - agronegócios e agroindústria; X - habitação; XI - urbanização e meio ambiente; XII - esporte, lazer e turismo; XIII - infraestrutura de acesso às redes de utilidade pública; XIV - infraestrutura destinada à utilização pela Administração Pública; XV - incubadora de empresas; XVI - desenvolvimento de atividades e projetos voltados para a área de pessoas com necessidades especiais; XVII - irrigação, barragens e adutoras; XVIII - polos e condomínios industriais e/ou empresariais; XIX – Infraestrutura relacionada a Mercado Popular e/ou Shopping Popular; XX – Central de Abastecimento; XXI - outras áreas públicas de interesse social ou econômico, indicadas pelo Conselho Gestor.

Conselho Gestor

Com o surgimento dessa Lei das PPP em Timon, foi criado o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (CGPPP) do município de Timon, e cunho deliberativo, que definirá as prioridades quanto à implantação, expansão, melhoria, gestão ou exploração de bens, serviços, atividades, infraestruturas, estabelecimentos ou empreendimentos públicos tanto na forma de Concessão Comum quanto nas PPP. Esse Conselho será composto pelos seguintes membros: Prefeito Municipal; Secretário de Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e do Turismo; Secretário Municipal de Planejamento; Secretário Municipal de Finanças; Coordenador Geral de Licitação do Município; Procurador Geral do Município.

O Presidente do Conselho será o Prefeito Municipal de Timon e, o Diretor Executivo será o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e do Turismo.

Licitações e Contratos

Os projetos de parceria de que trata a Lei das PPP sancionada pelo prefeito Luciano leitoa serão aprovados mediante processo administrativo deliberativo prévio que compreenderá as seguintes fases: proposição do projeto; análise da viabilidade do projeto; consulta pública; deliberação.

A Lei diz que é vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo valor do contrato seja inferior a R$ 20 milhões, e a contratação será precedida de Licitação na modalidade de Concorrência. (Blog do Ludwig Almeida)

OAB protocola pedido de impeachment de Dilma na segunda

24.3.16
Entidade quer evitar Eduardo Cunha
A OAB vai protocolar na próxima segunda-feira (28) seu pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

O documento será assinado pelo presidente da entidade, Claudio Lamachia, e, para evitar Eduardo Cunha, será entregue no protocolo da Câmara.

A peça será praticamente o voto vencedor que decidiu pelo impeachment no Conselho Federal da Ordem e trará como motivos para o impedimento, além das pedaladas, a renúncia fiscal concedida à FIFA e a nomeação de Lula à Casa Civil. (Veja)

Afinal, quem manda na floresta?

Por Edson Vidigal, advogado, foi Presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal)

O elefante é grandão e pesado. Enfurecido, solta uivos de arrebentar léguas de silêncios na mata e assim convoca os seus demais a uma reunião de emergência. Não tarda e se somam em manadas.

O leão amarela para o elefante. É o único morador da selva que ele, o leão, não empareda. No entanto, o Rei dos Animais é o leão. É ele quem manda na floresta. E seguirá mandando enquanto não lhe arrancarem os dentes, lhe tosquiarem a juba, lhe deceparem o rabo.

Mas de onde brotaria o interesse? No reino animal, como diria a Dilma, não ha golpe. Ela talvez não saiba que aquela revolução dos bichos imaginada por George Orwell não foi apenas uma insurreição contra os donos da granja, mas um tremendo libelo contra o totalitarismo a cargo de figuras horrendas como Stálin, Hitler e Mussolini.

Déspotas não têm mandatos. Mandato, que no direito eleitoral da Roma Antiga significava mãos dadas, pressupõe obrigatoriamente mandante e mandado e, como numa Procuração, outorgante e outorgado.

Nas democracias de verdade, o Povo/eleitor e o Eleito/mandatário constroem uma relação de confiança. Vale o mesmo, por exemplo, entre cliente/mandante e advogado/mandado. Os poderes que o Povo/eleitor confere ao eleito/mandatário estão descritos na Constituição a que o governante é obrigado a jurar cumpri-la e faze-la cumprir. No caso da Procuração, indispensável para postulação em juízo, os poderes não podem exceder à vontade do outorgante.

