Minha Figura

Catulé apresenta requerimento na Câmara convocando o secretário Vinicius Araújo para prestar esclarecimentos sobre saúde de Caxias

29.2.16
Catulé quer oportunidade para que secretário de Saúde do município explique 
situação de calamidade no setor

No que depender da bancada oposicionista na Câmara Municipal, a situação da saúde de Caxias não ficará restrita a escândalos rotineiros e a pintura de alguns prédios públicos para servir de propaganda pela mídia palaciana.

Indignado com a situação de calamidade do setor, o vereador Catulé apresentou nesta segunda-feira, 29, um requerimento em que pede a convocação do secretário de saúde, Vinicius Araújo, para que o mesmo preste esclarecimentos sobre o funcionamento de toda a rede pública do setor. “... a fim de prestar esclarecimentos sobre as condições atuais de funcionamento da Rede de Saúde Pública em nosso município”, diz trecho do requerimento.

As condições de funcionamento dos serviços de saúde pública oferecidos pela rede municipal de Caxias tem sido alvo de reportagens que tem deixado todos os munícipes preocupados”, consta na justificativa do requerimento que também deixa claro na grande oportunidade para que o secretário de Saúde possa apresentar explicações sobre as reais condições da pasta. “É bom destacar, também, que a vinda do digno secretário é uma oportunidade única para que o mesmo possa esclarecer o que de fato é verídico, e o que é ficção”.

O requerimento de Catulé teve a assinatura de todos os membros da bancada oposicionista antes mesmo de ser protocolado na Mesa Diretora para apreciação.

Espera-se para a próxima sessão a votação do requerimento para que o secretário de Saúde, que já está há quase 12 anos no cargo, possa atender a convocação dos vereadores, coisa nunca feita em todo o período de poder dos coutinhos no município.

Fábio Gentil reconhece trabalho de Neto do sindicato na zona rural de Caxias

Durante sessão da Câmara Municial de Caxias (dia 22/02), o vereador Fábio Gentil teceu elogios ao colega Neto do sindicato por conta do seu trabalho na zona rural do município.

A referência feita a Neto do sindicato aconteceu durante discurso do oposicionista na tribuna da Câmara.

No momento que abordava a letargia do governo Municipal, Fábio fez uma ressalva para tecer comentários sobre o trabalho do colega, que "realiza um trabalho grandioso, que é lutar para levar água para comunidades da zona rural".

Fábio disse ainda que Neto do Sindicato é um exemplo para todos os parlamentares, “pois corre atrás dos benefícios para vários povoados do município quando essas comunidades precisam de sua ajuda”.

O trabalho realizado por Neto do sindicato visando levar água para povoados de Caxias é sem dúvida alguma o maior programa social ja feito em prol do homem do campo em Caxias e que, sem dúvida alguma, ajuda a mudar a realidade dos trabalhadores rurais.

Festa, balões e estardalhaço com propaganda em ações na área da saúde tentam reverter deficiência crônica do governo Léo Coutinho

Balões e festa em inauguração de Posto de Saúde e a situação de abandono do Hospital 
Infantil: o contraste entre ações do governo federal e a gestão da saúde no município

Constatado em toda pesquisa de opinião feita nos últimos anos como sendo o setor que mais representa o retrato do caos na atual administração do município, a saúde de Caxias parece que, coincidentemente no último ano da atual gestão, estaria recebendo algumas melhorias.

Pode parecer festa de criança ou mesmo um espetáculo de circo, mas os balões que enfeitam as recentes inaugurações dos postos de saúde, aliados a uma maciça campanha de marketing, visam mostrar que, justamente onde os caxienses mais reclamam, tudo é felicidade.

Postos de saúde, cujas obras se arrastavam desde 2013, finalmente foram entregues à população no último final de semana.

Construídos com recursos federais, oriundos de convênios com o Ministério da Saúde através da Caixa Econômica, os postos de saúde inaugurados com atraso de vários anos em Caxias não entram na ladainha da “perseguição de Roseana Sarney contra o município”, desculpa recorrente nos discursos da elite do grupo Coutinho e repetido cinicamente pelos abomináveis mensalinhos, que usam as redes sociais para exercer com prazer o papel de bajuladores oficiais.

Embora sejam bonitinhos e funcionais, a construção desses postos de saúde não obedecem a nenhuma determinação da administração municipal, sendo todos os detalhes da obra determinadas pelo Ministério da Saúde e CEF, que não atestam o seu uso se o prédio não atender rigorosamente aos critérios estabelecidos no convênio.

Vendendo esses postos de saúde inaugurados recentemente, e as ambulâncias doados pelo governo do Estado como sendo grandes ações do governo municipal, a mídia palaciana tenta na verdade vender gato por lebre.

As únicas ações verdadeiramente produzidas pelo governo Léo Coutinho na saúde do município dizem respeito ao atendimento em toda a rede de saúde da cidade.

Portanto, a falta de remédio nos postos de saúde também devem ser debitados ao governo municipal.

O descredenciamento da Clínica Santa Teresinha para atendimento aos usuários do SUS em Caxias após mais de 20 anos de serviços prestados é também um ação da atual administração.

As baratas no HGM e as condições deploráveis das enfermarias do Hospital Infantil João Viana são de inteira responsabilidade do gestor local.

Não adianta balões e muita propaganda quando o péssimo atendimento continua sendo uma marca registrada desse governo.

Acredito que a saúde não é feita de prédio bonito e ambulância nova.

Um atendimento de qualidade certamente é o que o cidadão espera.

Rafael Leitoa comemora resultados da Caravana Pedetista em grande reunião na cidade de Timon

28.2.16
Rafael Leitoa agradece a presença de Carlos Lupi e demais 
autoridades em Timon (Fonte: Lucas Stefano)
A sede do Partido Democrata Trabalhista (PDT), em Timon, ficou pequena na noite do último sábado (27). Em uma reunião com a presença dos deputados Rafael Leitoa, Weverton Rocha, representantes da Assembleia Legislativa e Câmara Federal, respectivamente, do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, do ex prefeito de Timon, Chico Leitoa e do atual, Luciano Leitoa (PSB), dos deputados pedetistas Fábio Macedo e Glalbert Cutrim, vereadores e lideranças políticas da cidade. A reunião, ocorrida em várias cidades do Maranhão em forma de caravana, teve como objetivo o fortalecimento da militância pedetista para as eleições deste ano.

