Minha Figura

Primeiro vereador a discursar como prefeito - “Quero dizer que eu tenho a obrigação de ser o melhor prefeito que Caxias já teve”, diz Fábio Gentil em sessão histórica da Câmara Municipal

6.10.16
A sessão da Câmara Municipal de Caxias desta quarta-feira, 05, será lembrada nos livros de história como a primeira vez que um vereador discursou como prefeito eleito do município.

Sendo a primeira sessão ordinária realizada após as eleições, o anúncio de que o prefeito eleito iria discursar lotou as galerias da Casa do Povo.

Ainda empolgados, os eleitores/apoiadores de Fábio Gentil eram só entusiasmo no apoio aos discursos dos ainda oposicionistas e vaias para os parlamentares da base de Léo Coutinho.

No aguardado discurso, o prefeito eleito registrou que não tinha lembrança se algum dia um vereador em pleno mandato havia discursado na tribuna da Câmara. “É uma sessão histórica para Caxias. Embora eu tenha cinco mandatos, até o momento eu desconheço um vereador, subir a essa tribuna, sendo prefeito de Caxias”, iniciou o prefeito eleito sendo interrompido pelos aplausos do público presente. “As atitudes administrativas do prefeito atual demonstraram que eu não deveria seguir o caminho que ele seguia e eu vim para esta Casa, para esta mesma tribuna, quando anunciei meu afastamento da Prefeitura e disse que lá só voltaria, se Deus me permitisse, como prefeito, e Deus me abençoou”, lembrou Fábio.

No decorrer da sua fala, o prefeito eleito continuou fazendo uma explanação desde o rompimento com o grupo Coutinho até a vitória no último domingo que o consagrou como prefeito de Caxias.

Confira os principais trechos do discurso do prefeito eleito de Caxias:

Crescimento do movimento de oposição

E aí começamos a juntar os cacos: eu, o vereador Catulé, a Taniery, a vereadora Benvinda e o vereador Luis Carlos. O prefeito dizia que meu grupo cabia dentro de um fusca e esse fusca foi crescendo, passou pra uma Kombi, passou pra uma van, e no dia 02 de outubro, todos os ônibus de Caxias e da região não cabia o nosso grupo.

Dificuldades financeiras na campanha

“E quero dizer mais uma coisa: eu não tinha 1 real. Eu comecei a campanha dizendo que tinha para segurar o grupo, mas não tinha. Fiz a campanha e meus cartazes só chegaram a 15 dias da eleição”.

A mentira das pesquisas de Léo Coutinho e a disposição para continuar na luta

Fábio revelou que na semana da eleição conversou com os vereadores Paulo Simão, Luis Lacerda e Antonio Ximenes e lhes disse que o prefeito Léo Coutinho estava mentindo sobre as pesquisas de opinião que o colocavam com 10 e 18% na disputa. “E eu não tinha dinheiro pra fazer uma pesquisa. O prefeito apresentou uma pesquisa com 4 por cento na frente, cinco dias depois pulou pra 12, 18 e 20 [por cento]. E eu tentei começar a contestar a pesquisa do prefeito, procurei pelas pessoas que pudessem nos ajudar em Caxias, pois os carros de som nem saíam mais por falta de combustível. E cada não que eu recebia era mais um ânimo que eu tinha, pois sem dinheiro no bolso, eu fui pra rua. Aí o cabeludo foi. Eu comecei a andar de porta em porta, de casa em casa. E hoje a gente comprova que mentiu não foi eu quando nós apresentamos a nossa pesquisa, e quem mentiu foi o prefeito”.

Intimidação no dia da eleição e humildade como resposta

“A maior demonstração veio no dia 02, quando juntou toda a equipe do prefeito, mais de 10 advogados. Tentaram criam um fato comigo na escola Santos Dumont. Quiseram até me prender só porque eu entrei de seção em seção pegando na mão de cada um quando a equipe do senhor prefeito disse que eu não poderia pegar. Eu tive que fazer alguma coisa. Já que eu não podia pegar na mão da forma que eles falaram, eu me abaixei, saí de joelhos e peguei no pé de cada um. Cada ato que faziam contra mim, parece que Deus me mostrava um caminho.”

