Minha Figura

Outubro Rosa em Caxias: contradições e dúvidas numa campanha marcada por gastos exorbitantes com propaganda e atrações desnecessárias

2.11.15
CARNAVAL FORA DE ÉPOCA? Tente encontrar nessas 3 imagens distribuídas à 
imprensa pelo  município, algo que remeta a prevenção do câncer de mama

A campanha denominada Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar e alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, teve em Caxias como foco principal um exagerado gasto com propaganda e contratação de ator global e cantora de renome nacional para atrair público em eventos promovidos pela Prefeitura de Caxias.

De acordo com a assessoria palaciana, o Outubro Rosa teria sido promovido pela entidade Amigos na Luta contra o Câncer de Caxias (Anlucc) e o Governo do Estado, ficando a participação da Prefeitura de Caxias, e da Secretaria de Politicas para as Mulheres, apenas como um simples apoio.

A informação de que a Anlucc, juntamente com o Governo do Estado teriam sido os promotores da Campanha trata-se de uma balela sem igual, haja vista que os montantes envolvidos nas diversas ações jamais poderiam ter saído dos cofres da Associação caxiense de combate ao Câncer e nem do Governo do Estado, pois, visitando o Portal da Transparência do governo do Maranhão, não existe nenhuma transferência de recursos para a Anlucc e nem mesmo para o município de Caxias a título da Campanha Outubro Rosa.

Em release distribuído à imprensa neste domingo, a Assessoria de Comunicação do município mostra que o sucesso de público sempre foi o principal motivo dos eventos. Enviando logo cedo matéria dando conta da presença de 10 mil pessoas no encerramento da Caminhada Rosa, último evento da Campanha, realizado na noite de sábado, 31, na Avenida Alexandre Costa, instantes depois, em outro release distribuído, apressaram-se em alterar a informação e a quantidade de público havia dobrado, pois teriam sido 20 mil pessoas na Avenida.

Contratando a cantora Wanessa Camargo a peso de ouro, os organizadores tiveram que pagar ainda passagem aérea para todo o staff da artista, composto por 22 pessoas e ainda hospedagem e alimentação para todos.

A estrutura da Caminhada Rosa contou ainda com contratação de palco, sonorização e um potente trio elétrico, o que deve ter custado, somente no dia da festa, algo em torno de R$ 150 mil reais.

As polêmicas camisetas

Tendo Caxias sido inundada por camisas rosas, outra polêmica deu-se por conta disso.

Em 10 de julho deste ano, publiquei que a empresa Casa de Costura havia vencido mais uma licitação na Prefeitura de Caxias para confecção de camisetas (reveja aqui). A licitação (pregão presencial 008/2015) tinha como objetivo a aquisição de 22 mil camisetas para diversos eventos da Prefeitura.

Bem, embora tenham dito que o evento foi promovido pela Analucc, fica bem difícil que essas milhares de camisetas vendidas e também distribuídas na cidade tenham sido confeccionadas pela tal Associação.

Também soa estranho a comercialização dessas camisetas nos últimos dias do Outubro Rosa com a justificativa de que parte das vendas seria para a construção da sede da entidade.

Ora, se o evento Outubro Rosa foi promovido pela Anlucc, todo o dinheiro da venda das camisetas iria para a entidade, e não apenas parte dele.

Embora tenha sido por uma causa nobre, as dúvidas e contradições na Campanha Outubro Rosa mostram que o governo Léo Coutinho, mesmo tentando acertar, não consegue fazer uma boa ação sem colocar vários questionamentos em torno dos seus atos.

6 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Devia ter feito todo esse gasto e ter colocado o setor de oncologia para atender os pacientes que tanto precisa do tratamento em nossa cidade. Acorda Caxiasssss.

  1. Anônimo disse...:

    Prefeitura ostentação!

  1. Anônimo disse...:

    Quando comemoramos alguma festa é por algo se consegueiu se o prefeito fez uma festa dessa o q ele estava comemorarando? Humberto fez uma mega festa pra comemorar os 15 anos de idade de sua neta. Vamos acordar povo de caxias, tem algum hospital pra atender essas mulheres? não. foi adquiridos equipamentos pra diagnósticar o câncer? não. Então meu povo não há o q festejar vamos acordar e dizer um não as esse pessoal que subestima nossa inteligência e pensa w somos babacas

  1. Anônimo disse...:

    Antes, muitos votaram inclusive eu no prefeito LC pq não o conheciam de fato, embalados pelas falácias de seu tio ex-prefeito elevando seu sobrinho a um nível Chiavenato! Ora sabemos de sua tamanha inabilidade políco-adminstativa. O ponto mais marcante creio que para muitos é a sua falta de compromisso com o povo e a ausência no cumprimento de suas palavras!

  1. Anônimo disse...:

    sabá para uma coisa essa mega festa serviu. mostrar aos caxienses que a prefeitura tem 20 mil funcionários entre concursados e contratados sendo que 85% sao contratados.

  1. Anônimo disse...:

    E o mais incrível de tudo é que a prefeitura fez todo este gasto e não teve dinheiro pra pagar o TFD para pacientes oncológicos, eu vivo na pele, pois o pagamento do reembolso do mês de agosto ainda não foi pago e olha que estamos em novembro! E tem muita gente que sabe Sabá, mas não conta por medo de perder o beneficio.

Postar um comentário