Minha Figura

Incompetência, falta de compromisso e péssima localização fazem do Parque Empresarial de Caxias um sonho desperdiçado

30.10.15
Governo Léo Coutinho paga o preço da sua incompetência em dobro: por ter escolhido 
Parque Industrial na zona rural e por não conseguir atrair empresas para o local

Em 18 de dezembro de 2014, o então governador Arnaldo Melo (assumiu com a renúncia de Roseana Sarney) inaugurou o Parque Empresarial de Caxias.

Construído pelo governo do Maranhão, o empreendimento tinha como objetivo receber indústrias e empresas interessadas na oportunidade de negócios no município.

A boa iniciativa da então governadora para com a princesa do sertão esbarrou na incompetência e falta de compromisso do governo Léo Coutinho.

É que apesar de ser construído totalmente pelo governo do Estado, coube ao município a doação do terreno e consequente escolha do local para receber o tão sonhado Parque Empresarial.

Bem, na última mudança feita no plano diretor do município, os técnicos (?) da Prefeitura, comandados pela secretária Fátima Araújo, tiveram a infeliz ideia de estabelecer que um Distrito Industrial teria que ser localizado próximo ao povoado Descanso, como de fato foi decidido.

Como é um governo comandado por alguém totalmente despreparado para gerir uma cidade do porte de Caxias, o tal Distrito Industrial ficou distante cerca de 20km do centro da cidade, o que de cara afugenta grande parte dos investidores, haja vista que a despesa de transporte dos trabalhadores que hipoteticamente iriam trabalhar nas empresas do tal Parque Industrial representaria um custo enorme para qualquer empreendimento.

A escolha errada nasceu na verdade da falta de uma outra escolha. Caxias não tem uma Secretaria de Industria e Comércio e, logicamente, não tem um secretário e nem ninguém que possa apontar caminhos nessa área.

Como não poderia deixar de ser, perto de completar 1 ano, o Parque Empresarial de Caxias é apenas sonho meio que realizado. O local existe; a estrutura existe, já as empresas...

Ainda na fase de escolha do terreno para a instalação do Parque publiquei, em 22 de julho de 2013 que “o prefeito Léo Coutinho anunciou a aquisição de um terreno para que o governo do Estado construa ali um distrito industrial”. (Reveja aqui)

Na mesma postagem afirmei que, desde o início do projeto, o mesmo seria apenas um gesto político, “ao comprar um terreno pra instalação de um distrito industrial antes mesmo de nomear o titular da Secretaria que irá organizar e tentar atrair investimentos mostra que o jovem prefeito está colocando a carroça na frente dos bois.”

No vazio de empresas que é o Parque Industrial na estrada para Teresina vê-se que o blogueiro tinha razão.

O fracasso experimentado até agora, onde a falta de planejamento na escolha de um local adequado para o empreendimento, mostra que o prefeito realmente se equivocou ao escolher aquela área e na falta de uma Secretaria de Industria e Comércio no município.

Se tivessem dado o braço a torcer para o titular do blog, já tinham pelo menos criado a Secretaria de Industria e Comércio e dado condições para que a mesma funcionasse e vendesse as potencialidades do município Brasil afora.

Pelo visto, o suposto crescimento, os supostos empregos e uma Caxias próspera e pujante ficarão restritas apenas as manchetes da TV da Prefeitura.

E o deputado Humberto Coutinho ainda fica perguntando para os correligionários os motivos para a impopularidade do sobrinho. 

5 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Deviam ter feito a FACEMA lá, a maternidade e o cursinho N. S das Graças.

  1. Anônimo disse...:

    tem gente sorrindo muito com esta noticia. enquanto isso, os fornecedores e prestadores de serviços de caxias , vejam bem, eu disse de caxias,continuarão daquele jeito, exceto os da panelinha tipo a Imperatriz das licitações e os Capitaneados pelo novo acessor do Prefeito..Te cuida Leo Malvadeza.Foi assim que Paulo Marinho Malvadeza se Lascou na politica.abre o Olho . Cabeludo Vem aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.seja mais gentil com os fornecedores, caso contrário , o povo será Gentil em 2016.

  1. Anônimo disse...:

    PRA CIMA DELES CABELUDO¹O POVO SERÁ GENTIL COM VC EM 2016

  1. Unknown disse...:

    Mando bem..., KKKKKKKKKKKKKKKK

  1. Anônimo disse...:

    kd o competentíssimo Fause Simão? isso é que dar nomear secretario por indicação, cara ganha onze paus por mes e não sabe nem o que siguinifica industria e comercio. faça-me uma garapa como dizia o antigo puxa saco de paulo marinho e agora do leo coutinho ricardo marques.

Postar um comentário