Minha Figura

Mostrando a verdade dos fatos, jornalismo da TV Band Caxias cumpre papel da imprensa e garante liderança na cidade

15.9.15
Gladston e Ricardo Rodrigues: líderes de audiência na tv caxiense

Não existe a necessidade de uma imprensa oficial. Imprensa deve se nortear pela investigação dos fatos e pela produção de noticias de interesse da sociedade, o que geralmente, desagrada os governantes de plantão.

Em Caxias, as duas emissoras de TV sustentam suas programações nos pilares de denúncias e promoção dos interesses dos seus respectivos proprietários.

A TV Sinal Verde, repetidora do SBT, de propriedade do deputado Humberto Coutinho, trabalha basicamente na produção de programas em que a administração municipal é vendida como arrojada, dinâmica e competente.

Na TV Band Caxias, de propriedade de Paulo Marinho, adversário político de Coutinho, a programação é voltada, na sua essência, para criticar e denunciar os erros da administração municipal.

Numa análise fria, por mais que os interesses do proprietário da TV Band Caxias sejam políticos, não se pode negar que o jornalismo de oposição é o que interessa à sociedade.

Jornalismo sem denúncia, sem cobrança, é um jornalismo insosso e garantia de baixa audiência.

E a receita desse jornalismo praticado pela afiliada na Band no município tem garantido uma audiência estrondosa à emissora da família Marinho.

Na liderança da audiência televisiva da cidade estão os apresentadores Ricardo Rodrigues e Gladston Silva.

Ricardo Rodrigues produz reportagens sérias, com edição impecável e com bastante repercursão em Caxias e as vezes até no noticiário nacional da Band.

Já Gladston Silva faz um programa com denúncias e pitadas de humor que já lhe consagraram. O “Repórter Puliça” é sucesso em Caxias.

Por sua vez, a emissora da família Coutinho, com gastos milionários em equipamentos e uma forte campanha de cooptação dos profissionais da concorrente, amarga uma audiência ínfima e resultados decepcionantes para seus proprietários.

Numa tentativa quase desesperada de justificar aos anunciantes, e à sociedade, a baixa audiência, tanto a direção quanto os donos da Sinal Verde surgiram durante a reinauguração do prédio com uma estranha história de que a empresa “está fazendo um jornalismo ético”.

Entende-se por esse jornalismo ético da TV da família do prefeito como um jornalismo que não denuncie e que não critique nenhum erro da gestão. Para eles, um jornalismo que apresente à população os bastidores do caos que é o governo Léo Coutinho é um tipo de jornalismo anti-ético. Uma lorota que ninguém, nem mesmo eles, leva a sério.

Mesmo com limitação de equipamentos e tendo vários dos seus quadros cooptados pela concorrente, a audiência televisiva em Caxias está na TV Band e nos apresentadores Ricardo Rodrigues e Gladston Silva.

Humberto Coutinho conseguiu levar a maioria dos profissionais da concorrência para sua empresa. Felizmente, levou apresentadores, não a verdade que estes mostravam no antigo emprego.

O resultado ele colhe toda vez que recebe uma pesquisa de opinião, onde constata o que telespectador é exigente e que os milhões gastos na reforma da sua emissora de TV não se refletem em audiência.

15 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    É que a família Coutinho, ainda, não entendeu que dinheiro não é tudo e que nem a todos compra! Governar a base do dinheiro e da compra de consciências e, aqui faço um parêntese pra dizer que quem se vende não tem caráter e nem personalidade, não é determinante. Muitos se vendem e os privilegiados são poucos. Por isso, a grande maioria que é pobre tá sentindo na carne a pífia administração desse prefeito.

  1. Unknown disse...:

    Parecem robôs, sendo programados e se sujeitando a programação.
    Reportagem tem que ser objetiva, imparcial, para o povo e pelo povo...
    E o povo sabe reconhecer!

  1. Anônimo disse...:

    Espero que Caxias se livre dessa maldição!

  1. Anônimo disse...:

    Como diz a palavra de DEUS! "O inferno e o abismo nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem... Porque as riquezas não duram para sempre, nem a coroa, de geração em geração."
    Assim olhamos em Caxias as lideranças e sua corja, breve terão o fim de vocês e pagarão pelas humilhações e pelas mentiram e injustiças que fizeram e fazem o povo de caxias passar.

  1. Anônimo disse...:

    Defender o indefensável é uma tarefa difícil. Norteado por Paulo Marinho, os repórteres da BAND parecem marionetes, quase ventrilogos, repetem o dialogo do chefe ao pé da letra. O problema é que o sujo fala do mal lavado. Marinho chega a dar nojo quando fala de uma Caxias melhor, logo ele que tanto usurpou o dinheiro público e maltratou o povo caxiense...