A caravana do PDT percorreu diversas cidades do estado e a sua finalização em Timon não aconteceu por acaso. Timon é sempre um palco de boas surpresas e injeções de ânimo. Com um grupo volumoso e unido, a reunião ocorreu em clima de confraternização e chamado para as eleições de outubro. Com uma das militâncias mais aguerridas e com reconhecimento nacional, o grupo do qual faz parte o deputado Rafael Leitoa, recepcionou Carlos Lupi e demais autoridades presentes, com a reconhecida força. Nos discursos do deputado Rafael, do prefeito Luciano e do ex prefeito Chico Leitoa, a postura do grupo foi enaltecida, reforçando que sempre estiveram ao lado do povo, renegando os assédios do grupo Sarney e pagando caro por essa posição.

Ao discursar, o prefeito Luciano Leitoa lembrou do distanciamento entre o Palácio dos Leões e a cidade de Timon, quando foi preterido pela governadora Roseana Sarney e deputados ligados a ela, nos dois primeiros anos de mandato. Esse problema foi sanado com a posse de Flávio Dino, em janeiro de 2015, e com o apoio do deputado Rafael na Assembleia. Luciano prefeito lembrou o quanto se faz necessária a política voltada para o povo, preterindo as bandeiras partidárias.

Nas palavras de Chico Leitoa, citando como surgiu o grupo em Timon, as batalhas perdidas e vencidas ao lado de Jackson Lago e a postura firme em ser oposição ao atraso do Maranhão, o eterno Prefeito Amigo da Criança, lembrou que, dentre outras coisas, a política se resume entre lutas e renúncias.

Em seu pronunciamento, o deputado Rafael Leitoa comentou sobre a felicidade em exercer um mandato que converte benefícios ao povo timonense, onde a confiança dos votos está sendo permanentemente transformada em progresso para Timon e Maranhão. Recém empossado como presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, o deputado se comprometeu em honrar o cargo recebido.

2016 é um ano onde as forças em favor de nossa cidade devem permanecer unidas. Nosso grupo, a parceria entre o governador Flávio Dino e a prefeitura de Timon, bem como a sensibilidade do prefeito de Teresina, Firmino Filho, a liderança do nosso presidente Carlos Lupi e o apoio de nossa bancada Federal, em Brasília, ressaltando as ações do deputado Weverton Rocha, são fundamentais para manter o município de Timon nos trilhos do progresso”, finalizou Rafael Leitoa.

Coragem - Vereador Ronaldo Chaves e uma movimentação política arriscada...

27.2.16
O jovem Ronaldo Chaves está apostando todas as fichas na parceria com Antonio Ximenes

O vereador licenciado de Caxias, Ronaldo Chaves, está prestes a fazer uma arriscada movimentação política que pode representar um algo a mais, ou mesmo sepultar a sua breve carreira.

Empolgado com o cargo de secretário adjunto de Articulação Política do governo do MA, Ronaldo praticamente abandonou suas bases eleitorais em Caxias para se dedicar ao posto na capital.

Naturalmente, devido a importância do cargo que ocupa, Ronaldo não poderia estar em Caxias com a frequência de outrora. Embora essa ausência possa irritar alguém, ela poderia ser minimizada com uma atenção especial aos principais apoiadores de sua vitoriosa campanha para vereador no município.

Nas raras vezes que visita sua terra natal, Ronaldo Chaves tem como parada obrigatória a residência do casal Antonio e Ana Lúcia Ximenes.

Tanto nas festas de fim de ano, como em qualquer outra oportunidade que se possa rolar um bom bate-papo, Ronaldo encontra em Ana e Antonio Ximenes parceiros para uma boa prosa.

Embora ainda não tenha colocado o bloco na rua, Ronaldo Chaves em breve irá declarar o apoio a candidatura de Antonio Ximenes a vereador. Isso mesmo. As andanças rotineiras do vereador licenciado com o casal “X” tem como único objetivo estreitar os laços que os une e em seguida dar essa boa nova aos eleitores.

Tendo reunido em torno do seu projeto político em Caxias um grupo de jovens que viam nele um político promissor, Ronaldo Chaves colocou de lado os anseios de uma geração inteira e irá declarar apoio para alguém que não representa necessariamente as virtudes que a juventude almeja.

Mesmo com nomes no seu grupo que podem substitui-lo numa candidatura a vereador em Caxias, Ronaldo deu de ombros para essa possibilidade e irá, ou melhor, já está envolvido no projeto de AX voltar ao parlamento em outubro próximo.

Mas que ninguém pense que esse apoio do jovem delegado e vereador licenciado está saindo “de graça”. O preço?! Possibilidades tentadoras que só uma raposa felpuda como Antonio Ximenes pode oferecer.

A empolgação do secretário adjunto do governo com a proximidade do Palácio dos Leões, e de toda a alta cúpula da política do MA, despertou em Ronaldo Chaves a possibilidade de ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Astuto como ninguém, Antonio Ximenes foi aos poucos entendendo os anseios do jovem conterrâneo e já teria se colocado a disposição para um futuro apoio a Chaves nas suas pretensões de chegar na AL. Pronto. Celebrou-se o casamento perfeito entre a caça e o caçador.

Juntando a fome com a vontade de comer, Ronaldo já estaria dando como certo o apoio na sua empreitada de deputado, o que, naturalmente, passaria pela eleição e consequente vitória de AX na Presidência da Câmara, o que fortaleceria o projeto de ambos.

Não duvido nem um pouco que Antonio Ximenes será eleito vereador, mas não tenho a mesma convicção de que conseguirá ser eleito presidente da Câmara em 2017 após a bi-presidência de sua esposa.

Quanto a possibilidade do apoio de Antonio Ximenes a uma suposta candidatura de Ronaldo Chaves a deputado em 2018, não tenho muito o que comentar.

Ximenes estreou na política em 1988. Naquele mandato notabilizou-se no apoio ao então prefeito Sebastião Lopes de Sousa, com o qual rompeu e combateu nos derradeiros dias da administração.

Em seguida veio o interventor José Teixeira, Paulo Marinho...

Nos anos de ‘reinado’ da família Coutinho, AX é um parceiro de primeira hora.

Como é inteligente esse Ximenes.

Como tem muito a aprender esse Ronaldo Chaves...