Gravação do deputado Humberto Coutinho e oração pedindo ajuda

“Aonde eu ouvi um áudio, uma gravação do deputado Humberto Coutinho “qui, qui 1 não pode vencer 200” e esse 1 venceu os 200. Eu acordei no dia 02 de outubro e nas minhas orações eu pedi: só quero um voto e se eu tiver esse voto eu estou satisfeito, meu Deus, me dê o seu voto”

A Prefeitura para ajudar o povo

“Quero dizer ao povo de Caxias, aos senhores vereadores, que até hoje vivi sem ser prefeito. Eu não preciso da Prefeitura pra sobreviver, mas eu preciso dela para ajudar o povo de Caxias.”

Uma boa administração e colaboração dos vereadores

“Quero dizer que eu tenho a obrigação, não de ser um bom prefeito, mais ser o melhor prefeito que Caxias já teve. Vou trabalhar para isso. Vou usar as palavras da vereadora Ana Lúcia, eu sozinho não consigo, nós precisamos também da Câmara de Vereadores. Eu quero que os senhores entendam que tudo que eu passei, quando eu rompi com o prefeito eu tinha que fazer uma opção: entre o prefeito e aqueles que votaram em mim, eu fiz a opção pelo povo e hoje eu estou colhendo todos os frutos da semente que eu plantei, a Prefeitura Municipal de Caxias.”

O povo disse sim aos vereadores e não ao prefeito Léo Coutinho

“E agora eu quero dizer aos senhores, a todos sem exceção: o povo votou nos senhores e senhoras, mas o povo não quis o prefeito que esta Casa, na sua maioria, apoiou. E isso é uma demonstração que eles querem ver os senhores na Câmara, mas não querem a condução do Executivo pelo prefeito atual.”

Caxias vai voltar a ser a princesa do sertão

“Estou aqui para trabalhar. Venho a esta Casa tantas vezes seja. Não tenho motivo para me esconder, mas quero poder contar com o apoio dos 19 vereadores desta Casa. Quero mostrar ao povo que nós temos condições de fazer um trabalho pra que esta cidade realmente volte a ter orgulho de ser a princesa do sertão.”

Saudades da Câmara

“São 20 anos desse trajeto da [Avenida] Santos Dumont pra Câmara Municipal. Já sinto saudade a partir de hoje”.

Trabalho e união

“Precisamos, acima de tudo, conhecendo os problemas da cidade como eu conheço, parlamentar de 20 anos, só precisamos ter em mente que as soluções são possíveis, desde que possamos trabalhar com muita vontade e com união.”

Acesso difícil ao prefeito Léo Coutinho

“Eu tenho tentado entrar em contato com o prefeito. Eu não sou inimigo do prefeito, eu sou adversário político por não comungar com a sua forma administrativa. Mas eu tenho procurado pra fazer uma transição pública, para que a nossa equipe de governo possa entender como está o município e eu peço aos senhores vereadores que tenham acesso fácil para que ele possa, para que ele deixe plantada uma boa semente e que ele possa dar oportunidade para que junto com nossa equipe possamos entrar nas secretarias do município, conhecer o que tem, o que ele vai deixar e o que pode ser feito. A política passou, o povo tomou a decisão, o momento agora é de consertar os erros, o momento agora é juntar forças, essa população tem sofrido e tem sofrido muito. As oportunidades tem sido pra poucos e muitos ficaram de fora”.

Respeito a vontade popular

“Quero dizer aos vereadores mais uma vez: quem nos elegeu foi o povo de Caxias. Que os senhores respeitem a vontade popular, se não, estamos aqui para tentar fazer aquilo que pode ser feito. Estamos aqui para trabalhar pela cidade e mostrar ao povo. Nós mostramos que o prefeito errou e agora, junto com o povo, mostrar que o prefeito tá certo.”

12 comentários:

  1. Funcionario publico disse...:

    Espero dias melhores para caxias agora ! confio plenamente em Fabio, Ja escutei burburinhos de que Fabio ja esta começando a montar sua equipe! Dentre eles consta o nome do senhor Othon Maranhão na minha humilde opinião Fabio Ja começa com o pé direito pois ja tive o prazer de trabalhar com ele profissional competente. Trata seus colegas de trabalho com respeito !

