Minha Figura

TV da Família Coutinho contrata pesquisa eleitoral no dia 10 de junho, recebe o resultado dia 16, mas só registra no TRE 4 dias depois

21.6.16
Quando publiquei aqui no último dia 15 que o deputado estadual Humberto Coutinho teria contratado uma pesquisa de opinião com 2 mil entrevistados, abordei que isso era visto como desespero, pois uma pesquisa com o mesmo número de entrevistados de uma sondagem nacional não significava que a mesma seria mais confiável, uma vez que elas levam em conta é a amostragem, e não a quantidade.

Disse também naquela postagem que a pesquisa teria sido contratada junto ao Instituto Escutec (revejaaqui).

A informação publicada aqui merece duas retificações: a pesquisa da semana passada não foi feita apenas pela Escutec e nem teve 2 mil entrevistados. A sondagem foi encomendada junto ao Instituto Cuali, de Fortaleza – CE e também junto ao Instituto Escutec, ambas com 1.500 entrevistas.

Vaticinei que não adiantava “comemorar nos bastidores os números que sairão dessa pesquisa, pois, não sendo registrada, como manda a legislação eleitoral, qualquer vestígio de satisfação será visto pela população como lorota”.

Pois bem, a tal pesquisa gigante não vazou para nenhum dos aliados mais próximos do presidente da AL, supondo-se então que os números não foram muito agradáveis, uma vez que pelo ‘estilo’ de HC, ele iria saborear cada ponto favorável junto aos correligionários mais próximos.

Mas eis que uma bela surpresa está sendo preparada para os caxienses. Pelo menos a pesquisa da Escutec feita na semana passada, entre os dias 10 e 16, foi finalmente registrada e será divulgada neste domingo, 26.


Ora, caros leitores, todo contratante de pesquisa eleitoral, tão logo inicia a mesma, trata logo de fazer o seu registro e em seguida anunciar que em determinado dia fará a divulgação dos números.

O fato de terem iniciado a pesquisa no dia 10 e estarem com o resultado desde o dia 16 para somente no dia 20 decidir fazer o registro deixa muita gente com uma pulga atrás da orelha. Como entender um demora de 4 dias diante de um resultado favorável para resolver botar a boca no trombone?!

Com 1.500 entrevistados, a pesquisa número 09062/2016 foi registrada na noite desta segunda-feira, 20, e será divulgada no domingo, 26. A coleta de dados foi feita entre os dias 10 e 16 de junho. O contratante é a Rádio Caxias, razão social da TV Sinal Verde, de propriedade da família de Humberto Coutinho. O intervalo de confiança registrado no TRE é de 95% e a margem de erro estimada pela Escutec é de 2,0 pontos percentuais.

Vamos aguardar os números e tentar entender tanta demora entre o resultado e o registro dessa pesquisa na Justiça Eleitoral.

0 comentários:

Postar um comentário