E o Sabiá dá Sorte deste domingo tem prêmios para fazer sua alegria!!! São duas boladas de R$ 10 mil reais

E mais 10 prêmios de R$ 100 nas rodadas da sorte

O Sabiá dá Sorte deste domingo está imperdível.

Você pode ganhar uma boa grana nas várias faixas de premiação.

Confira a premiação completa:

1o PRÊMIO: 01 poupança de R$ 2 mil reais.

2o PRÊMIO: 01 poupança de R$ 10 mil reais.

3o PRÊMIO: 01 poupança de R$ 10 mil reais.

Isso mesmo. Uma poupança de R$ 10 mil reais no 2º e 3º prêmio .

E tudo isso adquirindo seu termo de doação por apenas R$ 5 reais..

O Sabiá dá Sorte é importante para manutenção de mais de 400 crianças que dependem da Escolinha de Base do Sabiá futebol Clube e também faz doações semanais para a Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Graças.

E atenção

O sorteio será transmitido ao vivo pela  TV Sinal Verde canal 3, a partir das 10h deste domingo, pela Rádio Tropical FM, além da rádio FM Nova Cidade do município de São João do Sóter.

Não fique de fora!

Prefeitura de Caxias omite gastos e PARALISA Portal da Transparência

26.2.16
Caxias possui Portal da Transparência de “H” e despesas de dezembro de 2015 
não informam pagamento de fornecedores

Quando o controlador do município de Caxias, James Lobo, concedeu uma entrevista à TV Sinal Verde no final do mês janeiro (dia 27/01), para falar de transparência na Prefeitura de Caxias, pensei que ele estava falando do fundo do coração.

A entrevista de James Lobo aconteceu na esteira da notícia de que o governo do MA só iria celebrar convênios com os municípios que possuem Portal da Transparência.

Desde o início da atual gestão da Prefeitura Municipal de Caxias, a transparência é um dos compromissos que vem sendo cumprido desde a implantação da Controladoria Geral do Município”, diz James Lobo na “exclusiva”.

Estamos continuamente envidando esforços para que possa melhorar a estrutura, disponibilizar ainda mais informações e cada vez melhorar o serviço à população”, arremata o controlador. “O órgão público que não implantar a transparência, o acesso à informação, ele pode inclusive ter seus recursos federais, os recursos voluntários, como Fundo de Participação dos Municípios, bloqueados”, ensina ele (confira a entrevista aqui).

Bem, de acordo com a Lei da Transparência, a existência de um portal na internet, onde devem ser disponilizados TODOS OS GASTOS DA ADMINISTRAÇÃO, é o principal requisito para o funcionamento desse endereço eletrônico.

Em Caxias, o Portal da Transparência do município na internet até existe, mas, por uma deficiência que parece ser crônica, remonta ao tempo das cavernas.

Devendo ter seus gastos publicados em tempo real e com a disponibilidade do usuário gravar os arquivos, a Prefeitura de Caxias faz a atualização no dia que quer e só publica os gastos que bem entende.

Na noite desta quinta-feira, 25, o último mês publicado no Portal [que deveria ser] da Transparência é dezembro de 2015.

Nas despesas do último mês publicado, a Prefeitura de Caxias simplesmente não lançou nas planilhas os gastos com seus fornecedores.

As únicas despesas disponíveis em dezembro de 2015 dizem respeito aos salários dos funcionários e com pagamento de diárias e de pequenas despesas das respectivas secretarias, sendo que os fornecedores da Prefeitura, cujos pagamentos somam milhões, nenhuma informação a repeito.

Apesar da declaração de James Lobo, de que estariam “continuamente envidando esforços para que possa melhorar a estrutura, disponibilizar ainda mais informações e cada vez melhorar o serviço à população”, lamento informar que ele tem que bater um papo sobre transparência com o ex-prefeito Humberto Coutinho.

Apesar de não ser nem de longe um modelo de administrador que zelasse pela transparência do seu governo, nas duas gestões de Humberto Coutinho, a página na internet dedicada a informar ao público as despesas da administração era atualizada com atraso de ‘apenas’ 15 dias após o término do mês, sendo que existia a possibilidade do usuário baixar os arquivos dessas despesas.

Acredito que James Lobo não está tendo uma boa comunicação com a equipe que atualiza o Portal [que deveria ser] da Transparência, pois, caso tivesse, não iria conceder entrevista falando tantas maravilhas de um serviço que nem de longe chega a ser exemplo para nenhuma administração.

Rafael leitoa solicita ao governo do Estado carros fumacê para combate ao aedes aegypti na regional de Timon

25.2.16
Rafael Leitoa reforça pedido de carros fumacê para combate ao mosquito da dengue na região leste (Fonte: Kristiano Simas - Agência Assembleia)

O deputado Rafael Leitoa (PDT), se pronunciou na manhã desta quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa, apresentando os resultados da campanha de combate ao aedes aegypti, realizada pela Secretaria Municipal de Timon, em diversos bairros da cidade. O mutirão de limpeza e conscientização da sociedade para combater a dengue, chikungunya e zika, está em sua sétima edição.

Em reunião com o secretário adjunto, Carlos Lula, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na semana passada, o deputado tratou da Regional de Saúde, localizada em Timon e que abrange os municípios de Parnarama e Matões, com objetivo de fortalecer as ações de combate ao mosquito aedes aegypti. Segundo Rafael Leitoa, como resultado da visita à SES, ele apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa a Indicação 061/16, solicitando o envio de mais dois carros nebulizadores, os fumacês, para a nossa Regional, para ser utilizado nas cidades de sua cobertura.

Ainda em seu pronunciamento, Rafael Leitoa parabenizou o governador Flávio Dino pelo incentivo no combate à epidemia das doenças relacionadas ao mosquito da dengue, através da Portaria 029, editada no último dia 16. Segundo o deputado, a Portariainstitui para a Regional de Saúde que obtiver melhor pontuação no levantamento rápido do índice de infestação pelo Aedes aegypti, aumento no repasse do governo estadual ao piso salarial dos agentes de combate a endemias, multiplicado pelo número de agentes dos municípios da região premiada.

Isto é um incentivo a mais a todos esses guerreiros que fazem o combate no dia a dia. Uma bela atitude do Governador Flávio e da Secretaria de Estado da Saúde, pois assim fortaleceremos esse tipo de ações lá na base, onde os agentes de endemias estão o dia todo, pegando sol, indo de casa em casa”, comentou o deputado.

