Minha Figura

Aldeias Altas - II FECNATE debate a geração de energias sustentáveis

28.10.15
A Secretaria Municipal de Educação de Aldeias Altas, através da Prefeitura Municipal e da Itapecuru Bioenergia, promovem nos dias 28 e 29 de Outubro, a II Feira de Ciências Naturais e Exatas – FECNATE 2015, com a participação de alunos das escolas da rede pública municipal e estadual, em parceria com as secretarias de Saúde e Educação do município e apoio da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão).

Em 2015, o evento, assim como no ano anterior, será realizado no Ginásio de Esportes “Humberto da Costa Pinto”, com a exposição do tema “LUZ GERANDO VIDA, TRANSFORMANDO HÁBITOS. Objetivando disseminar a ciência, pesquisa e a produção científica na comunidade estudantil aldeias-altense.

A secretária de Educação do Município, Edivana Ferreira, fala que o momento é de uma grandiosidade cultural para todo o alunado de Aldeias Altas. “Estamos incentivando o gosto pela pesquisa e pela descoberta e acima de tudo valorizando o trabalho interdisciplinar que é desenvolvido durante todo o ano letivo pelos professores que agora fazem parte dessa concomitância que só vem somar positivamente aos esforços para o engrandecimento da educação em nossa cidade”.

Durante a Feira, as escolas participantes deverão elaborar, executar e culminar os seus projetos envolvendo a sua comunidade. As propostas das unidades de ensino participantes seguem critérios estabelecidos pela coordenação pedagógica.

Entre outros objetivos, a Feira de Ciências pretende estimular e socializar as práticas de investigação científica nas escolas da rede pública, valorizar as escolas que se destacam por iniciativas e experiências inovadoras destinadas ao desenvolvimento da formação científica e incentivar o desenvolvimento de projetos escolares de investigação nas diferentes áreas do conhecimento.

De acordo com o prefeito Dr. Tinoco, “A proposta é expandir o ensino ligado às ciências da natureza, exatas e suas tecnologias, evidenciando nos trabalhos a criatividade, o raciocínio lógico, a capacidade de pesquisa e de conhecimento científico, sempre com o apoio do município que não mede esforços para que a educação em Aldeias Altas favoreça a melhora do IDEB e seus fatores positivos”.

Em dois dias de evento, a FECNATE oferecerá aos participantes e visitantes, stands, oficinas e ciclo de debates sobre o tema com enfoque na reutilização de energias renováveis e possíveis para a manutenção da vida como incentivar as escolas a produzirem alternativas sustentáveis concretas de geração de energia artificial, captação de energia natural, sistemas de coleta de água da chuva, reutilização da água consumida no ambiente escolar e redução do consumo de energia dentre outras ações ecológicas.


INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

* SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
* U. E. ANTONIETA CASTELO
* U. E VIDIGAL RODRIGUES FILHO
* ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONIO FERRARIS
* ESCOLA MUNICIPAL Prof.ª ELIZANGELA VIEIRA
* ESCOLA MUNICIPAL MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA
* ESCOLA EVANGÉLICA BETEL
* ESCOLA MUNICIPAL MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA COSTA DE ARAÚJO
* ESCOLA MUNICIPAL SANTA LUZIA
* CRECHE TIA ANÁLIA ARAÚJO
* CRECHE Prof. MÁRCIO DE JESUS RODRIGUES AMORIM
* ESCOLA MUNICIPAL LUIS DE BARROS
* CENTRO DE ENSINO TEÓFILO DIAS
* ESCOLA MUNICIPAL DESIDÉRIO ALVES DOS SANTOS (CAMPO)
* ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ DE RIBAMAR (CAMPO)
* ESCOLA MUNICIPAL JULIETA ROSA (CAMPO)
* ESCOLA MUNICIPAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS (CAMPO)
* ESCOLA MUNICIPAL ALICE BARRETO DA COSTA PINTO (CAMPO)
* ESCOLA MUNICIPAL VICENTE MIRANDA LIMA (CAMPO)
* ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MIRANDA LIMA (CAMPO)
* ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA COSTA (CAMPO)
* ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOÃO BATISTA (CAMPO)
* ESCOLA MUNICIPAL RISONHA (CAMPO)
* ESCOLA MUNICIPAL JOÃO POSSEDOME (CAMPO)
* UNIDADE ESCOLAR TABOCA MATÃO (CAMPO)
* ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA (CAMPO)

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

* SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
* EMPRESA ITAPECURU BIOENERGIA
* SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

ASCOM: Aldeias Altas – MA

0 comentários:

Postar um comentário