Minha Figura

Programa Balde Cheio chega à região de Aldeias Altas

18.11.15
A Prefeitura de Aldeias Altas está se mobilizando para implantar o Programa “Balde Cheio” que visa melhorar o sistema de produção da bacia leiteira no município. Para conhecer os procedimentos necessários, o Secretário de Planejamento, Obras e Infraestrutura, Boré, participou da 2ª edição da AGRITEC – Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Território dos Cocais realizada em Caxias entre os dias 11 a 14 de novembro.

Desenvolvido pela Embrapa Pecuária Meio Norte, o Balde Cheio é um trabalho de pesquisa e de transferência de tecnologia, dirigido a produtores familiares de leite, e hoje está presente em 12 Estados do Brasil. No Maranhão o Balde Cheio fará parte do Programa Estadual da Cadeia do Leite.

São informações técnicas e importantes para o desenvolvimento da região, sobretudo dos produtores de leite que inclui Aldeias Altas e Caxias. Vai depender do interesse de quem já faz parte da cadeia produtiva leiteira”, frisou Boré.

O Secretário disse ainda que esse novo modelo de gestão possibilita ao agricultor “saber exatamente o percentual de lucro da produção e assim, planejar melhor seus investimentos”.Segundo Boré, o Balde Cheio tem tudo para ser bem-sucedido, “pois é simples e sustentável e tem grande alcance social, porque está atendendo basicamente a pequenos produtores rurais”.

Programa Balde Cheio

O Programa Balde Cheio é uma iniciativa do governo federal, por meio da Embrapa, que utiliza uma metodologia de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. Seu objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.

A capacitação e a troca de informações acontecem na propriedade rural, que se torna uma sala de aula, chamada de unidade demonstrativa (UD). Além disso, a programação inclui aulas teóricas, tanto a extensionistas como a produtores, na Embrapa Pecuária e nas propriedades selecionadas.

A partir da estruturação da propriedade com base nas orientações do projeto, a unidade demonstrativa passa a ser uma referência na região.

ASCOM: Aldeias Altas

0 comentários:

Postar um comentário