Em ditaduras como a da Coreia do Norte e a da Síria essas formalidades não fazem sentido algum. Vez em quando o jovem gorducho coreano manda fuzilar um do seu estafe sem acusação formal e sem julgamento. Na relação entre o governante, que não foi eleito, e o Povo só há espaço para a desconfiança e o medo. O gordinho que se diz comunista herdou do pai o poder que esbanja.

Há cinco anos que a Síria está em guerra. Tudo começou com parcelas da população querendo a saída de Bashar al-Assad, o Presidente que herdou o poder do pai. Déspotas não têm mandato nem precisam de eleições. Seu poder é o das armas e o da lealdade dos que formam sua camarilha.

A Dilma recebeu um mandato à sombra do prestigio popular do seu antecessor Lula da Silva, a quem servira primeiro nas Minas e Energias e por ultimo na Casa Civil. Ninguém sabe o que o Lula enxergou na Dilma o que ninguém de bom senso conseguiria enxergar. A Dilma para o Lula seria a pessoa talhada para o seu plano de volta à Presidência. Medíocre, desengonçada, incapaz de improvisar um paragrafo sem erros de concordância, autoritária, desbocada, enfim, uma pessoa  que, na avaliação do Lula, ninguém suportaria ver nem pela TV. Portanto, ao final dos quatro anos, ADEG informa – sai Dilma, entra Lula. Deu tudo errado. E continua dando.

Quando a Dilma finca pé e diz que não renuncia ignora que a Presidência da República não lhe pertence. A sua autoridade há que estar sempre vinculada na mesma proporção da sua legitimidade. Quando a legitimidade se esvai, e isso já vem rolando há tempos, a autoridade se esvai como éter.

Ela sabe que 92% dos brasileiros sabem que o País, sob o seu Governo, está num rumo errado. Sabe que 79% consideram a sua gestão ruim/péssima. E que 60% querem o seu impeachment já.

Então não adianta adotar como mantra marchinha de carnaval – daqui não saio, daqui ninguém de me tira...

Vai achando que é assim, vai.

Vereador Durval Júnior amplia base de apoio

O vereador Durval Júnior (PPS), tem ampliado consideravelmente sua base de apoio em comunidades da zona rural e nos bairros de Caxias.

Nos últimos dias, Durval Júnior realizou reuniões com 12 lideranças, onde celebrou importantes apoios políticos.

Visitei 5 povoados onde pude sentir a força de Deus em 1º lugar e dos amigos que declararam apoio ao nosso projeto de não sermos um simples grupo político mais sermos a maior família onde juntos formaremos o maior número de militantes já visto na história de caxias”, disse o vereador.


Mesmo no primeiro mandato, o discurso forte e coerente de Durval Júnior fez dele um parlamentar respeitado e uma das boas surpresas da atual legislatura.

Questionado sobre a maratona de visitas que faz em diversos povoados de Caxias, Durval é certeiro na resposta: “não existe outra forma de resolver problemas e buscar soluções ouvindo e aprendendo com a comunidade”.

Produtos maranhenses serão expostos em mercado de São Paulo

23.3.16

Do Maranhão para o Brasil. Essa é a proposta da parceria firmada recentemente entre o departamento de Cooperativismo e Associativismo da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) com a cooperativa Central do Cerrado. O objetivo é expor produtos das cooperativas maranhenses no Mercado Municipal de Pinheiros, localizado na Zona Oeste de São Paulo.

O ‘Mercadão de Pinheiros’, revitalizado há alguns meses, ganhou ares de inovação e agora conta com boxes para receber produtos de toda região do cerrado brasileiro, por meio do programa ‘São Paulo em Conexão com Biomas do Brasil’.

