Minha Figura

Governo incentiva inserção da meliponicultura na produção da agricultura familiar

2.9.15
Com o objetivo de esclarecer o processo de criação de abelha sem ferrão e incentivar a agricultura familiar do Maranhão, o Sistema de Agricultura Familiar reuniu, entre 27 e 29 de agosto, no município de São Bento, durante a realização da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), produtores, técnicos, pesquisadores e estudantes. Entre os assuntos eles discutiram o desenvolvimento da meliponicultura e a disseminação de conhecimentos sobre o tema para a Baixada Maranhense.

Estudantes recebem orientação técnica sobre 
criação racional de abelhas.
A criação racional das abelhas sem ferrão do tipo Tiúba (melipona fasciculata), atividade conhecida como meliponicultura, está se fortalecido, nos últimos anos, nos municípios da Baixada Maranhense.

Para o biólogo da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), José Malheiros, responsável pela coordenação do projeto de apicultura e meliponicultura na feira, os produtores da região e o publico em geral tiveram a oportunidade de entender mais o funcionamento dessa atividade e como dar início a criação de abelhas, por meio da exposição da vitrine tecnológica, de palestra sobre os produtos derivados das abelhas e do meliponário demonstrativo.

Agricultores, produtores e estudantes aprenderam um pouco mais sobre a criação racional de abelhas, com a orientação técnica da Agerp, assim como os meliponicultores que responderam à altura, comercializando diversos produtos a base do mel de Tiúba.”, disse o biólogo da Agerp.

Os agricultores do município de São Bento que produzem derivados a base de mel, tais como sabonetes, hidratantes e outros, comercializaram 80% dos produtos expostos na feira.

Secretário Adelmo Soares em visita a vitrine 
tecnológica na Agritec.
De toda produção colocada para comercialização, 20% era proveniente do mel da melipona fasciculata, popularmente conhecida como abelha tiúba, espécie originária da floresta amazônica maranhense, cujos criadores são prioritariamente agricultores familiares, e que ocupa lugar de destaque dentre as abelhas sem ferrão mais promissoras para a produção de mel no Brasil.

O governo tem buscado fortalecer e incentivar os nossos produtores de mel a não mais apenas enviar nosso produto para os outros estados, onde é industrializado e volta para o Maranhão. Vamos apoiar esta cadeia produtiva, capacitando e qualificando nossos produtores para que sejamos capazes de vender internamente e exportar para todo o Brasil”, disse o secretário.

No último dia de evento, com visita do Secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, à vitrine tecnológica foi apresentada uma proposta de Plano de Desenvolvimento para Apicultura e Meliponicultura para a Baixada, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), utilizando o laboratório de mel localizado na Fazenda Escola em São Bento, reconhecido como espaço de inovação tecnológica. Foi criado um núcleo de abelhas que permitirá a capacitação e pesquisa, assim como o beneficiamento do mel dos produtores locais a partir do trabalho desenvolvido.

Outra proposta discutida foi a criação de Legislação Estadual para o Mel de Abelha Tiúba, com a previsão de qualificação para os produtos, que terão certificação, o que permitirá a comercialização em todo o país. Para Adelmo Soares, a meliponicultura é uma atividade importante para a agricultura familiar e que não pode ficar fora das políticas de desenvolvimento voltadas para o homem do campo.

0 comentários:

Postar um comentário