Minha Figura

Caxienses se unem pela revitalização do Riacho do Ponte

12.10.15
Um grupo de caxienses está se movimentando vias redes sociais para viabilizar a revitalização do Riacho do Ponte.

Considerado o mais importante e tradicional da cidade, o riacho vem sofrendo ao longo dos anos com o descaso das autoridades e a falta de conscientização de parte da população.

A história do riacho do Ponte confunde-se com a história de Caxias, sendo que desde a fundação do município, sua importância é contada na vida de gerações de caxienses.

Marcos Antonio, idealizador do movimento, busca reunir ideias e pessoas em torno da revitalização do riacho. “Nem só quem mora no bairro Ponte, mas todos os moradores da cidade, devem se unir para conseguirmos devolver ao riacho a beleza de outros tempos”, diz ele que já criou um grupo no facebook denominado “Riacho do Ponte” e outro no aplicativo whatsapp através do celular (99) 98405-0340.

10 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Boa a iniciativa. Só que, para se fazer a revitalização desse riacho dependemos de vontade política. Envolve recursos - muitos recursos. Primeiro teria que haver o reflorestamento das nascentes, margens e áreas degradadas. Depois, a recuperação das matas ciliares e manutenção e limpeza da calha do riacho. Além dessas medidas, há a necessidade de se construir pequenas barragens para se fazer a retenção e acúmulo de água visando a permeabilização. Outra medida, que seria muito eficaz, seria a construção de um grande lago (açude), acima da nascente, para ajudar no aumento de volume d'água e na consequente perenização. Não é impossível todo esse processo, mas para isso, será necessária a intervenção política de alguém que se preocupe com o meio ambiente. Alguém que tenha visão e responsabilidade com esse tipo de causa. Nossas vistas não podem ser desviadas de nosso velho Itapecurú. Ele também, está morrendo lentamente. Precisamos, urgentemente, de providências com vistas à recuperação desse rio de tão grande importância para o Maranhão. Se as autoridades não se voltarem para a solução dos problemas relacionados ao meio ambiente, estaremos fadados a sofrer consequências irreparáveis.

  1. ronaldodep disse...:

    MUITO BOA ESSA INICIATIVA ESPERO QUE MUITAS PESSOAS POSSAM SE SENSIBILIZAR COM ESSE PROJETO BENÉFICO !

  1. Anônimo disse...:

    Muito louvável a iniciativa e a participação de todos em qualquer ação que vise à preservação da natureza e de nossos mananciais. Uma informação, que acredito que possa dar algum alento a todos, é que projeto executivo que envolve o esgotamento sanitário de todo município, já aprovado pelo Ministério das Cidades, está em pleno andamento, com seus trâmites burocráticos normais. O esgotamento sanitário, ou seja, a construção de ETE'S (Estações de Tratamento de Esgoto), elevatórias e outros aparelhos e sistemas, são vitais e essenciais para a preservação e manutenção de nossos mananciais. O riacho Ponte, que vem da nascente do Inhamum, tem sua APA (Área de Preservação Ambiental) devidamente e eficientemente, acompanhada pelos servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com apoio do SAAE/Caxias que capta água deste manancial para abastecer grande parte da população da margem esquerda do rio Itapecuru. Portanto senhoras e senhores, ativistas da preservação de nosso meio ambiente, a revitalização do riacho Ponte está sim em pauta e passa diretamente pelo esgotamento sanitário de toda a área, e será mais uma intervenção do Governo Municipal na busca pela universalização do abastecimento de água e Saneamento Básico em nosso município. Nunca antes se investiu tanto no saneamento básico no município de Caxias e a participação da sociedade, no acompanhamento das ações é necessária e positiva. Parabéns a todos.
    Cleuton Menezes – Publicitário e Especialista em Assessoria de Comunicação, no momento respondendo pela ASCOM/Saae-Caxias.

  1. Anônimo disse...:

    Espetacular! Esperamos que esse plano/projeto, se efetive. Que não fique só nas eloquentes palavras do Sr. Cleiton Menezes, responsável pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal. Torço para que dê certo - já sem a Dilma e o Lula no poder central.

  1. Unknown disse...:

    Muito bacana a ideia estamos juntos embora morando em outro estado gostaríamos de ajudar de alguma forma.

  1. Anônimo disse...:

    EU ACHO QUE ISSO DEVERIA SE ESTENDER POR TODOS OU OUTROS RIACHOS DE CAXIAS POIS TODOS TEM HISTÓRIAS NO MUNICÍPIO, SEM FALAR DA IMPORTÂNCIA DE CADA UM, POIS SÃO AFLUENTES DO NOSSO RIO ITAPECURU QUE TBM PEDE SOCORRO! O RIACHO DO URUBU NOS CALDEIRÕES FIZERAM UMA BARRAGEM O E O MESMO SECOU O RIACHO DO DNER ESTÁ MORRENDO A MÍNGUA, O RIACHO SÃO JOSÉ E TANTOS OUTROS O Q ESSA SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE CAXIAS FAZ NESSE MUNICÍPIO? PRECISAMOS DE ÓRGÃOS ATUANTES E NÃO SÓ PARA DIZER QUE TEM!!

  1. nosso grupo esta sempre em busca de novos voluntários para nos ajudar acesse a página riacho do ponte no facbook e participem

  1. Anônimo disse...:

    pessoal confiram uma pagina no facebook Ademac é uma associação que tem em caxias que esta trabalhando nessa area de limpeza proteção e manutenção

  1. C O M P A R T I L H E // D I V U L G U E
    :::: >>PEDIDO DE AJUDA << ::::
    PRECISAMOS DA COLABORAÇÃO DE TODOS QUE UM DIA JÁ TEVE INFÂNCIA NAS ÁGUAS DO Riacho Do Ponte, BALNEÁRIOS COMO:
    * IAMUM
    * TINTOR "Maria do Rosario"
    * MARIINHA
    * AABB
    * PISCINA DO PONTE
    * E OUTROS...

    PEÇO QUE TODOS NOS AJUDEM A CONSEGUIR A TÃO SONHADA "REVITALIZAÇÃO DO RIACHO DO PONTE", VISITANDO E DEIXANDO SUA MENSAGEM DE REVINDICAÇÃO NA PÁGINA DA PREFEITURA DE CAXIAS DO MARANHÃO.

    ENDEREÇO DA PÁGINA DA PREFEITURA
    https://m.facebook.com/profile.php?id=198265316951509

Postar um comentário