Minha Figura

Nova pesquisa Escutec realizada em Caxias mostra estranha migração de intenção de votos

27.6.16
Pois é! Não tem como não colocar dúvidas em toda pesquisa Escutec realizada em Caxias.

De propriedade do empresário Fernando Júnior, que estava preso até o início do ano por corrupção pela Polícia Federal, e que tem um histórico de dezenas de milhões recebidos da Prefeitura de Caxias nas gestões coutinhianas, o Instituto de pesquisa é o favorito de Humberto Coutinho para fazer sondagens no município.

Realizada entre os dias 10 e 16 de junho, a pesquisa só foi registrada no TRE no dia 20, ou seja, 4 dias depois do seu término e quando os contratantes já sabiam o resultado. Sabiam e esperaram 4 dias para decidir pelo registro da mesma.

Sinceramente, não consigo encontrar algum sentido nessa demora, pois mesmo com o resultado favorável, demoraram uma eternidade para decidir pela divulgação.

Vamos primeiro aos números da pesquisa, os respectivos cenários traçados e em seguida alguns comentários do blogueiro:

A pesquisa ouviu 1500 eleitores e foi registrada no Sistema Pesqele do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-09062/2016, com autorização para ser publicada a partir do dia 26/06/2016. A margem de erro da pesquisa é de 2,0% para mais ou para menos. E o intervalo de confiança é de 95%.

No mais provável cenário eleitoral que se verifica hoje em Caxias, o Instituto Escutec perguntou aos eleitores: Se as eleições fossem hoje, e sendo estes os candidatos, em quem o(a) Sr.(a) votaria para prefeito. Veja as respostas:

Léo Coutinho: 32,3%, Fábio Gentil: 24,8%, Paulo Marinho: 15,8%, Nenhum deles: 11,3% e NS/NR: 15,8%.

O Escutec também simulou cenários com apenas duas candidaturas, e o resultado tendo Léo Coutinho x Paulo Marinho Jr foi o seguinte:

Léo Coutinho: 36,5% X Paulo Marinho: 23,4%. Nenhum deles: 22,7% e NS/NR: 17,5%.

Noutro cenário também com apenas duas candidaturas, desta vez com Léo Coutinho x Fábio Gentil, o resultado foi:

Léo Coutinho: 33,9% X Fábio Gentil : 30,7%. Nenhum deles: 18,3% e NS/NR: 17,1%. (JP)

Os dados destacados nesta postagem foram extraídos do site da TV Sinal Verde, que foi a contratante da referida pesquisa.

Nos cenários apresentados, muito se estranha na movimentação dos eleitores quando se retira o nome de Paulo Marinho Júnior da disputa.

No primeiro cenário, com três candidatos, Léo Coutinho tem 32,3%, Fábio Gentil surge com 24,8% e Paulo Marinho Júnior com 15.8%, sendo que 11,3% dos entrevistados disseram não ter intenção de votar em nenhum deles e não sabe ou não respondeu chega a 15,8% dos pesquisados, o que eleva a quantidade de indecisos para 27,1%.

Na segunda simulação do Instituto Escutec, com apenas Léo Coutinho e Paulo Marinho Júnior como candidatos, os números foram: Léo Coutinho 36,5% X Paulo Marinho Júnior 23,4%, sendo que o número daqueles que disseram que não votavam em nenhum deles chega a incríveis 22,7% e não sabe ou não respondeu 17,5%, o que coloca os indecisos ou que podem mudar o voto para 40,2%.

Já no terceiro cenário, quando se colocam Léo Coutinho e Fábio Gentil como candidatos, os 32,3% da primeira pergunta somam agora 33,9% para Léo Coutinho e os 24,8% apontados para Fábio Gentil chegam agora a 30,7%, sendo que o número daqueles que não deseja nenhum deles como prefeito alcança 18,3% e não sabe ou não respondeu são 17,1%.

Bem, não tenho como não questionar os números da pesquisa Escutec, pois, a essa altura do campeonato, é muito difícil imaginar que um eleitor de Paulo Marinho Júnior fique sem saber em quem votar caso o mesmo não seja candidato.

Nessa pesquisa, com a saída de PMJ, Léo Coutinho herdaria 1,6% da intenção de votos e Fábio Gentil 5,9%, sendo que 8,3% dos eleitores marinhianos entram para o universo daqueles que não sabem ou não responderam.

Apesar dos pesares, a pesquisa não fez nenhum questionamento ao eleitor sobre o apoio de Paulo Marinho Júnior a Fábio Gentil, o que certamente iria dar mais credibilidade a sondagem e os números seriam bem mais confiáveis.

Por outro lado, a pouca empolgação dos mensalinhos e fantasmas da Assembleia nas redes sociais mostrou que nem mesmo eles ficaram satisfeitos com os números.

Vamos aguardar mais só um pouquinho para que os integrantes da oposição se entendam e declarem publicamente os caminhos que irão seguir nestas eleições.

Após, e caso haja a união das oposições, teremos um quadro bem mais real para medir o humos dos caxienses.

1 comentários:

  1. Unknown disse...:

    O que é estranho e lamentável é a justiça eleitoral proibir a propaganda eleitoral de Caxias na TV.

Postar um comentário