Minha Figura

Governo do Maranhão visita a Bahia para conhecer política de desenvolvimento rural do estado

2.10.15
Comitiva de Agricultura Familiar do Maranhão em reunião com Secretaria de 
Desenvolvimento Rural da Bahia

Uma comitiva do Governo do Maranhão, liderada pelo secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, se reuniu com dirigentes e com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), Jerônimo Rodrigues, nesta quinta-feira (1º), no Centro Administrativo, para conhecer as experiências implantadas para o desenvolvimento rural da Bahia.

A comitiva contou com representantes de todo o Sistema de Agricultura Familiar do Maranhão: a secretária-adjunta de Extrativismo da SAF, Luciene Figueiredo, o coordenador de Desenvolvimento Territorial da SAF, José Mesquita e o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da Agência Estadual Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Pedro Pascoal.

Entre as principais ações destacadas está o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), que está sendo implantado nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Os SETAFs têm a missão de articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos.

De acordo com o secretário Estadual de Agricultura Familiar do Maranhão, Adelmo Soares, essa é uma oportunidade de aprender com o Governo da Bahia. “Estamos aqui para conhecer a experiência territorial da Bahia, que já avançou tanto no rural, para que possamos avançar também nas políticas do nosso estado”.

Para o secretário da SDR, a experiência do SETAF é um modelo de descentralização da política pública do estado. “O SETAF é a organização da política pública no Território. Essa é uma estratégia para que possamos estar mais próximos das nossas ações, do povo do campo. Esse intercâmbio é importante para os dois lados, pois a vitória é dos povos tradicionais, das mulheres do campo, da juventude rural”.

Durante o encontro, a estrutura da SDR também foi apresentada à comitiva, e a equipe técnica da secretaria assumiu o compromisso de ajudar os dirigentes do Maranhão na construção de um plano de desenvolvimento rural.

Nesta sexta-feira (02), o grupo vai participar da inauguração do décimo quinto SETAF, no município de Irecê (Território de Identidade Irecê) e conhecer, in loco, a estrutura deste serviço.

Estiveram presentes representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), da Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag), além da Assessoria de Planejamento e Gestão (APG).

0 comentários:

Postar um comentário