Minha Figura

Caxias recebe o primeiro bailarino técnico em dança

4.10.15
O coreógrafo e bailarino caxiense Wilson Ghilardi recebeu no último dia 29 de setembro o titulo de técnico em dança. A cerimônia ocorreu no teatro 4 de setembro, em Teresina – Piauí.

O curso técnico formou 20 alunos que receberam o diploma da Mestra em dança Luzia Amélia Marques, coordenadora do mesmo. O bailarino caxiense, que ingressou no curso em janeiro de 2013, e agora formado, pretende levar sua carreira com mais eficácia e preparo para o mundo artístico.

Wilson Ghilardi iniciou sua careira aos 18 anos, quando tornou-se bailarino e coreógrafo de bandas de forró. Em 2003 assumiu a direção da Cia de Artes Salmus, da qual é coordenador até os dias atuais. Acredita ele que toda arte deve ser voltada para as mãos do Criador.

Em janeiro de 2004 abriu sua própria escola de dança, a Escola de Dança Salmus; é presidente da AADCAS ( Associação dos Artistas da Companhia de Artes Salmus); atuou como professor de dança no SESC e APAE. Foi ainda precursor de dança clássica no município, dirigindo o Projeto Balé de Caxias, o que abriu as portas de sua escola para cem alunos de escolas públicas da cidade que rebeberam gratuitamente bolsas de estudo em dança durante seis meses.

Atuou no Projeto Mais Educação, implantando a primeira turma de balé das escolas municipais, onde foi instrutor de balé clássico. Criou o Projeto Balé Rural em Nazaré do Bruno atendendo a crianças carentes daquela região.

É coordenador e instrutor do programa Mais Cultura na escola Municipal Santos Dumont, onde são oferecidas aulas de balé clássico para cem alunos da rede municipal de ensino. Atualmente é professor de balé clássico na Escola de Dança do Estado do Piauí Lenir Argento e coordenador técnico da Escola de Dança Salmus.

Em 20 anos de carreira na cidade de Caxias o coreógrafo, e agora técnico em danças, promoveu sete Festivais de Dança , realizou apresentação em palco aberto, seis conferências de artes, seminários, oficinas, debates e lançou o fórum Um Minuto pra Dança em Caxias.

O coreógrafo resalta ainda que “a arte só favorece o crescimento sócio cultural de uma sociedade, portanto, é preciso investir nos nossos artistas para que possamos produzir mais obras, quer sejam na dança, teatro, música, pintura, folclore, ou em qualquer outra manifestação artística” diz ele.

A dança é o pensamento do corpo” - Helena Katz.

Wilson Ghilardi: “As experiências que vivenciei no curso técnico foram importantes para o entendimento que hoje está maturado sobre dança em minha vida e carreira de artista. Foram momentos que me proporcionaram um novo olhar sobre a consciência de corpo, buscando entender o lugar da dança no processo de aprendizagem. Ela atravessou a história em um espaço muito recuado no tempo nos permitindo acessá-la de várias formas e maneiras, nos proporcionando apoderar-se dela como uma linguagem corporal em um processo adaptativo e evolutivo na historia da humanidade.”

A dança nada mais é do que a primeira e mais antiga manifestação de expressão natural do homem”, (BERTONI,1992-55).

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Parabéns! muito esforçado!

  1. Unknown disse...:

    Profissional talentoso, com dom artístico natural. Pioneiro no balé clássico caxiense. Exemplo de determinação e ousadia, e com certeza um dos nomes que ficarão na história da dança caxiense.

Postar um comentário