Minha Figura

Prefeito Dr. Tinoco participa de assinatura de convênios para poços e barreiros para Aldeias Altas

8.12.15
O prefeito Dr. Tinoco participou na manhã do último dia 4 de dezembro na sede da Codevasf em São Luís (MA), das assinaturas de autorizações para o início das obras de implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (poços) e de barreiros em comunidades rurais de Aldeias Altas e também dos municípios de Alto Parnaíba, Fortuna e São Raimundo das Mangabeiras.

No evento estiveram presentes, além do superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Celso Dias, o deputado federal Aluísio Mendes (PMB-MA) e os prefeitos das cidades contempladas.

De acordo com o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Celso Dias, todo esse trabalho tem foco na melhoria de vida das famílias beneficiadas. “Neste novo planejamento que fizemos para atendimento aos municípios, o Governo Federal por meio da Codevasf, traz essas importantes obras capazes de amenizar um dos maiores problemas enfrentados hoje no País, que é o acesso a água, levando um item fundamental para as atividades essenciais do ser humano, como a higiene pessoal, para beber, para cozinhar e também para a produção de alimentos em pequenas hortas”, comenta.

O combate à escassez de água é um dos principais trabalhos realizados pela Codevasf no Estado. Sem dúvida, a instalação desses poços vai refletir num salto de qualidade de vida das famílias atendidas. Só tenho a enaltecer o Governo Federal nessas ações aqui no Maranhão”, declara o deputado Aluísio Mendes.

O prefeito Dr. Tinoco, de Aldeias Altas, destaca a relevância dos poços e dos barreiros da Codevasf. “Essas obras serão realizadas em localidades muito secas, daí sua importância para o povo da nossa região. Esses poços vão beneficiar áreas rurais, inclusive de assentamentos que ainda sofrem por não ter água potável. Por isso, não medimos esforço para alavancar recursos em todas as esferas que garantam ao município benefícios com diferentes obras em todos os setores. Esse é o nosso trabalho como gestor, por isso estamos nessa luta incansável pela melhoria da qualidade de vida da nossa gente”, afirmou.

Somente nesta nova etapa de assinatura de convênios, o município de Aldeias Altas recebeu a autorização para o início das obras de 1 poço e de 3 barreiros; Alto Parnaíba será contemplado com 2 poços; Fortuna receberá 3 poços; e em São Raimundo das Mangabeiras terá início a perfuração de 2 poço.

SAIBA MAIS: POÇOS E BARREIROS

Os Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) implantados pela Codevasf incluem a perfuração de poços tubulares, instalação de unidade de bombeamento e de reservatórios de fibra de vidro com estrutura elevatória, fornecimento de energia, abrigo de quadro de comando ou grupo gerador, cerca de proteção, rede de distribuição de água e ligações domiciliares.

Já o objetivo dos barreiros é a dessedentação animal, conforme explica o gerente de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf no Maranhão, Elisaldo Pereira Alencar. “Eles amenizam os efeitos da estiagem, que podem resultar na morte de rebanhos inteiros, e servem para a irrigação de pequenos cultivos.

Esta ação faz parte do Programa Água para Todos, instituído pelo Governo Federal para promover a universalização da água em populações rurais difusas. O Programa é executado pela Codevasf em toda sua área de atuação, sob a coordenação do Ministério da Integração Nacional.

ASCOM ALDEIAS ALTAS/INFORMAÇÕES CODEVASF

0 comentários:

Postar um comentário