Combate ao Aedes Aegypti em Timon

O deputado disse estar orgulhoso das ações realizadas pela prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Saúde, onde, há várias semanas, vem fazendo mutirões em diversos bairros, com visitas às casas, escolas e terrenos baldios, alertando sobre a necessidade de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Com a participação de outras secretarias municipais, associações de moradores e Corpo de Bombeiros, as ações já alcançaram os bairros São Francisco, Cidade Nova, São Benedito, Pedro Patrício, Novo Tempo e, no próximo sábado, na vila Angélica.
Segundo o deputado, para fazer um combate mais efetivo ao mosquito aedes aegypti, assim como outros vetores que transmitem diversas doenças, é necessário um investimento constante em saneamento básico.

O governo federal, junto com a sociedade civil e várias entidades, elaborou o Plano Nacional de Saneamento com metas ousadas para que, até 2030, todo o sistema de saneamento no nosso país seja universalizado. Hoje, nós vivemos num estado onde apenas pouco mais de 50% da população têm acesso à água tratada, pouco mais de 8% têm acesso à rede de coleta de esgoto, o que faz obviamente com que os mosquitos se proliferem, não só o mosquito, mas outras doenças relacionadas à veiculação hídrica”, finalizou. 

São João do Sóter: Polícia investiga circulação de dinheiro falso


A Polícia Civil de São João do Sóter, está investigando uma denúncia derramamento de notas falsas na zona rural e sede do Município. Um comerciante da localidade Candeias esteve na na Delegacia de Polícia para registrar BO por ter recebido uma nota falsa de R$ 100 como pagamento do consumo de produtos no seu estabelecimento.

De acordo com a polícia, outras duas notas de R$ 100 reais falsas já haviam sido recolhidas no município e o caso segue com investigações sobre o suposto falsário.

Eudane, escrivão de polícia civil, alerta aos comerciantes locais, para ter atenção redobrada ao receberem notas, principalmente cédulas de R$20,00, R$50,00 e R$100,00 reais, que são as mais visadas pelos falsários.

O policial civil alerta aos comerciantes que redobrem as atenções no momento das vendas e de recebimento de dinheiro, observando características como marca d’água e tipo do papel. Em caso de ter recebido alguma cédula falsa, é importante procurar a Polícia para fazer o registro do boletim de ocorrência e tomar as devidas providências legais.

Fábio Gentil volta a falar do caos na saúde de Caxias: “Problemas vão muito além do que foi mostrado na TV”


O vereador Fábio Gentil voltou a abordar o caos na saúde do município durante sessão da Câmara Municipal nesta quarta-feira, 24.

Venho batendo na tecla: os problemas do HGM vão muito mais além do que foi mostrado na televisão”, disse Fábio. “O problema não é a sujeira em si. A sujeira é pública e notória. Existe a necessidade de que um bem público, principalmente um hospital, tenha uma qualidade padrão, uma infra-estrutura mínima necessária para que os pacientes possam se sentir pelo menos bem dentro de um hospital”, arrematou o vereador oposicionista deixando claro que os problemas do HGM não se restrigem as baratas.

Hoje eu fui chamado por algumas pessoas e soube que os postos de saúde, que não são todos”, ressaltou o vereador durante sua fala. “Não estão oferecendo o atendimento adequado para as pessoas que procuram atendimento”, continuou o parlamentar. “Quando se trata do PAM, aí é pior ainda”, disse ele.

De acordo com FG, as dificuldades para se conseguir marcar uma consulta no PAM estão entre um dos maiores problemas da atual administração. “Quando se procura uma consulta com um especialista [no PAM], as dificuldades são imensas”, revelou ele acrescentando o martírio vivido pelos usuários. “Pode chegar meia-noite, 1 hora da manhã, mas quando chega na sua vez na fila muitas vezes não tem mais a consulta”, criticou o vereador indignado com a situação vivida pela população que tenta consulta naquela unidade de saúde. “O que eu não consigo entender, é que já é um padrão no governo atual e por que não se encontra uma fórmula de solucionar o problema. E não adianta querer defender o indefensável. Isso é público e notório: você vai no PAM e vê as pessoas com redes armadas em busca de uma consulta que as vezes não conseguem”, lamentou ele.

Bem, após o escândalo das baratas no HGM, a sujeira e o estado de abandono em que se encontram as enfermarias e as demais dependências do Hospital Infantil são candidatas favoritas ao próximo capítulo da saga do caos na saúde de Caxias.

Circulando nas redes sociais nos últimos dias, a imagem do que um dia foi um sofá para acompanhantes numa das enfermarias do HIJV mostram o descaso em que se encontra aquele centro de saúde.

Infiltrações nas paredes de uma enfermaria também mostram que ali é o último lugar do mundo para crianças doentes e com baixa imunidade.

Apesar dos protestos de Fábio Gentil sobre o descaso na saúde, acredito que será preciso outra reportagem do Bom Dia Brasil para que o Hospital Infantil possa finalmente receber a mínima atenção da atual administração.

Governo participa de Dia de Campo sobre arroz irrigado na região dos Cocais

24.2.16
Agerp participa de Dia de Campo promovido pela Embrapa

Para conhecer alternativas e melhorar a produção de arroz na região dos Cocais, o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) participou na última quinta-feira (18) do Dia de Campo sobre “Arroz Irrigado em Ambiente de Agricultura Familiar”, realizado no povoado Fomento, em Codó.

O Dia de Campo é uma realização da Embrapa Cocais, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semapa), da Associação dos Pequenos Produtores do Campo Agrícola do Fomento e do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter).

A Embrapa levou ao evento a discussão sobre alternativas de cultivo de arroz irrigado para a agricultura familiar e ainda apresentou a cultivar BRSMA 357, desenvolvida em parceria com o Governo do Estado, especialmente para o Maranhão.

A cultivar BRSMA 357 possui uma base genética com características importantes para o Maranhão, principalmente a Baixada, como alta produtividade, de fácil manejo, pequeno porte, que pode ser adaptada às pequenas áreas de produções dos agricultores familiares.

De acordo com o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, o Maranhão já foi um dos maiores produtores de arroz no país, sendo hoje apenas importador. Conforme o presidente, a agricultura familiar perdeu espaço para os grandes produtores de arroz e que a Agerp está buscando alternativas para inserir os agricultores em um mercado especializado voltado para a base agroecológica.