  1. Anônimo disse...:

    CONCORDO COM VOÇÊ CARO ANÔNIMO REALMENTE É UMA VERDADEIRA MALDIÇÃO E SE DEMORAR MAIS UM POUCO NOSSA CIDADE VAI FECHAR PARA BALANÇO E DIGA SE DE PASSAGEM COM UM PREJUÍZO BEM GRANDE

  1. Anônimo disse...:

    Ficaria grato Sabá, se você postasse meu comentário. É muito interessante a posição dos comentaristas anteriores a mim. Eles são patéticos, são pessoais, são claramente parciais. Prá eles, o importante é estar contra. Contra qualquer coisa. Sempre batem na tecla da compra, do dinheiro. Como se as pessoas não tivessem visão e senso de auto crítica. Essas pessoas não compreendem que política é isso mesmo - é cíclica. É cíclica, mas quem determina o tempo é o povão. Não serão os mensalinhos que vão ganhar as eleições, apenas darão um empurrãozinho. Aí eu pergunto: por quê
    a oposição não começa a comprar também? Não compra porque quer comer só. Não sobra. Onde guardaram o dinheiro que ganharam enquanto estavam no poder? Simples assim! Cara.....

  1. Anônimo disse...:

    2016 está chegando e vamos dizer não a essa família, já votei neles mas agora não voto mais, são poucos que tem a competência técnica de está a frente de alguma pasta nessa administração, mas a maioria não era para está a frente de secretarias importantes e que a nossa população os aguardas ansiosamente e nada, mais assim nós colocamos os coutinhos na prefeitura vamos tirar em 2016, pq não aguentamos mais eles pizarem em nosso povo e ainda gastar milhoes com propaganda para dizer que está tudo bem, nessa semana vir um reporter perguntando a mãe que estava dando a luz na carmosina o que vc diria para o prefeito leo coutinho? a mãe ja orienta a responder respondeu o seguinte: a ta muito bom, o prefeito ta de parabéns. e o reporte fazendo sempre perguntas e falando no nome do prefeito em forma de agradar, mas nós caxiense sabemos e estamos sentindo na pele a chibatada dos coutinhos, a familia está milionaria, com imoveis até em barcelona, pois é caxienses eles ja tem imoveis no nordeste da espanha.

  1. Caxiense Sofrido disse...:

    Triste é que ambos são candidatos na próxima eleição e caso venham a ganhar, pode escrever, iram ser os discípulos do triste e ridículo Da Pena (Ricardo Marques)

  1. Caxiense Sofrido disse...:

    Irão (correção)

  1. Anônimo disse...:

    O ANÔNIMO ATE QUE ESCREVE BEM MAS É DÚBIO DE IDEIAS. MEU CARO SE CICLICA FOR IGUAL A 10 ANOS NO MANDO E DESMANDO. AQUI VAI UM CONSELHO: VÁ ESTUDAR E NÃO COMENTE BOBAGENS POR AQUI

  1. Anônimo disse...:

    Cíclico Bucéfalo, é alguma coisa que se repete num determinado espaço de tempo. Não há um tempo medido. Há cíclos de 6 meses, de um ano, de dez anos e até uns que que têm o tempo que alizaste banco de escola prá aprender sabedorias iguais a essa. Modéstia a parte: escrevo bem porque falo o que sinto.

  1. Anônimo disse...:

    OH ALBERT EINSTEN O QUE FAZES PERDIDO POR ESSAS PLAGAS?
    VAMOS FORMAR UM CHAPÃO EM 2016? POR ACASO TENS DOUTORADO? NÁO?EU TENHO.

  1. Anônimo disse...:

    Tenho o segundo ano do primário, mas como podes ver, a sabedoria é igualzinha a bom senso, racionalidade e não se esconde por trás das cortinas dos doutorados que preferem viver isolados e escondidos na camuflagem da ética, dos valores e do que mais se possa dizer do que é correto. Poderia pensar sim, na possibilidade desse chapão para 2.016, mas com quem, se meu "doutor"está e vive no anonimato? Mostra a cara e o título(de doutor). Podes até ter o tal título, mas...do que adianta de não podes usa-lo em nome das grandes causas? Pena!

  1. Unknown disse...:

    Preciso de uma equipe deles para mostrarem nossa situação aqui no Seriema. muita fumaça toxica de queimadas no lixão da cidade, durante á noite. É uma questão de saúde pública!!! Me ajudem.

Postar um comentário