Minha Figura

Agritec de Caxias levará laboratório móvel de análise de solo, o Fertmóvel

3.11.15
A 2ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) do território dos Cocais, que será realizada entre os dias 11 e 14 de novembro, no Parque da Cidade, em Caxias, é uma realização do Governo do Estado, por meio do Sistema de Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cocais) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e movimentos sociais (MST, MIQCB, Aconeruq e Fetaema).

A Agritec integra um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural em todo o estado e tem o objetivo de criar espaços para troca de experiências e ampliar o conhecimento tecnológico para beneficiar os agricultores familiares do estado.

Caxias realizará sua segunda Agritec, assim como na primeira vez, os produtores terão a oportunidade de conhecer, por meio de oficinas, workshops e palestras, tecnologias simples e de baixo custo para melhorar sua produção e, assim, gerar renda e desenvolver a agricultura no território.

Para a segunda edição da Agritec dos Cocais a Embrapa Solos, do Rio de Janeiro, levará o Fertmóvel, um laboratório móvel de análise de solos. O Fertmóvel, instalado em uma caminhonete vai ajudar na divulgação e dará acesso à análise de solo durante a Feira. As plantas, em geral, tiram os nutrientes de que precisam do solo e a avaliação da disponibilidade de nutrientes em solo é feita, em geral, com base na análise de fertilidade.

Para o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, o laboratório móvel dará a oportunidade para agricultores dos Cocais realizarem análise do solo de suas propriedades rurais que vai auxiliar o produtor na escolha da melhor cultura para plantar.

Através de uma parceria entre o Sistema de Agricultura e Embrapa Solos estamos trazendo pela primeira vez ao Maranhão o Fertmóvel que vai fazer a análise e capacitar técnicos para que possam colher e fazer as amostras do solo. O laboratório é muito importante porque com uma boa fertilidade do solo haverá aumento da produção do agricultor e conhecendo nosso solo aplicaremos as devidas correções, então, o Fertmóvel só tem a engrandecer a Agritec e acima de tudo favorecer o nosso agricultor,” disse.

A Feira dos Cocais contará com uma vasta programação voltada para a capacitação do agricultor familiar da região por meio da realização do II Simpósio da Agricultura Familiar Maranhense; cursos e capacitações sobre produtos biofortificados, análise de solos, cultivo de peixes, criação racional de abelhas, Pronaf, entre outros; contará ainda com a II Exposição de Caprinos e Ovinos.

A Agritec sediará a Conferência Territorial de Ater e oportunizará a venda de produtos orgânicos e de produtos derivados do babaçu, e ainda o recolhimento de embalagens de agrotóxicos. A Feira conta com diversos parceiros que levarão atendimento ao cidadão, como a Secretaria da Fazenda (Sefaz) que levará o Ônibus da Cidadania para realizar atendimentos.

0 comentários:

Postar um comentário