  1. Sérgio Teles disse...:

    Foi por essa pessoa que troquei meu voto.Antes estava do lado do Humberto como o fabio também. quando ele rompeu acreditei que ali começaria uma oposição forte. Bem lembrado a oposição iniciada na camara com a presença candidatos nanicos que compartilharam com o trabalho de campanha para deputado estadual.hoje passa a ser história esse fato. Muitos não acreditaram que FABIO GENTIL chegaria a prefeito. Nós acreditamos e hoje ele tem em suas mãos a grande responsabilidade de mudar o municipio com salários melhores, concurso público, ampliar a saúde, educação e esporte de qualidade fazendo acontecer . isso é o que esperamos de você. felicidades.

  1. Gleycianebrandao1000@hotmail.com disse...:

    ��������Oro a Deus hj que ele ilumine e guie o mandato de Fábio Gentil... que ele faça valer essa resposta, a voz do povo... que ele seja íntegro e honesto��

  1. Unknown disse...:

    Não tenho nada contra o Fábio, mas contra o aliado, pela sua história pregressa.
    Mas enfim espero o melhor pra Caxias.

  1. Anônimo disse...:

    Belas palavras Fábio, me emocionei a cada linha que lia. Amo Caxias, espero que continue cada dia mais linda. Nossa princesa do sertão������

  1. Anônimo disse...:

    Em outras gestões se importou muitos secretários de fora da cidade de Caxias e foi um desastre. Acho que Caxias tem técnicos competentes, basta lhe dar condições e a coisa pode acontecer.

  1. Unknown disse...:

    Parabenizo o prefeito Fabio Gentil pelas sábias palavras "quem me colocou na prefeitura foi o povo" e se o povo, de maneira democrática quis Fabio na Prefeitura resta aos Vereadores que o apoiem, e aos que estão deixando a prefeitura, que façam uma transição da maneira mais transparente possível, afinal o povo tá de olho. Que Deus abençoe Fabio Gentil. Que Deus abençoe a Câmara Municipal. Que Deus abençoe Caxias...

  1. anninha disse...:

    Que seja realmente um GOVERNO PARA O POVO. Administração com TRABALHO E HONESTIDADE, é o que a população espera.E que a SAÚDE da nossa cidade seja restaurada, pq a população não pode mais adoecer q pra ser internado tem q fazer triagem na UPA, caso esteja mal de morte é q vai pro Macro Regional, terrível isso. Se essa administração fizer o DIFERENCIAL, o povo estará de PARABÉNS. Que seja um GOVERNO DE TODOS.

  1. Anônimo disse...:

    Estou torcendo por ele. E espero que ele reflita. E cumpra suas promessas e faça uma boa gestão mas para isso ele não Pode deixar de fiscalizar as pessoas com quem ele Vai trabalhar no governo dele para fazer uma boa gestão se não ele vai perder todo o esforço que ele fez. E seu governo Ficara prejudicado por erros de seus aliados.Ele tem que refletir em colocar pessoas intregras e honestas no seu governo.

  1. Unknown disse...:

    Ha mais de 40 anos deixei caxias. Na busca do conhecimento (estudo), e realização profissional, moro em São Luís. pelo menos 4 vezes por ano volto a essa cidade que amo como terra natal, onde tenho amigos inesquecíveis, contemporâneos da minha adolescência e vizinhos do bairro Olho d'água. Espero do prefeito eleito, que administre a cidade, em prol da sociedade e não de um pequeno grupo.
    Edgelson Lemos

  1. Unknown disse...:

    Parabéns Fábio pela sua força sua garra e por lutar pelos menos favorecidos lhe admiro como pessoa um Homem do bem de um coração enorme que Jesus td abençoe nessa sua nova estrada um abraço

  1. Unknown disse...:

    Parabéns Fábio pela sua força sua garra e por lutar pelos menos favorecidos lhe admiro como pessoa um Homem do bem de um coração enorme que Jesus td abençoe nessa sua nova estrada um abraço

Postar um comentário