Minha Figura

Falha nas simulações compromete resultado de suposta pesquisa do Instituto Econométrica em Caxias

22.1.16

Começou a circular nas redes sociais no início da tarde desta sexta-feira, 22, a foto de um questionário de suposta pesquisa de opinião sobres eleições em Caxias.

A aferição estaria sendo feita pelo Instituto Econométrica, de São Luís.

Nas simulações apresentadas ao eleitor sobre a disputa a prefeito de Caxias existem apenas duas opções a disposição do pesquisado.

Em uma das perguntas sobre a eleição para prefeito, o eleitor é convidado a escolher entre Paulo Marinho Jr, Leonardo Coutinho, Herbeth Dete, Ney Jefferson Teixeira e Fábio Gentil.

Já na segunda pergunta sobre a disputa a prefeito, os nomes de Ney Jefferson (que nunca se manifestou pré-candidato em 2016) e Fábio Gentil são retirados e a disputa fica apenas entre Paulo Marinho Júnior, Leonardo Coutinho e Herberth Dete.

Ao retirar da pesquisa uma simulação onde o eleitor pode decidir num confronto entre Fábio Gentil e Leonardo Coutinho, a mesma fica comprometida para saber qual candidato das oposições com maiores chances na disputa.

O fato da pesquisa não respeitar a ordem alfabética dos candidatos na apresentação ao eleitor também soa estranho, pois se isso fosse respeitado, a mesma teria que obedecer a seguinte sequência: 1 – Fábio Gentil; 2- Herberth Dete; 3 – Leonardo Coutinho; 4 - Ney Jefferson; 5 – Paulo Marinho Júnior.  

Segundo informa o Tribunal Regional Eleitoral, as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições 2016 ou aos seus candidatos devem registrar cada pesquisa na Justiça Eleitoral a partir do dia 1º de janeiro até 5 dias antes da divulgação de cada resultado, conforme disciplinamento da Res.-TSE nº 23.453, de 15.12.2015.

Caso essa pesquisa da Econométrica, mesmo com as falhas no questionário, venha a público, é bom o contratante se adequar aos rigores da legislação eleitoral.

No site do TRE existe o registro de apenas uma pesquisa de opinião realizada em Caxias neste ano. Essa pesquisa, que está sendo realizada pela empresa M R BORGES SERVICOS - ME / MBO PUBLICIDADE, MARKETING E PESQUISA, foi registrada nesta quinta-feira, 21, e ainda não foi divulgada, uma vez que tem que respeitar o prazo de 5 dias a contar da data desse registro.

Agora é aguardar o resultado.

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Com certeza Leo Coutinho está em último
    ????????

  1. Anônimo disse...:

    Ou Sabá a pesquisa amigo os caxiense já sabe
    Não sobe nunca só cai esse prefeito
    E agora com esse inverno
    Agora que as coisa vai fica zero pra.eles

Postar um comentário