O Governo do Estado, por meio da Agerp, desenvolve várias parcerias para incrementar novas tecnologias, que além das unidades de pesquisa, como Embrapa e universidades, estamos envolvendo, também, os Colegiados na discussão, no sentido de fazer o arroz uma cultura que venha trazer ganhos de produtividade e renda para as famílias de pequenos produtores”, disse o presidente Júlio César.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Agerp, SaydZaidan, participou do Dia de Campo e destacou a tecnologia de produção de arroz em várzea como uma alternativa de geração de produtividade em áreas pequenas.

Foi um dia de transferência de tecnologia e de conhecimento para os agricultores da região. Codó foi um grande produtor de arroz no passado e, hoje, praticamente importa tudo, inclusive o arroz, então apresentar aos agricultores essa tecnologia de irrigação por inundação aumenta três vezes mais a produtividade”, ressaltou o diretor.

Participaram do Dia de Campo a gestora Regional de Codó, Rosiane Lobo, técnicos da regional, representantes da Embrapa Cocais, Semapa, estudantes de agronomia e agricultores familiares.

Luis Fernando ressalta a importância da requalificação do cais de São José de Ribamar

O Ex-prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), prestigiou, na manhã desta quarta-feira (24), a solenidade de ordem de serviço da obra de requalificação do cais de São José de Ribamar, ocorrida no Palácio dos Leões e comandada pelo governador Flávio Dino.

Orçada em quase R$ 2 milhões e com prazo inicial de entrega de quatro meses, a obra é uma antiga reivindicação das lideranças políticas locais, classe empresarial e população ribamarense, que será executada pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

Assinaram a ordem de serviço o governador Flávio Dino, o presidente da Emap, Ted Lago, e o prefeito do município, Gil Cutrim.

Para Luis Fernando, trata-se de uma importante obra dos pontos de vistas turístico, paisagístico e econômico, para o município ribamarense. No vídeo, o ex-prefeito fala mais sobre a obra. Confira:

Para Luis Fernando, trata-se de uma importante obra dos pontos de vistas turístico, paisagístico e econômico, para o município ribamarense. No vídeo, o ex-prefeito fala mais sobre a obra. Confira:

Waldir Maranhão quer ser senador em 2018


Depois do deputado federal Sarney Filho – que articula-se para ser candidato a senador em 2018 -, mais um membro da bancada maranhense na Câmara dos Deputados também começou a conversar com lideranças de suas bases eleitorais para também disputar o Senado nas próximas eleições gerais.

Trata-se do vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão.

O projeto está ainda em estágio embrionário, mas ele já andou conversando com prefeitos e vereadores de algumas regiões do estado sobre a possibilidade.

A estratégia, por enquanto, é focar na eleição do maior número de gestores e parlamentares possível em 2016 para, depois, pensar em concretizar a intenção. (Do blog do Gilberto Léda)

Governo participa da coordenação para realizar a Conferência Metropolitana de Ater

23.2.16
Participantes da reunião discutiram a organização da Conferência Metropolitana de 
Assistência Técnica e Extensão Rural

Representantes de vários setores públicos e sociais discutiram, no último final de semana, a organização da Conferência Metropolitana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que acontecerá dia 1º de março, em São Luís. O trabalho de articulação para que o evento seja realizado está sendo coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, defendeu a importância de uma Ater integradora de políticas públicas para a agricultura familiar. “A conferência é uma conquista importante para que os trabalhadores e trabalhadoras tenham condições de dizer o que esperam da Ater, para que possam sugerir mudanças efetivas para o segmento”, informou.

Na reunião, gestores da Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Cedrus) no Maranhão e da Comissão Organizadora Estadual das Conferências de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) debateram o tema do evento com representantes das secretarias de agricultura dos municípios localizados na Ilha de São Luís: Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa e São Luís.

É de fundamental importância a presença de representantes desses municípios, pois, na Conferência Metropolitana, as discussões estarão voltadas para essas localidades”, explicou a secretária executiva do Cedrus no Maranhão, Loroana Santana, que coordenou a reunião, em conjunto com o delegado federal de Desenvolvimento Agrário no Maranhão, Vicente Mesquita.

No dia 15 deste mês, o secretário nacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Condraf), Rodrigo Amaral, e o consultor para a Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Edson Ferreira, participaram de reunião com integrantes da Comissão Organizadora Estadual no Maranhão para definir a Conferência Estadual que será nos dias 14 a 16 de abril.

Antes da Conferência Metropolitana serão realizadas as Conferências Territoriais do Médio Mearim, no dia 25, e do Baixo Parnaíba, no dia 26 deste mês. A Conferência Estadual de Ater será nos dias 14 a 16 de abril. Até o momento já foram realizadas oito conferências territoriais com a participação de aproximadamente 750 pessoas.

A secretária adjunta de Extrativismo, Povos e Comunidades Tradicionais da SAF, Luciene Figueiredo, ressaltou que o Maranhão vive um novo momento para a produção agrícola, com a execução de várias políticas públicas e o alinhamento da Ater com a agricultura familiar.

O Sistema SAF vai alcançar o patamar social e promover uma gestão compartilhada, mantendo o diálogo com as instituições parceiras, respeitando as demandas reais de cada território, transformando o Sistema de Agricultura Familiar em um só organismo, em prol do fortalecimento da Ater no Maranhão”, disse a secretária adjunta.

A Comissão Organizadora Estadual da Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural no Maranhão é composta por membros da SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário (DFDA),Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Embrapa e Banco do Nordeste.

Integram, também, a comissão o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (Miqcb), Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (Aconeruq), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Grupo Jovens Rurais e Rede de Colegiados.

Ações itinerante da saúde são intensificadas em Aldeias Altas

A Secretaria de Saúde de Aldeias Atas realizou na manhã desta terça-feira (23) mais uma ação itinerante promovida pela Prefeitura e parceiros. Servidores municipais e voluntários se mobilizaram nas atividades que teve como ponto de concentração o Mercado Público Municipal e Rodoviária Pública Municipal.

O objetivo foi atender a população com procedimentos preventivos como aferição de pressão arterial, distribuição de medicamentos, consultas, exames, entretenimento, palestras, atendimento de estética e beleza dentre outros.

