Minha Figura

Maranhão participa de Fórum em MG e discute impacto da seca na Agricultura Familiar

29.10.15
O titular da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF, Adelmo Soares, representa o Maranhão no 4º Fórum dos Secretários de Estado Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e de Minas Gerais, que está acontecendo nesta quinta e sexta-feira (29 e 30), em Belo Horizonte. Além de Adelmo Soares, estão representando o Estado, o secretário Adjunto de Comercialização e Organização Produtiva da SAF, Francisco Sales e o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão – AGERP, Fortunato Macedo.
           
Um dos desafios do 4º Fórum dos Secretários de Estado Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e de Minas Gerais é propor ações para o convívio com a seca na região do semiárido. Dos nove secretários de Estado do Nordeste, seis participam do Fórum: Bahia, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão e os demais estados mandaram representantes: Alagoas, Pernambuco e Piauí. A reunião se encerra amanhã (30/10).

O secretário ressaltou que o evento é mais uma oportunidade para troca de experiências e consolidações de parcerias para melhorias de políticas públicas voltadas para o Nordeste. “Debatemos a questão da água e políticas de recursos hídricos tão importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar. Estamos aqui trazendo e absorvendo as experiências do programa Água Doce que está contemplando com suas ações o Estado do Maranhão. Acredito que é mais um passo importante para o desenvolvimento da agricultura no nosso Estado”, ressaltou Adelmo Soares.

Além da presença dos secretários de Estado, a abertura do evento contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, do representante no Brasil do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manoel Otero, e do gerente de Programas do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o italiano Paolo Silveri.
           
Para o ministro Patrus Ananias, o Fórum é uma oportunidade de potencializar as estratégias para a agricultura familiar. “Vivemos em um momento de travessia, com dificuldades, e o trabalho conjunto é fundamental para que os recursos se multipliquem”, disse o ministro, que ao lado do secretário Glenio Martins fez a entrega simbólica de Kit-Feira (barracas, jalecos e caixas plásticas) a prefeituras e cooperativas de agricultores familiares.

Fórum
Criado em março de 2015, em Fortaleza, com o objetivo de se tornar um espaço permanente de reflexão e articulação política e técnica da agricultura familiar da região do semiárido brasileiro, o fórum tem como tema política de recursos hídricos, uma questão que extrapola os limites do semiárido, sendo um componente estratégica das dinâmicas de desenvolvimento sustentável da região.  

Durante os dois dias de Fórum, estão previstas palestras de especialistas, como Gertjan Beekman (IICA), Ricardo Medeiros (Agência Nacional de Água), Henrique Veiga (Ministério do Meio Ambiente) e Irani Braga Ramos (Ministério da Integração Nacional).

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, fara uma exposição sobre a “Experiência do Estado de Minas Gerais”.

0 comentários:

Postar um comentário