Minha Figura

Dia ‘D’ da campanha contra a pólio leva milhares de crianças aos postos de saúde de Aldeias Altas

18.8.15
O Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil ocorrida no último sábado (15) aconteceu em todo o país e também movimentou os postos de saúde de Aldeias Altas. A Secretária de Saúde registrou este ano um número significativo de crianças que foram vacinadas durante toda a programação estabelecida pelo Ministério da Saúde. 

A meta, segundo a Secretaria, era vacinar 95% do público alvo, um total de 2.542 crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos e 11 meses 29 dias). A aplicação das vacinas ocorreu nos postos de saúde espalhados em pontos estratégicos em todos os Bairros da cidade. Centro de Saúde, no centro, Igreja de Católica do Greenville, UBS da Vila Costa Pinto, UBS do São Francisco e Escola Maria da Conceição, que funcionaram nos horários de 08h as 17h.

Nesta edição da Campanha, a Prefeitura de Aldeias e a Secretaria de Saúde criaram maneiras de facilitar o acesso dos pais e crianças aos postos de saúde afim de cumprir a expectativa estabelecida para o dia “D”. Foram disponibilizados vários profissionais de saúde, sendo 9 enfermeiros e 9 técnicos em enfermagem, 9 notificantes,17 agentes de saúde e 1 motorista.

O trabalho de vacinação também será realizado na Zona Rural a partir desta terça-feira (18), na qual as crianças irão receber a gotinha. Para isso, as equipes de vacinação estarão divididas em quatro, entre vacinadores, notificantes, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde. Uma outra equipe também estará vacinando na zona rural realizando a multivacinação.

A Coordenadora de Vacinação, Josiane Aguiar ressaltou que as crianças durante os dias de vacinação, também poderão receber outras vacinas, como BCG (contra as formas graves da tuberculose), pneumocócica (contra pneumonia, meningite, otite média aguda e até sinusite), contra hepatite A, B e rotavírus, tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemofilo influenza tipo b) e outras. “Nossos profissionais da saúde são entusiastas da saúde preventiva. Ressalto que o dia ‘D’, tem que ser encarado com muita responsabilidade por todas as famílias da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país. Nós em Aldeias Altas, tanto a Secretária de Saúde e o Prefeito Tinoco nos preocupamos e nos engajamos nesta Campanha 100%. E sempre alertamos os pais que devem ficar atentos para manter as vacinas das crianças sempre em dia e evitar que as mesmas possam contrair doenças que deixem sequelas para a vida inteira.” Afirmou Josiane Aguiar.

Saiba Mais:
A vacina contra a Poliomielite é aplicada via oral de forma rápida, segura e indolor. A criança toma apenas duas gotas, o que corresponde a uma dose. Em 2015, comemora-se o 26º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990.

ASCOM: Aldeias Altas –MA

0 comentários:

Postar um comentário