As ações compreenderam intervenções práticas e teve como objetivo, contribuir para uma melhor qualidade de vida dos aldeias-altenses. O trabalho também foi direcionado as visitas domiciliares próximo ao Mercado Municipal e Rodoviária Municipal, com distribuição de panfleto informativos e intervenção direta dos agentes de endemias no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Estamos engajados nessas ações itinerantes. Compreendemos que dessa forma estamos mais próximos da população, oferendo serviços públicos de qualidade e de forma gratuita. A Caravana já percorreu várias comunidades rurais e vai continuar atendendo nossa população também na sede”, disse o prefeito Dr. Tinoco

ASCOM: Aldeias Altas/2016

Timon - Duas pré-candidaturas é estratégia do grupo Sarney, diz Luciano

Reunião serviu também para anunciar que Dinair Veloso, Márcio Sá e Alexandre Luz não serão candidatos nas eleições deste ano

Do blog do Elias Lacerda - O prefeito Luciano Leitoa classificou de estratégia a colocação de duas pré-candidaturas de prefeito de Timon apresentadas pelo grupo Sarney na cidade. No entendimento do chefe do executivo municipal, o deputado estadual Alexandre Almeida e a ex-prefeita Socorro Waquim divulgam as duas pré-candidaturas, mas no final apenas uma delas será a escolhida para ser registrada. “Isso é pra no final criarem um grande fato nas convenções se unindo todos eles com uma só candidatura. O grupo Sarney não terá duas candidaturas em Timon, vocês podem ter certeza disso”, afirmou Luciano Leitoa em reunião política que fez com seu grupo de apoio na noite desta sexta-feira (19).

A reunião, que aconteceu na sede do PDT, talvez tenha sido a maior que o prefeito fez com seus aliados deste que assumiu a prefeitura em 2013. O local ficou completamente tomado de militantes políticos, líderes comunitários, secretários municipais, vereadores, suplentes de vereadores e populares. Muitos  dos presentes ficaram em pé por falta de cadeiras para sentar.

O evento também serviu para apresentar novidades. Desmontando as apostas de muitos membros da oposição que em diversas oportunidades apontavam como certas as pré-candidaturas de alguns secretários municipais classificados como os mais próximos do prefeito, Luciano Leitoa revelou que três dos mais importantes secretários de sua gestão não serão candidatos nestas eleições.

A Secretária Municipal da Educação, Dinair Veloso, foi um dos nomes anunciados para permanecer até o final da gestão do prefeito na pasta que dirige. Luciano Leitoa disse que Dinair faz uma gestão revolucionária na educação, onde acabou com as escolas de taipa e transformou a rede municipal numa das mais climatizadas do Nordeste.

Vereadora de mandato pelo PDT e anunciada em muitas especulações de alguns membros da imprensa local como o nome mais cotado para ser o vice de Luciano, a permanência de Dinair no cargo de secretária foi a que causou mais surpresa entre os presentes.

Na sua fala, Dinair ressaltou seu espírito de grupo e afirmou que sua permanência atende um pedido do próprio prefeito.

Outros dois nomes anunciados para permanecer em seus cargos foram o do Secretário Municipal de Saúde, Márcio Sá, e o do Secretário de Limpeza, Alexandre Luz. Estes dois também eram permanentemente divulgados em parte da imprensa local como pré-candidatos a vereador.

Retratação do blog do Sabá ao senhor Daniel Pereira Barros


Prefeitura de Aldeias Altas promove novas ações itinerante da saúde na sede do município


Dando continuidade às ações itinerantes da saúde, a prefeitura de Aldeias Altas por meio da Secretaria de Saúde, realiza diversas ações nesta terça-feira (23). A caravana Daqui Pra Melhor estará concentrada durante visitação ao Mercado Municipal.

Estaremos reunidos com trabalhadores do mercado público, abordando comerciantes e a população e orientando sobre prevenção de diversas doenças e fazendo o trabalho de atendimento preventivo, as mesmas ações que estão sendo em dezenas de comunidades da zona rural”, disse o Secretário de Saúde Waldeck Pinho.

Os servidores da saúde já vem realizando esse trabalho há mais de um ano. Com auxílio de outras secretarias, procedimentos como aferição de pressão arterial, distribuição de medicamentos e atendimento de estética e beleza dentre outros já vem sendo feito.

O prefeito Dr. Tinoco ressalta para a população a importância desses itinerantes “O poder público vai aonde a população está. Com isso podemos oferecer atendimento preventivo, ações de saúde que já ocorrem na sede do município e que já percorrem várias comunidades rurais de forma gratuita e humanizada”, frisou o prefeito.

ASCOM: Aldeias Altas/2016

Rafael Leitoa destaca ações do governo estadual em Timon

22.2.16
Rafael Leitoa agradece o carinho de Flávio Dino pela Região 
Leste do Maranhão (Fonte: Lucas Stefano)
O deputado Rafael Leitoa (PDT), ressaltou na tarde desta segunda-feira (22), a visita do governador Flávio Dino (PCdoB) à Timon, na última semana, destacando também as ações da administração comunista na cidade. A entrega da reforma do 11º Batalhão de Polícia Militar, a apresentação de 21 novos policiais e as três novas viaturas a diesel, com capacidade de atender demandas na zona rural de Timon, foram comemoradas pelo deputado.

Rafael Leitoa comentou  visita, reforçando pontos característicos da cidade, como a proximidade com a capital piauiense, Teresina, e o grande fluxo de pessoas e veículos pela cidade. “Em relação à Timon, temos a segunda região metropolitana do Maranhão, com uma população flutuante de um milhão de habitantes”, alertou, lembrando da necessidade de investimentos constantes em mecanismos de reforço à segurança pública.               

Em Timon, foi uma atividade muito interessante, onde todas as forças de segurança do Estado estiveram presentes. O Secretário de Segurança Jefferson Portela, o Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, Coronel Pereira, o Delegado Geral, Delegado Walace e, enfim, todas as forças de segurança, o Coronel Célio, do Corpo de Bombeiros. Todas as forças de segurança estavam naquela manhã, reunidas para entregar aqueles equipamentos, aquela força humana e também as viaturas”, relembrou Rafael Leitoa.

