Minha Figura

Governo do Maranhão participa de encontro para acompanhamento do Programa Água Doce

24.11.15
Reunião do Programa Água Doce, em João Pessoa, teve a 
presença de representantes do Maranhão

O Grupo Executivo do ‘Programa Água Doce’ no Maranhão participou da III Reunião de Acompanhamento da Execução do Programa Água Doce (PAD), realizada em João Pessoa (PB), entre os dias 18 e 20 deste mês. A reunião debateu convênios do programa com os estados envolvidos e o aprofundamento dos debates técnicos para implantação de sistemas de dessalinização.

O ‘Programa Água Doce’ é uma ação coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e no Maranhão o programa será coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). O PAD será usado para fortalecimento dos demais programas rurais, envolvendo órgãos federais e estaduais, sociedade civil e populações difusas do semiárido para a execução do projeto.

A presença de representantes do Governo do Estado no evento realizado em João Pessoa serviu para agregar conhecimentos para a experiência que será desenvolvida no Maranhão. O encontro teve como tema central a “Gestão dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce: os desafios da operação, manutenção e monitoramento de sistemas coletivos de abastecimento”.

Com o evento foi possível debater a influência dos cenários climáticos no Semiárido brasileiro; a situação dos mananciais superficiais e dos reservatórios do Semiárido; a exploração de água subterrânea no Nordeste brasileiro; além dos desafios da gestão dos sistemas coletivos de abastecimento de água.

Estiveram presentes na III Reunião de Acompanhamento da Execução do Programa Água Doce, o coordenador do ‘Programa Água Doce’ no Maranhão, Rivadavia Santos Júnior; a superintendente de Crédito da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Railda Pascoal; o diretor da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Pedro Pascoal; o diretor do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Levi Alves; e o representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Rogério Soares.

O ‘Programa Água Doce’ no Maranhão tem o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental.

0 comentários:

Postar um comentário