Governo recebe visita de prefeito de Belágua e representantes da FENAE para tratar do desenvolvimento do município

25.9.15
Com o objetivo de conhecer as ações do Plano Mais IDH e de propor parceria com o Governo do Estado, os secretários-adjuntos da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Luciene Figueiredo e Francisco Sales, receberam na manhã desta quinta-feira, (24), o prefeito de Belágua, Adalberto Rodrigues, e representantes da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (FENAE).

Na reunião, as representantes da FENAE tiveram a oportunidade de conhecer as ações da SAF em Belágua, no âmbito do Plano Mais IDH, como o projeto Sistema Integrado de Tecnologias Sociais (Sistecs), que visa dar condições de produção para os agricultores em situação de pobreza e elevar a segurança alimentar e nutricional dessas famílias.

Para a secretária-adjunta de Extrativismo da SAF, Luciene Figueiredo, a FENAE está propondo um trabalho educativo em Belágua e que a SAF vai trabalhar para que essa parceria se concretize.

O Governo do Estado tem o Plano Mais IDH e executa ações em Belágua para tirar o município da pobreza; a SAF trabalha com dois projetos em Belágua, que são o Sistecs e o biblioteca rural Arca das Letras, que é um projeto Mais Educação no Campo; então, a FENAE só vem a contribuir com o desenvolvimento do município,” disse Luciene.

O projeto ‘Mais Educação no Campo’ tem como objetivo promover o acesso à leitura às populações de comunidades rurais dos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão, proporcionando a redução dos índices de exclusão social e pobreza no campo.

Belágua é um dos 30 municípios do Mais IDH que será beneficiado com 100 Sistecs, uma tecnologia de baixo custo que consiste na produção integrada de alimentos de origem vegetal e animal, como horticultura, piscicultura, apicultura, meliponicultura e criação de pequenos animais.

O prefeito de Belágua destacou a importância dos projetos do Governo e o interesse da FENAE em prestar assistência social no município.

Todos os programas que estão indo para o município vemos como positivo para melhorar nossos indicadores. A gente agradece o Governo e a FENAE por estarem interessadas em levar ações conjuntas para melhorar a vida da população belaguense,” contou.

De acordo com a diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da FENAE, Natascha Brayner, em julho a instituição visitou o município para realizar diagnóstico sobre a situação em que se encontra, e uma parceria com o Governo do Estado vai unir as ações do Plano e da Federação em prol do desenvolvimento de Belágua.

A gente não quer fazer uma ação assistencialista, queremos ações estruturantes; viemos entender os projetos que o Governo tem para Belágua e para que a gente possa contribuir com eles e somar forças,” ressaltou Brayner.

FENAE

A FENAE é uma instituição que atua há 44 anos no país em questões de responsabilidade social. Os 26 estados e mais o Distrito Federal possuem as associações da FENAE.

Desde 2005 a instituição trabalha com o projeto Movimento Solidário, que começou com um piloto em Caraúbas no Piauí, com o objetivo de transformar o município através dos objetivos da ONU, que na época eram os Objetivos do Milênio. Hoje, os objetivos da ONU se baseiam no desenvolvimento sustentável.

0 comentários:

Postar um comentário