Atualmente o local recebe chefes de cozinha renomados nacional e internacionalmente. Como parte do programa, os profissionais observam, experimentam e testam receitas com os produtos ofertados no mercado. O Maranhão não fica de fora e produtos como óleo e mesocarpo (massa feita com coco babaçu), farinha, mel, cajuína, tapioca, camarão seco, junça (espécie de planta comestível com sabor suave de nozes e serve para fazer refrescos), biscoitos e o abacaxi de Turiaçu estão entre os artigos da exposição.

Os produtos são originários de cooperativas que funcionam como fornecedores da mercadoria. Artigos como a farinha, biscoitos e óleo de babaçu vem de cooperativas como a Cooperquilombola (cooperativa de quilombolas do município de Itapecuru Mirim), Coopaesp (cooperativa de produtores agroextrativistas de Esperantinópolis), Copalj (cooperativa de produtores agroextrativistas de Lago do Junco) e Cimqcb (cooperativa do movimento das quebradeiras de coco babaçu).

O cooperativismo precisa ser fortalecido cada vez mais e o governo do estado, por meio da SAF, tem esse papel, de lutar juntamente com os parceiros, movimentos sociais e cooperados para fortalecer a agricultura familiar no Maranhão e tornar o nosso produto conhecido mundialmente”, disse o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

Prefeita Luiza Rocha participa da entrega de certificado aos pequenos empreendedores de São João do Sóter

Com a presença dos agentes do CrediAmigo do Banco do Nordeste, o espaço do empreendedor realizou nesta terça feira(22/03), reunião com os clientes especiais do CrediAmigo, aqueles que desde quando iniciaram seus trabalhos através de empréstimos nunca deixaram de estar em dia com suas obrigações junto a entidade financeira.

O Banco do Nordeste Através do crediamigo reconhece este esforço dos clientes dando-lhes certificados que comprovam a pontualidade de cada um, certificado também para os grupos onde todos os participantes cumpriram suas finalidades.

A Prefeita Luiza Rocha esteve presente no encontro que aconteceu no auditório da Câmara Municipal, quando os agentes do CrediAmigo disseram que esse trabalho é colocado para todos os municípios e infelizmente a maioria dos gestores municipais não aderem e nem apóiam seus moradores, em São João do Sóter só acontece devido a participação do poder executivo através da Prefeita Luiza Rocha que tem dado todo apoio a este programa, com o Espaço do Empreendedor que é Coordenado por Altamir, estando sempre ao lado dos pequenos e médios empreendedores de São João d Sóter.

Agentes do CrediAmigo entregaram a Prefeita Luiza Rocha o Certificado pela parceria de sucesso do CrediAmigo do Banco do Nordeste, pelo apoio ao município, na constante busca de melhorias para o desenvolvimento dos empreendedores formais e informais do município. Em seguida foi servido um lanche com bolo feito por algumas das empreendedoras. (Fonte: CCom/São João do Sóter)

Governo do MA antecipa pagamento de servidores estaduais nesta quinta-feira (24)

O Governo do Estado antecipará, nesta quinta-feira (24), o pagamento dos servidores públicos estaduais, que estava previsto para ser efetuado no dia 1º de abril. Novamente, a medida obedece a determinação do governador Flávio Dino, beneficiando, na véspera do feriado, os mais de 110 mil servidores ativos e inativos do Estado.

O pagamento será efetuado oito dias antes do previsto no calendário de pagamentos elaborado para o ano de 2016, devido a viabilidade financeira do Estado. “Considerando o feriado da semana santa, anteciparemos o pagamento dos servidores públicos do Governo do Maranhão”, declarou o governador Flávio Dino.

Prefeitura Municipal de Aldeias Altas distribui 16 toneladas de pescados

22.3.16
Como já é tradicional em Aldeias Altas, o “Governo Daqui Pra Melhor”, está com todo o cronograma de distribuição do pescado definido para esta Semana Santa, que será realizado entre os dias 21 a 23 de março. Este ano a organização do evento irá começar a entrega do peixe na sede do município ás 06h da manhã, desta quarta-feira, dias 23. A Prefeitura irá fazer a distribuição de 16 toneladas do pescado.

