Minha Figura

Aldeias Altas - Alunos da escola Antonieta Castelo debatem os “Alimentos como fontes de energia para o ser humano”

23.10.15
Alunos da Unidade de Ensino Antonieta Castelo conheceram no último dia 19 de outubro as diferentes formas dos alimentos como fontes de energia para o ser humano. O tema foi discutido durante uma oficina realizada na própria Unidade de Ensino e tem como principal objetivo preparar o alunado para a edição 2015 da FECNATE, em Aldeias Altas.

O evento teve como subtema “A importância dos tipos de energias para a manutenção da vida”. Durante as oficinas ocorreram várias palestras, dentre as quais podemos destacar a palestrante com Regilane Maria, formada em nutrição.

Queremos promover a conscientização sobre a importância dos vários tipos de energias com relevância e contribuição para a manutenção da vida de forma sustentável”, frisou ela.

Também durante o evento preparatório para a FECNATE, foi abordado a temática “multimistura”, que é um composto formado por farelos que acrescentados a alimentação diária em pequenas quantidades pode ajudar na nutrição de crianças e adultos. Para debater esse assunto estiveram presentes as representantes da Pastoral da Criança de Aldeias Altas, Genir Ferreira e Rosilda.

A professora Maria do Espírito Santo, ressaltou que este momento é de suma importância para essa tarefa de realizar dentro de um programa educacional de cunho cientifico e técnico a aplicabilidade de soluções simples na condução de energia natural para a manutenção física do corpo.

A ação desenvolvida nessa tarde, mostra o quanto a multimistura é rica em energia para o nosso corpo, melhor ainda, sabermos que essa fonte de riqueza está bem próxima e acessível a todos, principalmente as camadas mais carentes da nossa sociedade. E, levar esse conhecimento as gerações futuras através do nosso alunado, nos deixa a certeza de que esse papel que foi desenvolvido e aprimorado pela Pastoral da Criança em conjunto com o nosso desafio para a Feira é de uma riqueza cultural extraordinária”, afirmou.

Na roda de debates, foram discutidos os seguintes temas:
1 - Aprendendo a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade.
2 - Saber adequar à alimentação às suas necessidades.
3 - Conhecendo o reaproveitamento dos alimentos através da alimentação alternativa.

Precisamos saber diferenciar entre comer e alimentar-se, pois uma alimentação com discernimento além do prazer proporciona também o equilíbrio físico, então dentro desse contexto é preciso que saibamos que a saúde pode ter algumas consequências. A multimistura é uma alternativa rica em energia que pode ser usada em diferentes aspectos no combate à fome”, frisou Genir Ferreira coordenadora da Pastoral da Criança.

Para Oscar de Sousa, gestor educacional, a Unidade de Ensino Antonieta Castelo acertou no tema que será levado para a FECNATE. De acordo com ele, em tempos atuais, o desperdício de alimentos chega a ser um crime, enquanto ao redor do mundo, milhões de pessoas passam fome todos dos dias.

O melhoramento das ações básicas de saúde, educação, seguidos por uma campanha de conscientização no uso de alimentos frescos e com a adição destes farelos proporciona uma alimentação enriquecida. O conjunto de alternativas aplicadas nos últimos anos mostra resultados positivos no que diz respeito à alimentação”, frisou.

Todos os trabalhos na oficina foram coordenados pelas professoras: Maria do Espírito Santo e Maria do Amparo e tiveram a participação direta dos alunos: Ana Luiza, Vanária, Geiciane, Everlane, Derlane, Elizângela, Jaqueline, Francisco Wermerson, Gracimar, Ana Paula, Ana Cássia e Jesuslene (8º B Vesp.). Andreane, Raimunda, Thaciane, e Lara (8º D Vesp). Raimundo, Adriano, Luan, Luís Valdeene, Ana Lívia e Warley (9º A Vesp.).

ASCOM: Aldeias Altas – MA

1 comentários:

  1. Unknown disse...:

    Aldeias Altas ma #nostrilhosdodesenvolvimento!!!!!

Postar um comentário