Dentre tantas ações, nestes 14 meses de mandato, segundo o deputado, uma das mais significativas foi a assinatura da ordem de serviço do Centro de Juventude Francisco Carlos Jansen, por Flávio Dino no início do mês. Conforme informou o deputado, este Centro é um projeto multidisciplinar, uma arena multiesportiva e com espaço para shows. O Centro será construído com recurso oriundo de uma emenda parlamentar de autoria do deputado, ainda no ano de 2015. Rafael Leitoa, lembrou que em maio de 2015, entregou em praça pública o projeto nas mãos do governador e este se comprometeu em executá-lo.

Ao lembrar as dificuldades enfrentadas pelo prefeito de Timon, Rafael Leitoa enalteceu a visão política e o reconhecimento de Flávio Dino ao povo da cidade. “Na Assembleia, nosso trabalho está sendo pautado e reconhecido por tratar a nossa região como ela merece. Timon é Maranhão e agora, na gestão de Flávio Dino, está sendo reconhecida como tal. Acredito que o governo Flávio Dino continuará pautado dessa forma, olhando para todos os municípios sem avaliar a coloração partidária. Temos certeza que muito mais ações irão para a nossa região. Como bem disse o governador, é só o início de um ano que será muito mais próspero que foi o ano passado”, finalizou.

Prefeitura de Aldeias Altas dá continuidade a pavimentação asfáltica na cidade


A Prefeitura de Aldeias Altas continua realizando as obras de pavimentação asfáltica em diversas ruas no município. Desta vez, a área comtemplada com a execução dos trabalhos é o bairro que fica localizado entre a Vila Costa Pinto e MA 349 que dá acesso a Itapecuru Bioenergia.

Os operários que trabalham na obra de asfaltamento seguem em ritmo acelerado. A pavimentação que tem a parceria do Governo do Estado, irá melhorar a qualidade de vida e o acesso dos transeuntes nas principais vias do bairro. No total são 4 km de pavimento.

O prefeito Dr. Tinoco garante que o asfaltamento está sendo realizado com muita qualidade e que as muitas ações desenvolvidas pela administração municipal na sede e zona rural tem transformado pra melhor a vida dos aldeias-altenses.

Dentre várias ações da municipalidade, o bairro também já havia sido contemplado com uma Unidade Básica de Saúde inaugurada recentemente e uma ponte de concreto ligando a comunidade ao centro da cidade, e em breve ganhará uma unidade do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, além de outras ações que visam garantir uma melhor qualidade de vida da população.

Nós estamos trabalhando para que nossa população seja contemplada com diversas ações, seja ela no asfaltamento, na saúde, na educação ou no esporte. Não mediremos esforços para que os aldeias-altenses tenham o que merecem que é uma cidade mais digna, uma vida mais qualitativa e um futuro promissor. O Governo Daqui Pra melhor é isso, preocupado com o dia-a-dia da nossa gente e vamos seguir assim, porque nosso compromisso é trabalhar por uma Aldeias Altas que seja orgulho de quem vive ou nasceu aqui”, frisou o prefeito Dr. Tinoco

ASCOM: Aldeias Altas – MA

O que uma barata não faz...!!! Temendo comparações com “passarela-molas” das empresas da família Coutinho, escola pública ganha quebra-molas “padrão Fifa”

Quebra-molas é para os fracos... Depois do escândalo das baratas, Prefeitura se antecipa 
a outra dor de cabeça e faz “passarela-molas” em escola pública

Quem diria que fosse necessário uma barata na vida dos caxienses para que eles finalmente pudessem receber (pelo menos) uma pequena amostra da prosperidade que ronda a família Coutinho na cidade.

Depois do presidente da Assembleia Legislativa afirmar na TV que Caxias cresce “absurdamente”, talvez empolgado com a prosperidade dos negócios da sua parentada, onde a Casa de Saúde, Facema, Shopping Caxias e o sofisticadíssimo condomínio Village Caxias são a prova viva desse “crescimento absurdo”, a família do deputado resolveu estender um pouquinho essa percepção de crescimento e prosperidade.

E a demonstração de sucesso, inovação e crescimento de um negócio em Caxias veio em duas vias públicas bastante movimentadas da cidade.

Primeiro foi na rua em frente a Facema, faculdade dos coutinhos que recebeu um vistoso, confortável e inédito obstáculo para os veículos que por alí trafegam diminuírem a velocidade no momento em que passam pelo empreendimento.

Com lombadas, quebra-molas e algumas apagadas faixas de pedestres nas escolas públicas do município, no empreendimento coutinhiano foi instalada uma obra de engenharia de fazer inveja as capitais do sul do país. Em lugar das ultrapassadas faixas de pedestres e do inconveniente quebra-molas, a Facema ganhou uma estilosa “passarela-molas”, onde os alunos daquele estabelecimento podem, antes de iniciarem os estudos diários, se divertirem num confortável desfile quando adentram no prédio.

Como se não fosse pouco, o braço educacional do grupo Coutinho no ensino médio, a instituição Cefa, ganhou, antes mesmo de sua inauguração, outra passarela-molas para o conforto e segurança dos seus alunos.

Localizado na Avenida Alexandre Costa, o centro de ensino Cefa, cuja construção está sendo um desafio da engenharia do norte/nordeste devido a rapidez com que está sendo concluída, é o segundo empreendimento da cidade a ganhar a vistosa passarela na sua principal via de acesso.

Pois bem, sem nenhum sinal de que essas mesmas passarelas “padrão Fifa” fossem estendidas às escolas públicas do município, eis que surge uma barata na vida do grupo Coutinho.

Após ficarem zonzos com a repercussão nacional do ataque das baratas no Hospital Geral do Município, a turma da Prefeitura está em pânico com medos de novas e desagradáveis surpresas negativas na administração.

Com os burburinhos que surgem na cidade desde a instalação das passarelas-molas da Facema e agora do Cefa, os integrantes do governo detectaram o potencial explosivo de que isso poderia ser explorado cada vez mais nas redes sociais.

Preocupados com isso, e somente por conta disso, na última sexta-feira, dia 19, no calor do escândalo das baratas no HGM, a Prefeitura providenciou a instalação de uma “passarela-molas” em frente a Escola João Lisboa, no centro da cidade.

Feita em tempo relâmpago (apenas 48h), a passarela-molas do João Lisboa é a prova maior que o atual governo é movido a pressões e escândalos.

Temendo outros estragos iguais a esse provocado pelas baratas, o governo Léo Coutinho age para minimizar futuras críticas.

Sendo o inseto da moda, ter perdido recentemente um secretário com sobrenome de Barata não foi muito acertado e acredito que seria melhor ele pedir para o ex-assessor voltar para o cargo.

