Minha Figura

Desespero!!! Humberto Coutinho encomenda pesquisa de opinião em Caxias com mesmo número de entrevistados de uma sondagem nacional

15.6.16
NÃO AUMENTA A CONFIABILIDADE / Depois da insatisfação em várias pesquisas, Humberto
Coutinho parte agora para milhares de entrevistados; Não adianta, o resultado é pela
amostragem, não pela quantidade

Quando um laboratório de análise clínicas faz um exame de sangue, não é preciso retirar o sangue todo do corpo, mas apenas uma pequena amostra colhida num tubo de ensaio para saber a quantidade de glóbulos vermelhos da pessoa.
  
Quando o Ibope ou o Datafolha faz uma pesquisa nacional para presidente da República, o número quase sempre fica entre 1.800 e 2.100 entrevistados.

Em Caxias, desde quando o titular do blog começou a atuar nos bastidores da política, o número de entrevistados nas pesquisas de opinião variam entre 350 e 450 pessoas, divididas em idade, sexo, nível de renda e grau de escolaridade.

As pesquisas feitas pelo deputado Humberto Coutinho ao longo da sua vida sempre obedeceram os parâmetros citados no parágrafo anterior.

Mas num movimento atípico do presidente da Assembleia Legislativa, ele encomendou uma pesquisa de opinião em Caxias com 2 mil entrevistados. Executada pelo Instituto Escutec, o levantamento está em curso e os números serão do conhecimento de Humberto Coutinho nesta sexta-feira, 17.

O assunto estava guardado a sete chaves, mas a ansiosidade do deputado caxiense diante do que sairá dos questionários levou ele a comentar com alguns deputados mais próximos a aflição que está vivendo.

E é lógico o temor dele diante de pesquisas de opinião nos últimos anos, pois desde o início da sua ascensão política, em 2002, ele usou a divulgação das sondagens que mandava fazer porque gostava de humilhar os adversários com os números encontrados (sempre favoráveis). A frequência de pelo menos uma pesquisa de opinião divulgada todos os meses ajudou a criar em Humberto Coutinho uma reputação de líder corajoso.

Mas a suposta coragem do presidente da AL acabou desde a posse do sobrinho na Prefeitura de Caxias. As favoráveis pesquisas de opinião, que tanto serviam para encorajar a legião de mensalinhos e fantasmas, viraram artigo de luxo e somente meia dúzia de aliados de proa conseguem saber de um ou outro ponto das sondagens encomendadas pelo deputado nos últimos anos.

HC trocou as pesquisas divididas com o público com secretas sondagens para consumo interno. Somente neste ano já foram pelo menos 9, todas com acesso restrito.

O destino dessa nova pesquisa Escutec terá o mesmo de tantas outras realizadas neste ano (com exceção de uma feita em janeiro, onde não foram feitos cenários com apenas 2 candidatos a prefeito).

Com 2 mil entrevistados, a nova pesquisa encomendada por Humberto Coutinho cheira a desespero.

E nem adianta comemorar nos bastidores os números que sairão dessa pesquisa, pois, não sendo registrada, como manda a legislação eleitoral, qualquer vestígio de satisfação será visto pela população como lorota.

Pôxa, Humberto Coutinho! Não custava nadinha registrar essa nova sondagem e reviver os bons tempos em que se gabava com o humor dos caxienses que saltavam dos questionários.

O deputado deve estar com uma saudade dos velhos tempos...

0 comentários:

Postar um comentário