Minha Figura

Rafael Leitoa avalia positivamente reunião com o secretário Jefferson Portela, em Timon

27.9.15
Prefeito Luciano apresenta ao Jefferson Portela e Rafael Leitoa, 
sistema de monitoramento de vídeo, como reforço na segurança 
em Timon  (Fonte: Nonato Castro - Assessoria)
Na manhã da última sexta-feira (25), quem participou da reunião no auditório do Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz, em Timon, viu de perto o empenho do deputado Rafael Leitoa na busca por melhorias na segurança pública da cidade. No evento, que contou com a presença do Secretário de Segurança Jefferson Portela e assessores, dos promotores de Justiça, Fernando Antônio, Eduardo Borges e Antônio Borges, Polícia Militar e Civil, 13 delegados, Guarda Municipal, secretários municipais, vereadores e população. Na reunião, o deputado Rafael Leitoa relembrou ações de seu mandado, junto ao governo do estado e Secretaria de Segurança.

Na reunião, Rafael Leitoa lembrou que o contexto daquele encontro se iniciou ainda na Audiência Pública realizada pela Câmara de Vereadores de Timon e nas constantes reuniões com o Secretário Jefferson Portela, desde quando o secretário assumiu. Sobre a necessidade da reunião, Rafael Leitoa ressaltou que o poder público necessita sentir de perto os anseios e pautas da população. “Como resultado deste encontro, vamos pautar positivamente, com propostas palpáveis, que possam ser executadas e que possamos apresentar à cidade de Timon”, reforçou o deputado.

Ao lembrar que a segurança pública de Timon é um problema de todos, independentemente de coloração partidária, Rafael Leitoa foi muito aplaudido. Em relação ao abandono social, o deputado informou que é impossível falar em abandono sem citar o CAIC e a falta de conclusão do Centro Profissionalizante, pelo governo de Roseana Sarney. “Gostaríamos de construir um polo da UEMA em Timon, infelizmente ainda não conseguimos. A ausência do governo do estado, durante os mandatos da ex-governadora, em muito prejudicou nossa cidade, mas nosso trabalho como parlamentar tem como meta tornar permanente as ações do Governo do Estado na cidade.  Como prova, somando ao secretário Jefferson, já passam de vinte secretários do governo Flávio Dino em vista à Timon. Isso demonstra uma atenção especial do Governador Flávio Dino com o nosso município e a nossa insistência em lembrar que nós somos maranhenses, que Timon é Maranhão, de que o estado tem que acontecer aqui”, afirmou Rafael Leitoa.

Rafael confirmou ainda a reforma do CAIC como escola de tempo integral, com o projeto já entregue pela Prefeitura de Timon e aprovado pelo Governo do Estado, assim como a escola profissionalizante que está em fase de conclusão. O deputado lembrou de uma reunião com a Secretária Áurea Prazeres, onde ela confirmou a reforma de algumas escolas estaduais em Timon, como a Unidade Escolar Ana Bernardes, recentemente interditada pelo Corpo de Bombeiros, e a Escola do Jacira. “Com a instalação dessas escolas, nós vamos retornar o lado social em Timon, abandonadas pelo antigo governo do estado, para que a gente não possa, nem precise construir presídios em Timon.  Chega, não dá mais”, comemorou o deputado.

O anúncio da criação da Delegacia de Narcóticos e a instalação de um Núcleo Regional de inteligência, reivindicações do deputado Rafael Leitoa, foi feito pelo Secretário Jefferson Portela. Assim como o envio de 21 policiais para aumentar o contingente policial em Timon.  Para completar, foram entregues 10 motos doadas à PM pela prefeitura de Timon, para auxiliar no combate ao crime na cidade. Quanto a remoção de policiais de Timon, o deputado informou que no ano de 2015 isso não aconteceu, o ocorrido foi a convocação para uma operação em São Luís. Preocupado com a saída desses policiais, Rafael lembrou que fez várias intervenções junto ao governador de Flávio Dino, porém a ida dos policiais se fazia urgente e necessária.

Nós recebemos uma fronha para cobrir uma cama king size”, assim comparou o quantitativo de policiais que fazem o patrulhamento em Timon. O deputado alertou que os homens destacados para o presídio de Pedrinhas em 2014, ainda no governo passado, num momento de tensão, foram para pacificar o presídio, não havendo mais essa necessidade nos dias atuais.

Para finalizar, Rafael Leitoa atendeu o pedido dos excedentes do concurso da Polícia Militar de 2012, presentes no evento, e pediu ao Secretário o dobro de convocados para Timon: “O senhor, Secretário Jefferson, afirmou que vai fazer uma nova convocação da PM, peço ao senhor, Secretário, que puxe um pouco mais homens para a polícia Militar de Timon”, reforçou Rafael Leitoa.

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Não só de Timon, mas para todo o interior do estado do Maranhão, pois o menor efetivo da PM do Brasil lamentavelmente é o do nosso estado. Sabemos que a carência está em todo o Maranhão, mas por enquanto o governo do estadual deu prioridade à capital, enquanto que o interior ficou um pouco de lado, tanto que em São Luis, quase todos os excedentes foram chamados, quem atingiu a pontuação de 25 pontos já foi chamado a SL, enquanto que no interior, em certas regiões ainda estão por volta dos 32, gerando um sentimento de impotência e decepção àqueles que obteram mais pontos e ainda não foram convocados. Eu decidi acreditar no governador Flávio Dino, que teve como meta no início do seu governo dobrar o efetivo de policiais e sair da triste realidade de ser o estado com o menor efetivo do pais, se continuar assim, estará ainda melhor no conceito dos maranhenses, pois temos família e queremos todos ao nosso redor seguros, pois onde a polícia está presente, a criminalidade não toma à frente e nem o controle. Sigo parabenizando o deputado Luciano e que ele consiga realmente uma boa chamada não só para Timon, mas para todo o interior do estado. Obrigada Sabá, fica com Deus...

  1. Anônimo disse...:

    Retificando, deputado Rafael e não Luciano como havia publicado anteriormente, é a idade chegando...

Postar um comentário