Pensando bem, acho que essa barata na vida de Léo Coutinho acabou foi ajudando a sua administração e, de ‘quebra’, os alunos do João Lisboa, que ganharam uma passarela-molas igual as dos empreendimentos da família do prefeito.

O que uma barata não faz...

E ainda tentam lucrar!!! Depois de mais um vexame nacional, mídia da família Coutinho tenta “vender” o prefeito como dinâmico, firme, sensível e enérgico contra as baratas

20.2.16
Um grande número de assessores acompanhou o prefeito na visita 
ao HGM para matar baratas. Será que mataram foi com os pés?
Quando atingida pelo inseticida baygon, a barata fica tonta e corre para todos os lados tentando salvar sua pele do perigoso veneno.

Tal qual uma barata tonta, tanto a mídia coutinhiana como o próprio prefeito Léo Coutinho estão zonzos diante de mais um escândalo nacional que mostra para o Brasil inteiro a situação de calamidade que é a administração do município.

Atordoados com a incapacidade de eliminar as baratas do Hospital Geral do Município, o último prédio da administração que poderia ser ‘residência’ de tantos insetos, os veículos de comunicação da Prefeitura de Caxias estão, de forma tresloucada, tentando faturar diante da situação de calamidade.

As manchetes desses veículos de comunicação beiram o ridículo e só aumentam a revolta dos caxienses quando tentam ‘vender’ a ideia de um gestor sensível ao problema e disposto a resolvê-lo de forma eficaz.

Hospital Geral: Léo Coutinho afasta diretor, abre sindicância e determina dedetização emergencial”, estampa uma dessas manchetes. “Prefeito chama a responsabilidade para si, pede desculpas à população, e age contra baratas no HGM”, diz outra. “Prefeito Léo Coutinho acompanha mutirão de limpeza em hospitais do Município”, informa a manchete apresentando fotos de Léo Coutinho supostamente sendo eficaz no combate as baratas.

As imagens que emolduram uma dessas matérias não mostram o prefeito “pegando na massa”, ou seja, com um chinelo correndo atrás de uma barata, mas sim batendo papo feliz e satisfeito com os funcionários do HGM, que não estão ali para matar insetos, mas para salvar vidas..

Na manchete que diz que o prefeito “chama a responsabilidade para si e age contra baratas”, lamento informar ao escriba que tentou lucrar alguma coisa em beneficio do prefeito com esse título, que não poderia ter sido outra pessoa o responsável pelo descaso e a falta de higiene do Hospital Geral.

Mas lamentável mesmo foi o prefeito não se caracterizar como um mata-mosquito combatendo as baratas.

De touca na cabeça e uma mochila de veneno nas costas para dedetizar a unidade de saúde, certamente ele iria convencer meia dúzia de mensalinhos que correriam para o facebook postar as fotos de Léo Coutinho como um grande matador de baratas.

Caso fizesse isso, ficaria tão ou mais original que aquelas fotos dele postadas na rede social tomando caldo e comendo bolo frito no Mercado Central.

O marketing do prefeito pecou mais uma vez em não dar esse conselho a ele.

Soube na quinta, mas só agiu na sexta após o Bom Dia Brasil: “Ao tomar conhecimento da matéria, imediatamente, peguei meu veículo, voltei pra Caxias...”

Garantiu que vai acabar com as baratas do seu governo: “Esse fato que ocorreu não mais ocorrerá”

Pagaram o pato!!! Léo Coutinho não conseguiu matar as baratas do Hospital Geral, mas já destruiu o emprego dos diretores

Em meio a tantas notícias negativas, o prefeito de Caxias, Léo Coutinho, acaba de receber uma que demonstra bem como está o seu... governo.

Todos os dias são publicadas nas redes sociais, e em reportagens da TV Band Caxias, imagens e denúncias contra o péssimo estado em que se encontra o HGM e outros tantos prédios públicos da cidade.

Os casos das precárias condições de higiene do Hospital Geral são recordistas na denúncias feitas no facebook.

Mas foi preciso a TV Globo nacional, através do Bom Dia Brasil, veicular matéria da afiliada Mirante de Caxias, mostrando as baratas nas dependências da unidade hospitalar, para que o município passase a tomar alguma providência.

Em entrevista na TV Sinal Verde, no programa comandado por Reginaldo Pinho, o prefeito Léo Coutinho confessou que as providências só foram tomadas após a exibição do caso em rede nacional pela Globo. “Ao tomar conhecimento da matéria, imediatamente, peguei meu veículo, voltei pra Caxias e de imediato determinamos a instalação de uma sindicância administrativa para apurar o que de fato aconteceu”, confessou Léo Coutinho durante uma entrevista na emissora de TV da família nesta sexta-feira, 19.

Ora, caros leitores, a TV Mirante já havia denunciado o caso no telejornal que foi ao ar na noite de quinta-feira, 18, sendo que, logicamente, o prefeito já tinha inteiro conhecimento do assunto.

Mas foi preciso um programa em rede nacional, na maior emissora do país, para que Léo Coutinho fizesse algo.

E o próprio reconheceu que foi a matéria divulgada nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, que o fez tomar providências: “Ao tomar conhecimento da matéria, imediatamente, peguei meu veículo, voltei pra Caxias...

A declaração do prefeito é clara como a luz do sol. Ele soube das baratas na noite de quinta-feira, mas só resolveu agir, ‘rapidamente’, após o caso ser repercutido em todo o Brasil. “O administrador tem que responder rapidamente ao ocorrido”, disse ele em outro ponto da entrevista tentando passar um ar de gestor enérgico.

Na entrevista midiática, Léo Coutinho anunciou várias ações para tentar matar as baratas do Hospital Geral. “Esse fato que ocorreu não mais ocorrerá”, prometeu ele em suas considerações finais.

Dada a frequência com que as péssimas notícias da administração Léo Coutinho conseguem ser destaque nacional, tenho minhas dúvidas que ele consiga cumprir o que prometeu.

Embora não tendo êxito para matar algumas baratas no HGM, pelo menos ele já destruiu os empregos dos diretores daquela unidade de saúde.

Não sei porque, mas acho que não era bem o diretor do Hospital que tinha que ser demitido.

Tem alguém bem mais incompetente acima dele que deveria perder o emprego.

Quem seria?