Para essa tarefa foram convocados voluntários que envolvem profissionais de várias secretarias da administração municipal. Segundo a comissão organizadora, teremos este ano cerca de 250 funcionários que irão trabalhar em toda a distribuição. Um outro fator, que é importante ressaltar, é, que além dos transportes que já dão suporte à admiração municipal, uma outra frota de veículos irá auxiliar para facilitar a entrega tanto na zona urbana, quanto na zona rural, uma vez que este ano a distribuição começou mais cedo, facilitando de forma segura e com total rapidez o transporte do peixe, para que o mesmo chegue as residências dos aldeias-altenses em bom estado de conservação e pronto para o consumo.

Graças a Deus a Prefeitura de Aldeias Atas, está proporcionando mais um grande momento para nossa gente dessa terra maravilhosa. Esse momento é tem um significado muito importante para todos nós cristãos, porque simboliza a partilha, a devoção, a fé, E poder proporcionar ao nosso povo esse alimento tão sagrado, que é o peixe na Semana Santa nos deixa muito feliz. Como nos anos anteriores, reafirmo mais uma vez o compromisso com todos, que era de manter essa distribuição de forma bem organizada, segura e com peixe em abundância”, afirmou o Dr. Tinoco, prefeito municipal.

As equipes que foram escaladas para a entrega das senhas já começaram a percorrer as residências que compreendem o perímetro urbano e rural, dando comodidade e segurança na hora do recebimento do peixe.

Para a distribuição dos peixes na sede do município, a organização dividiu a cidade em quatro pontos estratégicos para facilitar na hora da entrega do pescado.

Como nos anos anteriores a população poderá receber o sagrado peixe da Semana Santa, nos seguintes postos de distribuição: Estádio Municipal (centro), Ginásio de Esportes (centro), CRAS Humberto Costa Pinto (Vila Costa Pinto), e Igreja de São José (Greenville).

Fonte: ASCOM - Aldeias Altas/2016

Bastidores & bastidores

Na ativa I
O ex-vereador e atual secretário de Articulação Política do município de Caxias, Ironaldo Alencar, está atuando nos bastidores com vistas a fortalecer seu grupo político nas eleições de outubro.

Na ativa II
Na zona rural, onde sempre teve uma votação expressiva, Ironaldo está intensificado as visitas e sempre levando notícias positivas às comunidades que visita. Nesta segunda-feira, 21, Ironaldo participou, ao lado da secretária de Esportes do município, Aureamélia Soares, e do empresário Antonio Barros, da entrega de uma ambulância no Povoado Caiçara, que atenderá os moradores daquelas imediações.
 
Um novo caminho
Eleito pelo Partido dos Trabalhadores, o vereador Neto do Sindicato desfiliou-se da sigla e assinou ficha de filiação no PC do B. O secretário de Estado de Articulação Política, Adelmo Soares, abonou a ficha do vereador no Partido Comunista do Brasil.

Agora é 10
Outra mudança de partido que mexeu com os bastidores da política caxiense foi a protagonizada por Fábio Gentil. Filiado durante muitos anos ao PSDC, após ser assediado por diferentes siglas, o pré-candidato a prefeito de Caxias acabou optando pelo PRB. Partido dos deputados federais Cléber Verde (MA) e Celso Russomano (SP), o novo ninho partidário impulsiona a pré-candidatura de FG e dá novo ânimo aos seus seguidores.

Biometria
O brasileiro, como sempre, deixa tudo pra última hora. E em Caxias isso não poderia ser diferente. Nos últimos dias do prazo estipulado para que os eleitores façam o recadastramento biométrico, a procura pelo serviço aumenta consideravelmente no TRE, localizado na Cidade do Judiciário.

Correria
Com a proximidade da campanha eleitoral, os pré-candidatos a vereador se desdobram no corre-corre habitual do período. Em Caxias, os pré-candidatos pelos pequenos partidos repetem o script de sempre: ficam mais assanhados que os medalhões da política local.

