Minha Figura

UMA DECISÃO EQUIVOCADA

1.8.16
Por Dr. Helton Mesquita

Nas últimas horas, tenho me deparado nas mídias sociais, com um estranho comunicado por parte da Prefeitura Municipal de Caxias, em que avisa aos Cidadãos Caxienses, que à partir do dia 28 passado, o Pronto Socorro do Hospital Geral estaria encerrando os seus atendimentos, passando esse tipo de atendimento para a UPA do Bairro Pirajá, recém construída e inaugurada.

Onde está o equívoco, na minha opinião? ...É que as UPAS, que foram criadas em 2003, fazendo parte de uma Política Nacional de Saúde, pelo Governo Federal, não foram criadas para substituírem as Emergências dos Hospitais, mas simplesmente serem unidades intermediárias, entre as UBS e Equipes de Saúde da Família, e os Hospitais, no intuito de, apenas, desafogar as emergências dos hospitais da Rede Municipal, pois no planejamento do Governo Federal, as UPAS seriam projetos pilotos para serem disseminados nas diversas áreas do Município para atendimentos como febre, cefaléia, diarréias, dores abdominais, pequenas suturas e atendimentos odontológicos no campo da dor, além de possuir equipamentos apenas básicos, como RX, Serviço de Laboratório para emergência e urgência, até porque os leitos, dependendo do porte da UPA, deverão ser utilizados apenas para pequenas observações.

Deste ponto de vista se conclui que, a UPA do PIRAJÁ é bem vinda, para atender as demandas daquela região da cidade, mas em hipótese alguma ser "desculpa" para o fechamento da Emergência do Hospital Geral, pois analisem o grave problema que passarão a ter os moradores de Bairros extremamente populosos, como o São Francisco, Teso Duro, Baixinha, IPEM, Seriema, Vila Arias, Sabiá, Antenor Viana, que terão que alugar um táxi, para levarem seus familiares doentes, até o Bairro Pirajá.

Expliquem isso para a população Caxiense!

5 comentários:

  1. Unknown disse...:

    São tudo assim quando as coisas estão melhorando eles fazem tudo pra virar do avesso, porque não deixá como estava

  1. Anônimo disse...:

    Post o comentário saba

  1. Anônimo disse...:

    cade os comentarios dr;

  1. Anônimo disse...:

    Esse blogueiro é assim, não posta os comentários, um desrespeito aos leitores, eis a razão de esta em decadência. Ora, se um leitor faz um comentários é pra ser postados, porque esta expressando sua opinião. Mais isso só vai acontecer quando nos leitores ingressarmos na Justiça, pois estamos sendo sendo proibidos de expressarmos nossas opinioes.

Postar um comentário