Minha Figura

Obras da Praça São José em Timon estão 90% concluídas

30.11.16
O espaço é considerado pelos timonenses um símbolo histórico e de identidade de Timon

A Praça São José, um importante espaço público de Timon, está passando por uma ampla revitalização e nos próximos dias será entregue à população. As obras estão aceleradas e com 90% dos trabalhos concluídos. A praça foi reformada e recebeu novos equipamentos de lazer e convivência. Novos bancos foram colocados, a imagem do Cristo foi toda recuperada, assim como todo o piso, e foi construída uma academia ao ar livre, além de um anfiteatro para apresentações culturais, um parquinho, um espaço de alimentação e exposição de artesanatos.

As intervenções feitas foram realizadas através de uma parceria entre a Prefeitura de Timon e o Governo do Estado, que disponibilizou recursos no valor de um milhão e seiscentos mil reais. A população também participou com sugestões para a reforma, colhidas durante audiências públicas.

Esse relevante símbolo cultural da cidade já foi palco de muitos encontros e lembranças de timonenses, como contou dona Maria de Jesus Brito, conhecida como dona Pituca, que há décadas trabalha com lanches no Mercado Público do Centro de Timon. Para ela, a reforma está uma maravilha. “Quando adolescente, me lembro bem da praça, que sempre foi um ponto de encontro dos timonenses, pois lá tinha uma piscina na década de 80 que atraía muita gente. Então, esse lugar merece receber esse tratamento. Estou satisfeita.”

Outra vendedora que trabalha no mercado e que desde criança teve uma relação de convivência com a praça, também relatou o valor que o espaço tem para ela e para a cidade onde nasceu e foi criada. Dona Lêda, como é chamada, fala que lembra quando na praça havia uma televisão. “Eu e amigos que estudavam comigo em uma escola que funcionava onde hoje é a Biblioteca Municipal, onde foi a primeira sede da Prefeitura, saíamos da aula e íamos direto pra praça assistir televisão e conversar. Era muito bom, e hoje fico feliz em ver a praça sendo reformada, pois precisamos de mais lazer em nossa cidade e agora vamos ter com a nova praça”.

 A pesquisadora e historiadora Athemires Sousa constatou que a história da Praça São José se confunde com a história de Timon. Ela estudou a relação que os moradores da cidade possuem com a praça. Através de relatos orais e de documentos colhidos em um acervo da Câmara Municipal, a pesquisadora descobriu que a cidade possui uma relação de sentimento com praça. “As pessoas possuem uma identidade com o espaço público, que por muitos anos foi local de encontro e lazer. Existiam vários atrativos aqui, como a TV e bebidas que na década de 60 e 80 eram novidade, como os refrigerantes, que eram vendidos na praça; isso atraia o público, além da relação da praça com a Igreja São José, santo padroeiro da cidade. Depois das missas, principalmente pela manhã, muita gente se concentrava na praça.” (Do Blog do Elias Lacerda)

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Lindo! quando se usa o recurso público com sabedoria e honestidade e isso que se vê. Mais infelizmente em Caxias ainda não tivemos obras dessa magnitude que pudesse agradar as nossas crianças e jovens como um todo, pela falta de dois motivos: GESTÃO PÚBLICA COM RESPONSABILIDADE E HONESTIDADE. Fica na reportagem um exemplo para a próxima administração.

Postar um comentário