Os dois lados da moeda
O radialista e blogueiro Análio Júnior, também pré-candidato a vereador em outubro, está mesmo disposto a fazer bonito nas urnas. Polêmico e destemido, AJ tem tudo para alcançar o sucesso pleiteado.

Comunicadores
E não será por falta de opção que os caxienses deixarão de eleger um comunicador como vereador em 2016. Além de Análio Júnior, os apresentadores Ricardo Rodrigues e Gladston (repórter puliça), também irão disputar um mandato no legislativo municipal.

Ausentes
A sessão ordinária prevista para esta segunda-feira, 21, na Câmara Municipal de Caxias, acabou não acontecendo. Motivo: não teve quórum. Devem estar trabalhando muito por aí...

Iludidos
Está mesmo chegando a hora da onça beber água. Aqueles atores políticos acostumados a circular na oposição fazendo cara de valente e indignado, aos poucos afinam a voz e baixam a cabeça procurando o abrigo e a ilusão do Palácio da Cidade. Para esses, nada melhor que um dia atrás do outro e mais 4 anos para lamentações.

São João do Sóter - Vereador Gerardo Nogueira articula visita de secretário de governo Simplício Araújo e lança pré-candidatura a prefeito

21.3.16
No sábado, 19 de março, dia de São José, a cidade de São João do Sóter recebeu a visita do secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo (presidente do Partido Solidariedade), que testemunhou o estágio de desenvolvimento em que se encontra a cidade.

O secretário, acompanhado de assessores, foi recepcionado pela prefeita Luíza Rocha, vice-prefeita Josa Silva, ex-prefeito  Clodomir Rocha, vereadores, secretária de Indústria e Comércio do município, Gilvana Rocha e demais secretários que formavam a comitiva.

Às 16h todos se dirigiram a um dos empreendimentos de Clodomir Rocha: a fábrica de produtos de limpeza Rocha e Silva, situada às margens da MA–127 a poucos quilômetros de São João do Sóter. O secretário visitou as instalações, conversou com funcionários, ouviu explicações sobre as etapas de funcionamento e elogiou a iniciativa: “Temos que reverter esse quadro de importação. O Maranhão precisa parar de ser dependente de outros estados. Aqui vimos a possibilidade de trabalhar alguns produtos”, disse.

O secretário falou do potencial da fábrica: “A Secretaria de Indústria e Comércio possui um setor que analisa a possibilidade de crescimento de uma empresa. Enviaremos um técnico para ver como potencializar essa produção de saponáceos. O Maranhão tem condições de crescer. Fechamos 2015 com dificuldade; temos uma crise mundial. Não adianta instalar uma fábrica dessas sem que ela seja competitiva, não faça produtos com qualidade ou que não gere impostos e empregos”.

Ele se mostrou preocupado com atual situação política nacional: “Entendemos que esses movimentos são importantes para o Brasil. O partido maior é o Brasil; não podemos ficar dependendo de partido A ou B.”

Em seguida a comitiva foi ao Alto de São Francisco, ponto turístico onde a religiosidade é o elemento principal. A cada ano o número de romeiros vem aumentando no local, o que significa que merece ser visto como mais um atrativo e um ponto de desenvolvimento para o município.

Por volta das 18 h o secretário se dirigiu à sede do município, onde dezenas de pessoas o esperavam. Uma grande tenda foi montada na via pública para melhor receber a comunidade que foi prestigiar a visita do secretário como  também apoiar  o lançamento da pré-candidatura do vereador Gerardo Nogueira a prefeito de São João do Sóter.

Um dos primeiros a falar foi o gestor do espaço do empreendedor sotense, Altamir. “A prefeita abriu o espaço de empreendedor, investindo no pequeno negociante de São João do Sóter. Em 2013 havia 12 empresas na cidade; hoje elas passam de 100, graças a esse incentivo”.

