Minha Figura

Incêndio na zona rural de Caxias destrói casas, leva pânico para moradores e provoca uma corrente de solidariedade na cidade

13.10.16
No povoado Bom Jardim o fogo destruiu 11 casas
Vários focos de incêndios ocorridos nas últimas 48 horas estão levando pânico e destruição à zona rural de Caxias.

No Nazaré do Bruno as chamas chegaram perto da zona habitada
O fogo chegou aos arredores dos povoados Nazaré do Bruno, Engenho d’água, Fortaleza, Vila Nova, Floresta, Cajazeiras e Bom Jardim, sendo que no Bom Jardim as chamas atingiram as residências e destruiu 11 delas. Infelizmente, os proprietários das casas consumidas pelas chamas não tiveram tempo de retirar móveis, roupas e utensílios domésticos, o que só aumentou o sofrimento daquela localidade.

Devido a ação limitada do Corpo de Bombeiros em Caxias, que possui efetivo reduzido, pouco foi feito para evitar danos maiores.

Calor intenso tem sido apontado como a principal 
causa dos incêndios na região
O sofrimento das famílias do povoado Bom Jardim provocou uma onda de solidariedade em Caxias. O prefeito eleito Fábio Gentil, que esteve durante toda a terça-feira, 11, em Brasília, assim que chegou na cidade, organizou uma equipe de trabalho para angariar donativos para as famílias atingidas e disponibilizou a sede do comitê da sua campanha eleitoral como centro operacional de arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas, móveis, colchões e água potável.

Ainda na tarde desta quarta-feira, 12, a organização da campanha de arrecadação contabilizava centenas de quilos de alimentos e dezenas de roupas, além de outros itens que foram despachados em seguida para os povoados atingidos pelo fogo.

Prefeito eleito Fábio Gentil assim que retornou a Caxias organizou 
uma campanha de arrecadação de roupas, alimentos, colchões e 
água para aliviar o drama das famílias atingidas.
Além da organização da equipe do prefeito eleito de Caxias, emissoras de televisão do município e entidades não governamentais também se mobilizaram em campanhas de arrecadação, no que acabou criando uma onda de solidariedade como poucas vezes vista no município.

O intenso calor que assola o leste maranhense e se estende até parte do Piauí tem sido apontado como a principal causa para os vários focos de incêndio que estão acontecendo na região, sendo que em alguns casos pode ter sido provocado por restos de cigarros.

Somente em Teresina, os focos de incêndio chegaram a 50 nas últimas 48 horas, sendo que o Corpo de Bombeiros da capital piauiense não tem conseguido atender a todas as chamadas da população.
Voluntários organizam a distribuição dos alimentos e roupas que serão 
entregues na zona rural de Caxias

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Se não me engano, a Prefeitura tinha uma brigada de incêndio de repente acabou não sei qual o motivo. Seria uma boa o novo Prefeito municipal ver a possibilidade de voltar a formar uma equipe, pois essa região leste do Maranhão a cada ano esta mais seca e vulnerável a incêndio.

Postar um comentário