Gerardo Nogueira também falou, referindo ao apoio recebido de Clodomir Rocha: “Clodomir não tem o meu sangue, mas tem sangue político. Eu era vereador em Caxias e ele me convidou para vir para São João Do Sóter. Disse que o trabalho que eu fazia lá tinha que ser feito aqui. Preparei as malas e vim”.

Clodomir Rocha também se pronunciou: “Se eu não tivesse ajudado Luíza a ser prefeita não teríamos os salários em dia, água e energia nas casas. Ela cuidou para que o Luz Pra Todos fosse implantado”. Ele prosseguiu recordando uma de suas ações: “Fui criticado quando disseram que eu dava porcaria para a criançada comer. Mas recebi um prêmio por causa do mesocarpo de babaçu”.

Está em suas mãos a continuidade do empreendedorismo para os pequenos. Nos congratulamos com as ações positivas do governador Flavio Dino. Ele terá o apoio da prefeita e da Câmara Municipal. Quando vi o secretário pisar na fábrica de produtos Rocha pensei: vou realizar meu sonho em deixar de ver o povo na porta da prefeitura pedir emprego”.
      
O secretário é presidente do Partido Solidariedade (77) no Maranhão, e Gerardo Nogueira preside o partido a nível municipal. Isso facilitou a visita do secretário à cidade.

Ainda no campo da política, Simplício Araújo disse em seu pronunciamento que vai levar ao governador Flávio Dino a melhor impressão de São João do Sóter. Disse ainda que o governador vai esta do lado de quem esteve com ele na eleição passada e foi claro em dizer que Gerardo Nogueira e Geraldo Pinto estiveram com Flávio Dino na eleição de 2014.

O vereador Gerardo informou que, em uma pesquisa não-oficial, ele está bem posicionado como pré candidato a prefeito de São João do Sóter.
           
Por volta das 20 h o secretário e comitiva se dirigiram para a residência do casal Clodomir e Luiza Rocha onde foi servido um jantar para todos. (Fonte: Diário de Caxias)

Eleições 2016 - Fábio Gentil é pré-candidato a prefeito de Caxias pelo PRB

Filiação aconteceu após convites de diversas siglas

Marcos Pereira, presidente nacional do PRB, abona filiação de Fábio Gentil para 
disputar prefeitura de Caxias

O vereador e pré-candidato a prefeito de Caxias, Fábio Gentil, passou os últimos dias do prazo para desincompatibilização numa verdadeira maratona de reuniões com diferentes siglas partidárias para saber em qual delas iria se filiar para enfrentar as urnas como candidato a prefeito.

Embalado pelos números favoráveis das pesquisas de opinião, Fábio recebeu convites de 6 partidos políticos interessados em tê-lo como candidato a prefeito de uma das maiores cidades do Estado.

Ouvindo atentamente os dirigentes das siglas que lhe ofereciam abrigo na disputa de outubro, o pré-candidato a prefeito optou por se filiar ao Partido Republicano Brasileiro – PRB.

A filiação aconteceu em Brasília, e foi abonada pelo presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, na sala da Liderança do PRB na capital Federal.

Na oportunidade, o novo filiado recebeu o apoio do deputado federal Cleber Verde na disputa pela Prefeitura de Caxias.

Fazemos no Maranhão uma política com responsabilidade e respeito às lideranças. Receber o vereador Fábio Gentil numa perspectiva das eleições que se avizinham e de um projeto que se desenha para o futuro é, para nós, motivo de muito orgulho. Fábio é uma liderança reconhecida das regiões dos Cocais e nosso pré-candidato a prefeito. É um político atuante e vem fortalecer ainda mais o partido”, afirmou Verde.

Fábio declarou que irá “somar ao PRB e contribuir para eleger mais prefeitos, deputados federais e estaduais. Contem comigo nessa missão”.

Também participaram do ato de filiação os deputados federais Carlos Gomes (RS) e Ronaldo Martins (CE).

Obsessão e medo de Humberto Coutinho

Nos dias que antecederam a decisão sobre qual partido iria se filiar, em cada reunião que participava, Fábio Gentil era surpreendido com a tentativa do deputado Humberto Coutinho em desacreditá-lo diante de dirigentes partidários.

Entre as alegações para diminuir o adversário, HC dizia, por telefone, que o mesmo não tinha voto nem para ser vereador.

A tolice dita pelo presidente da AL era alvo de piada dos experientes políticos, uma vez que as pesquisas de opinião já mostraram a viabilidade da candidatura de Fábio Gentil a prefeito de Caxias.

Mesmo partido do deputado Celso Russomano, pré-candidato a prefeito de São Paulo, o PRB tem uma estrutura nacional que foi fundamental para que o vereador caxiense aceitasse o convite para se filiar. 

FHC: 'Agora o caminho é o impeachment'

20.3.16
Fernando Henrique Cardoso

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou neste sábado que o impeachment de Dilma Rousseff é a única saída para as crises politica e econômica do país. Ele citou os protestos ocorridos no último dia 13 para defender, pela primeira vez, o afastamento, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo . "Cheguei a defender que ela tivesse um gesto de grandeza e renunciasse. Eu sempre procurei ter uma atitude serena em relação à presidente Dilma (...) Mas, com a incapacidade que se nota hoje de o governo funcionar, de ela resistir e fazer o governo funcionar, eu acho que agora o caminho é o impeachment."

No começo do ano, Fernando Henrique chegou a questionar o papel do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), réu no Supremo Tribunal, no comando do processo de destituição da presidente. Porém, após os últimos protestos, Cardoso passou a defender abertamente o impeachment: "A legitimidade do impeachment não está vindo do Congresso hoje, está vindo da rua."

Segundo o ex-presidente, a saída de Dilma não levaria a uma ruptura institucional no país. "As instituições brasileiras estão mais sólidas do que estavam no impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Não há temor de um retrocesso institucional. Tudo na política depende não apenas das circunstâncias, mas da capacidade de condução do processo".

Com ou sem cargos na Esplanada dos Ministérios, FHC disse que o PSDB deve contribuir com o atual vice-presidente, Michel Temer (PMDB), caso ele passe a presidir o país: "No caso do impeachment, o natural é que assuma o vice, o Michel Temer. Vai depender dele e das forças que ele for capaz de juntar. O país quer a continuidade da Lava Jato, soluções para as questões econômicas prementes, respeito à institucionalidade", completou. (Fonte: msn notícias)

Caxias sedia abertura do Brasil Nordeste e Campeonato Maranhense de Enduro de Regularidade

19.3.16

Mais uma vez a Princesa do Sertão sedia a abertura do Brasil Nordeste e do Campeonato Maranhense de Enduro de Regularidade, no VIII Enduro Rally do Leste. A competição está acontecendo neste fim de semana.

Na oitava edição participaram cerca de 100 competidores vindos dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Pará, Minas gerais, Espírito Santo e Pernambuco.

Na sexta-feira (18) à tarde, pilotos e navegadores confirmaram inscrições e receberam material no Hotel Alecrim. Em seguida, os competidores participaram em frente à Prefeitura de Caxias de uma apresentação para o público.

Um campeonato homologado pela Confederação Brasileira de Motociclismo - CBM, o Enduro Rally do Leste terá os moldes do “brasileiro”, com provas de dois dias (19 e 20), sendo uma etapa em cada dia.

Neste sábado (19), competiram motos, carros, quadriciclos e UTV's. A largada oficial foi às 8h da manhã, na praça do Panteon. Já no domingo (20), a disputa será apenas entre as motos, com largada às 7h da manhã, novamente na Prefeitura. O resultado oficial será apresentado às 16h, no Posto Leste. 

Comemoração

A festa de encerramento está marcada para às 16h30, com o SUNSET no Marília Eventos, na animação de Fabrícia & Banda, Bill Martins e Paredão do Galinha. Todos os competidores são convidados para a comemoração. (Fonte: blogdofp))